Maria de Saxe-Altemburgo (1854–1898)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria de Saxe-Altemburgo
Princesa da Prússia
Princesa de Saxe-Altemburgo
Maria de Saxe-Altemburgo (1854–1898)
Nascimento 2 de agosto de 1854
  Eisenburg, Alemanha
Morte 8 de outubro de 1898 (44 anos)
  Condado de Ząbkowice Śląskie, Alemanha, (actual Polónia)
Cônjuge Alberto da Prússia
Descendência Frederico Henrique da Prússia
Joaquim Alberto da Prússia
Frederico Guilherme da Prússia
Pai Ernesto I de Saxe-Altemburgo
Mãe Inês de Anhalt-Dessau

Maria de Saxe-Altemburgo (Maria Frederica Leopoldina Jorgina Augusta Alexandra Isabel Teresa Josefina Helena Sofia), (2 de agosto de 1854 - 8 de outubro de 1898) foi a esposa do príncipe Alberto da Prússia, regente do ducado de Brunswick.

Família[editar | editar código-fonte]

Maria era a filha mais velha e única sobrevivente do duque Ernesto I de Saxe-Altemburgo e da sua esposa, a princesa Inês de Anhalt-Dessau. Os seus avós paternos eram o duque Jorge de Saxe-Altemburgo e a duquesa Maria Luísa de Mecklemburgo-Schwerin. Os seus avós maternos eram o duque Leopoldo IV de Anhalt e a princesa Frederica Guilhermina da Prússia. A sua mãe era tia da princesa Luísa Margarida da Prússia, esposa do príncipe Artur, duque de Connaught, filho da rainha Vitória.[1]

Casamento[editar | editar código-fonte]

Maria chegou a Potsdam na noite de 18 de abril de 1873, onde foi recebida pelo príncipe Alberto da Prússia, seu noivo.[2] A sua boda realizou-se no dia seguinte.[3] Os pais de Alberto tinham tido um casamento infeliz que tinha acabando em divórcio, por isso Alberto esperou até ter trinta e seis anos para se casar, certificando-se que o mesmo não voltaria a acontecer.[4] Os espectadores comentaram que a cerimónia foi mais grandiosa do que era costume, com a cavalaria dos dragões a abrir a procissão e os imperadores como convidados. Maria foi descrita como tendo uma "beleza de menina" e uma expressão modesta e pouco pretensiosa que "não demorou a cativar os corações da multidão."[4]

Tiveram três filhos:

  1. Frederico Henrique Alberto da Prússia (15 de julho de 1874 - 13 de novembro de 1940), nunca se casou nem teve filhos.
  2. Joaquim Alberto da Prússia (27 de setembro de 1876 - 24 de outubro de 1939), casado com Marie von Blich-Sulzer e Karoline Kornelia Stockhammer; com descendência.
  3. Frederico Guilherme da Prússia (12 de julho de 1880 - 9 de março de 1925); casado com a princesa Ágata de Hohenlohe-Schillingsfürst; com descendência.

Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Em 1885, Alberto foi nomeado regente do ducado de Brunswick, substituindo o príncipe-herdeiro Ernesto Augusto de Hanôver que tinha sido retirado da sua posição pelo chanceler Otto von Bismarck.[5] Ernesto Augusto era um parente afastado de Maria, visto que a sua mãe, a rainha Maria, era uma princesa de Saxe-Altemburgo. Depois de aceitar a regência, Alberto e Maria passaram a viver maioritariamente entre Brunswick, Berlim e Kamenz.[5]

A princesa Maria morreu no dia 8 de Outubro de 1898 no Castelo de Kamenz.[6] O kaiser Guilherme II e a imperatriz Augusta Vitória estiveram presentes no funeral, realizado no mesmo castelo onde a princesa morreu.[6]

O príncipe Alberto morreu em 1906 e foi enterrado junto da esposa no Mausoléu auf dem Hutberge no parque do Castelo de Kamenz. Depois da Segunda Guerra Mundial, o mausoléu foi destruído e os corpos foram enterrados no parque.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Maria de Saxe-Anhalt em três gerações[7]
Maria de Saxe-Anhalt Pai:
Ernesto I de Saxe-Altemburgo
Avô paterno:
Jorge de Saxe-Altemburgo
Bisavô paterno:
Frederico de Saxe-Altemburgo
Bisavó paterna:
Carlota Jorgina de Mecklemburgo-Strelitz
Avó paterna:
Maria Luísa de Mecklemburgo-Schwerin
Bisavô paterno:
Frederico Luís de Mecklemburgo-Schwerin
Bisavó paterna:
Helena Pavlovna da Rússia
Mãe:
Inês de Anhalt-Dessau
Avô materno:
Leopoldo IV de Anhalt-Dessau
Bisavô materno:
Frederico de Anhalt-Dessau
Bisavó materna:
Amélia de Hesse-Homburg
Avó materna:
Frederica Guilhermina da Prússia
Bisavô materno:
Luís Carlos da Prússia
Bisavó materna:
Frederica de Mecklemburgo-Strelitz

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, pág. 70.
  2. "Germany", The Manchester Guardian (Berlim), 19 de Abril de 1873
  3. Lundy, Darryl. "The Peerage: Marie Prinzessin von Sachsen-Altenburg"
  4. a b "A Royal Marriage", The New York Times (Berlim), 7 de Maio de 1873
  5. a b "Memorial Notices", The Manchester Guardian, 11 de Outubro de 1898
  6. a b "Princess Maria of Saxony Dead", The Washington Post (Berlin), 9 de Outubro de 1898
  7. The Peerage, consultado a 11 de Junho de 2013