Maria de Württemberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria
Duquesa de Saxe-Coburgo-Gota
Duquesa de Württemberg
Marie Wurttenberg 1799-1860.JPG
Maria
Governo
Consorte Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota
Vida
Nascimento 17 de Setembro de 1799
Morte 24 de Setembro de 1860 (61 anos)
Pai Alexandre de Württemberg
Mãe Antonieta de Saxe-Coburgo-Saalfeld

A duquesa Maria de Württemberg (Antonieta Frederica Augusta Maria Ana), (17 de Setembro de 1799 - 24 de Setembro de 1860) foi uma duquesa-consorte de Saxe-Coburgo-Gota.

Família[editar | editar código-fonte]

Maria era a filha mais velha do duque Alexandre de Württemberg e da duquesa Antonieta de Saxe-Coburgo-Saalfeld. Era sobrinha da czarina Maria Feodorovna da Rússia, do rei Frederico I de Württemberg e da duquesa Isabel de Württemberg, esposa do sacro-imperador Francisco I da Áustria. Os seus avós paternos eram o duque Frederico II Eugénio de Württemberg e a marquesa Sofia Doroteia de Brandemburgo-Schwedt. Os seus avós maternos eram o duque Francisco de Saxe-Coburgo-Saalfeld e a duquesa Augusta Reuss-Ebersdorf.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Maria casou-se no dia 23 de Dezembro de 1832 com o seu tio materno, o duque Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota, tornando-se a sua segunda esposa. Não tiveram filhos.

Era madrasta do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, marido da rainha Vitória do Reino Unido. Foi também madrinha do príncipe Alberto Eduardo de Gales (futuro rei Eduardo VII do Reino Unido), mas não esteve presente no seu baptizado.

Referências