Mariana Aydar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mariana Aydar
Informação geral
Também conhecido(a) como Kavita
Origem São Paulo, SP
País Brasil Brasil
Gênero(s) MPB
Instrumento(s) voz
Período em atividade 2000 - Presente
Página oficial www.marianaaydar.com.br

Mariana Aydar (São Paulo, 8 de maio de 1980) é uma cantora brasileira de MPB.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mariana Aydar é filha de Mario Manga, integrante do grupo Premê, e de Bia Aydar, ex-produtora de diversos artistas brasileiros, entre os quais Lulu Santos e Luiz Gonzaga. Nesse ambiente ficava atrás dos palcos, dormia nos camarins [1] e ia junto com os cantores para o estúdio, aprendendo muita coisa só observando.[2] [3]

É casada com o multi-instrumentista Duani, que também é seu produtor musical.

A trajetória musical teve início em 2000, aos 20 anos, quando começou a cantar profissionalmente como backing vocal de Miltinho Edilberto, cujo repertório era basicamente de forró. Logo depois, comandou sua primeira banda, Caruá, também de forró, durante três anos. Foi backing vocal no trio elétrico de Daniela Mercury, no carnaval de 2004. Em paralelo, integrava a banda do compositor paulistano Dante Ozzetti.

Em 2004, após anos de estudo no Brasil e na Berklee School of Music, em Boston, morou em Paris por um ano. Lá conheceu Seu Jorge, que a convidou para abrir os shows na turnê européia.

De volta ao Brasil em 2005, passou a investir no disco de estréia, Kavita 1, lançado em setembro de 2006.[4]

Mariana, que estudou violoncelo, violão e canto,[2] já esteve no palco com Seu Jorge, Elba Ramalho, Dominguinhos, Arnaldo Antunes, Toni Garrido, Samuel Rosa, Daniela Mercury, Céu, João Donato, Leci Brandão, Ivan Lins, Vanessa da Mata, Emílio Santiago, entre outros.

Em abril de 2007, a música "Deixa o Verão" foi convocada para entrar na trilha sonora do seriado adolescente Malhação 2007, da Rede Globo.

Em setembro de 2007, Mariana Aydar foi indicada ao prêmio de Revelação no VMB (Video Music Brasil), realizado pela MTV.

Em janeiro de 2008, realizou o primeiro show em Salvador, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, para um público superior a mil pessoas totalmente envolvido e conhecedor das músicas do repertório da cantora. O show foi uma parceria entre o Projeto Pelourinho Cultural, do IPAC - SECULT, com o produtor baiano Chicco Assis e o Movimento ChA Com Cultura.

Em 2009, lançou seu seu segundo álbum, “Peixes, Pássaros, Pessoas”. Em 2011, o terceiro, "Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo", em parceria com o maestro, compositor e arranjador Letieres Leite, da Orkestra Rumpilezz. O CD gravado ao vivo em estúdio revela ritmos afro-brasileiros, além da busca pelas origens sem perder o caráter contemporâneo[5] .

Em 2009, a música "Prainha" entrou para a trilha de Malhação 2009, sendo tema do Ceará.

Em 24 de setembro de 2011, cantou no Rock In Rio participou do show do Snow Patrol na canção Set the fire to the third bar.

Em 2012, foi indicada ao prêmio de Melhor Show Nacional com o "Cavaleiro Selvagem Aqui te Sigo" pelo Jornal Folha de São Paulo.

Em 2014, estreou o documentário "Dominguinhos"[6] , idealizado e produzido por Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro.

Atualmente, a banda que a acompanha conta com Magno Vito, no baixo, Bruninho Marques, na bateria e Rafa Moraes, na guitarra.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single Charts Álbum
BRA Hot 100 BRA Hit Parade BRA Radio Kids
2002 "Lá Vem a Menina" (feat. Carlos Careqa) - - 15 Ilha Rá-Tim-Bum: Trilha Sonora
2007 "Deixa o Verão" 36 - - Kavita 1
"Zé do Caroço" 85 - -
2008 "Na Gangorra" 60 - -
2009 "Palavras Não Falam" - - - Peixes, Pássaros e Pessoas
"Aqui em Casa" - - -

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]