Marie Karoline von Fuchs-Mollard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marie von Fuchs-Mollard
Condessa von Fuchs
Cônjuge Christoph Ernst von Fuchs
Descendência
Maria Josefa
Nascimento 14 de janeiro de 1681
Viena, Áustria
Morte 27 de abril de 1754 (73 anos)
Viena, Áustria

Marie Karoline von Mollard (14 de janeiro de 1681 - 27 de abril de 1754), conhecida como Charlotte, foi tutora e governanta de Maria Teresa da Áustria [1] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Viena, Marie Karoline chegou à corte imperial como dama de companhia da futura rainha consorte de Portugal, Maria Ana de Áustria, filha de Leopoldo I, Sacro Imperador Romano-Germânico [1] .

Casou-se em 1710 com o conde Christoph Ernst von Fuchs, com quem teve duas filhas (das quais apenas uma chegou à idade adulta [2] ).

Em 1717, com o nascimento da arquiduquesa Maria Teresa, sua mãe, a imperatriz Isabel Cristina, encarregou a condessa de cuidar de sua educação [1] . Além de ensinar-lhe etiqueta, Marie Karoline desenvolveu uma relação bastante próxima com a herdeira presuntiva, que a considerava uma segunda mãe [3] . Quando Maria Teresa sucedeu seu pai como governante da Hungria, Boêmia e Áustria, presenteou a condessa com o Fuchsschlössl, um palacete nos arredores de Viena [4] .

Marie Karoline morreu em Viena, em 27 de abril de 1754. Maria Teresa ordenou que ela fosse sepultada na Cripta Imperial de Viena, sendo a condessa a única pessoa fora da família imperial a quem foi concedido tal privilégio [1] . Em sua sepultura foi colocada uma placa com palavras de gratidão à antiga tutora.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Mahan, J. Alexander: Maria Theresa of Austria READ BOOKS 2007 ISBN 1406733709

Nota[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.