Marimar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Marimar (desambiguação).
Marimar
Marimar (BR)
Marimar
Logotipo da telenovela
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Melodrama
Romance
Duração 20 minutos
Estado finalizada
Criador(es) Inés Rodena
Elenco Thalía
Eduardo Capetillo
Chantal Andere
Frances Ondiviela
(Ver mais)
País de origem México
Idioma original espanhol
Temporadas 1
Episódios 149 (original)
74 (internacional)
Produção
Diretor(es) Beatriz Sheridan
Produtor(es) Verónica Pimstein
Tema de abertura Marimar, Thalía
Tema de encerramento Marimar, Thalía
Exibição
Emissora original El Canal de las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 31 de janeiro – 26 de agosto de 1994
Cronologia
Programas relacionados La indomable (1974)
La venganza (1977)
Rosa salvaje (1987)
Marimar (remake filipino de 2007)
Alma indomable (2008)
Corazón indomable (2013)
Marimar (remake filipino de 2015)

Marimar é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida pelo Las Estrellas entre 31 de janeiro a 26 de agosto de 1994, substituindo Valentina e antecedendo Imperio de cristal em 149 capítulos. É a segunda telenovela da chamada Trilogía de las Marías.

A história baseou-se na telenovela venezuelana La indomable, de 1974, de Inés Rodena, adaptada por Carlos Romero que, por sua vez, foi baseada na radionovela La indomable.

Foi protagonizada por Thalía e Eduardo Capetillo e antagonizada por Chantal Andere, Alfonso Iturralde, Guillermo García Cantú, Marcelo Buquet e Amairani.

É considerada como uma das novelas que mais fez sucesso no mundo. Exibida em mais de 175 países, a trama quebrou recordes de audiência no mundo inteiro, chegando a liderar no Brasil na reprise do SBT em 2011. Em Portugal foi exibida pela RTP1 em 1995. Nas Filipinas, a trama foi um fenômeno e acabou ganhando duas adaptações.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Trilogía de las Marías

Marimar é a segunda telenovela da Trilogía de las Marías, a qual foi iniciada em 1992 com María Mercedes e finalizada por María la del Barrio, de 1995.[1] Estas telenovelas têm em comum o fato de terem sido protagonizadas pela cantora e atriz mexicana Thalía. Em todas elas, Thalía interpreta uma moça muito pobre e ignorante, de nome Maria.[2][3] Outros pontos em comum são o de serem baseadas em produções venezuelanas das décadas de 1970 e 1980, escritas pela cubana Inés Rodena (1905-1985), que se basearam em radionovelas anteriormente escritas por ela, e de contarem com a produção de Beatriz Sheridan e de Valentín Pimstein.[4][5][6][7]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Marimar (Thalía) é uma jovem muito humilde que vive em San Martin da Costa, um pequeno povoado de pescadores junto ao mar. Marimar é simples, analfabeta, trabalha o dia todo com atividades relacionadas a pesca, usa roupas simples e é inocente. Ela, no entanto, vê sua vida mudar quando conhece Sérgio, filho de um rico fazendeiro.[8] Sergio Santebañes é filho único de uma renomada família de uma pequena cidade ao lado do povoado. Seu único sonho é receber a herança deixada pela sua mãe, a fazenda Santibañes. A vida desses jovens se cruzam em uma complicada história de amor e vingança.[9]

Ignorante e selvagem, Marimar nunca pôde estudar, mora junto a seus avós e seu fiel cachorro "Pulguento" numa choupana à beira-mar. Ela nunca conheceu o pai e sofre por isso. Sua mãe morreu quando ela era bem pequena e ela nem se lembra muito bem dela. Quando Marimar conhece Sérgio, se apaixona perdidamente. A madrasta de Sérgio, Angélica, vive humilhando Marimar por causa de sua inocência e por ser muito pobre.[9] Sérgio, para se vingar do pai e da madrasta Angélica, passa a seduzir Marimar, que acredita em suas falsas promessas. Ele se casa com Marimar apenas para ter a herança, pois o que ele quer é usá-la somente.[10] Ele a leva para viver na luxuosa e cara fazenda Santibañes. Seu pai e sua madrasta sentem raiva e vergonha de Marimar por ela nem saber se sentar à mesa direito. Irada, Angélica não poupa maldades para com a jovem recém-casada, a fazendo de empregada e a humilhando de todas as formas.

Marimar passa a ser infeliz no casamento e até apanha do marido. Sérgio a abandona e vai para a capital para cumprir o seu contrato de jogador de futebol e curtir a vida como solteiro, prometendo a Marimar que iria buscá-la para ela morar com ele na capital. Enquanto isso, a vida de Marimar se torna um inferno nas mãos de Angélica. Em um dos atos de maldade, Angélica manda Marimar retirar um colar da lama com os dentes. Logo após, a jovem é acusada de roubo por Angélica e acaba sendo presa. Na prisão, Marimar começa a sofrer horrores e descobre que está sozinha no mundo pois Angélica manda o capataz Nicanor queimar a choupana aonde moravam seus avós, que morrem carbonizados.

Quando Marimar sai da prisão, onde sofreu horrores, meses depois, parte para a capital e, lá, descobre estar esperando um filho de Sérgio.[11] Na cidade grande, a jovem começa a trabalhar na casa do rico Gustavo Aldama, para sustentar seu filho, pois tem certeza de que será mãe solteira e analfabeta e nem terá condição de dar uma vida boa ao filho ou a filha que virá. Gustavo Aldama tem uma admiração muito forte por Marimar e, com isso, decide alfabetizá-la, com aulas de etiqueta, idioma e boas maneiras, e a transforma em uma dama da sociedade, muito rica e poderosa, assumindo uma nova identidade, Bella Aldama.[12][13]

Tia Esperança, através de uma certidão de nascimento, descobre que aquela jovem era a filha que Gustavo a tanto tempo procurava. Bella Aldama começa a trabalhar no Clube Vale Encantado, onde vivem os que ela considera seus inimigos: Brenda Icaza e Bernardo Duarte. Bella revela a sua verdadeira identidade: seu pai é Gustavo Aldama. Com isso, seu pai sofre ataques cardíacos, chegando a ficar internado no hospital, onde falece dias depois, deixando toda a sua herança para sua filha.

Bernardo decide vender a sua parte do clube e assim, ele viaja para a Europa e Brenda fica no Valle Encantado ajudando Marimar com a sua vingança. Quando Natália tenta matar Marimar, Brenda salva sua vida impedindo que o tiro acerte Marimar. Apesar de Brenda ajudá-la, ela a aconselhava a não seguir com sua vingança, porque isso seria muito prejudicial para ela e sua filha.

Muitos anos se passam, e Bella cria, sozinha, a filha que teve com Sérgio, que, a essa altura, está rico e poderoso, vivendo como solteiro. Ela é uma mulher muito chique e fina, mas nunca mais teve homem nenhum e tem más lembranças de seu passado, odiando a família Santibañes e querendo vingança. Um dia, por acaso, ela reencontra Sérgio e seu único objetivo passa a ser vingar-se dele e de sua família, principalmente Angélica, que tanto a humilhou. Um dia, Angélica fica sabendo por Sérgio de que Bella Aldama, na verdade, era a Marimar, e também tenta ficar longe dela, porque ela sabe que Marimar quer se vingar dela e que não vai perdoá-la por todo o mal que ela fez quando Marimar era pobre. Um dia, Marimar acaba se vingando de Angélica fazendo ela tirar as promissórias da fazenda da lama com os dentes e, para encerrar sua vingança, a rica herdeira usa todo o seu dinheiro e influência para ficar com a fazenda Santibañes e jogar isso na cara de Sérgio. Ela passa a humilhá-lo e desprezá-lo. Ele fica na miséria e passa a ser empregado da poderosa Bella Aldama. O tempo passa e Sérgio descobre a filha que ambos tiveram e, arrependido pelo abandono, tenta reconquistar a doce e pura Marimar, que ainda vive no coração da poderosa e arrogante Bella Aldama.

Angélica sofre um terrível acidente de carro e sofre queimaduras graves parecendo não se arrepender do mal que fez a Marimar e, em seu leito de morte, pede, a Renato, que ele se vingue de Marimar no lugar dela. Assim, Angélica acaba morrendo. Marimar acaba sabendo de que Sérgio vai se casar com Inocência, então ela vai até o casamento para fazer um escândalo dizendo que Sérgio está se casando com Inocência por causa do dinheiro. Depois do escândalo, Marimar é expulsa. Semanas depois, Inocência descobre que Sérgio secretamente é apaixonado por Marimar e que quer se reconciliar com ela. Inocência, sabendo que isso ia acontecer, tenta fazer Marimar ficar longe de Sérgio. Inocência descobre que tem um tumor no cérebro e, depois de se recuperar da dor, pede perdão a Marimar e deixa o caminho livre pra Sérgio. Depois desses acontecimentos, Sérgio e Marimar se reconciliam, e se casam na igreja. [14]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Thalía interpreta a protagonista da trama, "Marimar".
Ator Personagem
Thalía María do Mar Pérez Santibáñez / Maria do Mar Aldama Perez / Bella Aldama (Marimar)[13]
Guadalupe Perez
Eduardo Capetillo Sergio Santibáñez
Chantal Andere Angélica Narváez Santibáñez
Alfonso Iturralde Renato Santibañez
Luis Gatica Jesus (Chuy) López
Miguel Palmer Gustavo Aldama
Guillermo García Cantú Bernardo Duarte
René Muñoz Padre Torres (Padre Porres)
Frances Ondiviela Brenda Icaza
Marcelo Buquet Rodolfo San Genis
Kenia Gazcón Antonieta Narváez López
Amairani Natália Montenegro
Ada Carrasco Mamãe Cruz
Tito Guízar Papai Chico (Papá Pancho)
Pituka de Foronda Esperança Aldama
Rafael del Villar Estevão (Estevan)
Daniel Gauvry Arthur Galvão (Arturo)
Nicky Mondellini Gema
Toño Infante Nicanor Mejía (Nicandro) / Nazário Mejía
Julia Marichal Coração
Marisol Santacruz Mônica de la Colina
Marta Zamora Perfecta
Indra Zuno Inocência de Castillo y Corcuera
Martha Ofelia Galindo Josefina Nádia
Ricardo Blume Governador Fernando Montenegro
Ana Luisa Peluffo Selva
Juan Carlos Serrán Ulisses
Serrana Aline (Alina)
Fernando Colunga Adrián Rosales
Rosángela Balbo Eugenia
Hortensia Clavijo Barata (La Cucaracha)
Meche Barba Dona Florinda (Clorinda)
Patricia Navidad Isabel Estrada
Armando Calvo Gaspar
Lucero Lander Helena Zavala
Sara Montes Edelmira
Alejandra Ley Guadalupe (Lupita)
Rafael Bazán Cumino
Jéssica Macedo Ana
Claudia Ortega Prudência
Gabriela Carvajal Hermínia
Alice do Lago Crescencia
Mauricio Ferrari Dr. Welter
Alberto Chávez Ricardo
Ricardo Vera Roberto Pilastre
Carlos Becerril voz do cachorro Pulguento Pedro Eugênio
María Fernanda Morales voz das cadelinhas Mimi e Fifi Flavia Saddy e Gabriela Bicalho
Agustín Manzo ele mesmo
Manuel Negrete Arias ele mesmo
Julio Canessa ele mesmo

Exibição[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Las Estrellas

Foi exibida originalmente entre 31 de janeiro e 26 de agosto de 1994, em 149 capítulos com duração de 30 minutos com intervalos.[15]

Foi reprisada pela primeira vez pelo seu canal original entre 21 de julho a 24 de outubro de 1997 substituindo Quinceañera e sendo substituída por María la del Barrio.

Foi reprisada pela segunda vez entre 13 de outubro a 26 de dezembro de 2008 substituindo María la del Barrio e sendo substituída por Camila

Foi reprisada pela terceira vez pelo seu canal original entre 24 de janeiro a 24 de março de 2023 em 44 capítulos,substituindo María la del Barrio e sendo substituída por Soñadoras, às 14h30.[16]

TLNovelas

Foi reprisada pela primeira vez pelo canal TLNovelas entre 29 de junho a 08 de outubro de 1998.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida primeiramente no Brasil pelo SBT, de 21 de novembro de 1996 a 18 de fevereiro de 1997, substituindo Maria Mercedes, e sendo substituída por Maria do Bairro. Nessa exibição, teve média semanal de 17 pontos no Ibope.[17][18][19]

O SBT tentou reprisar a telenovela pela primeira vez entre 25 de maio a 6 de junho de 1998. A trama foi interrompida no capítulo 12 devido à Copa do Mundo, sem retorno.

Foi apresentada pela segunda vez pelo SBT, na íntegra, entre 5 de janeiro a 30 de julho de 2004, em 150 capítulos, substituindo Chaves e antecedendo Maria do Bairro[20]. A reprise foi um sucesso e alcançou 11 pontos de média, sendo a telenovela com mais audiência da emissora após o fim de Canavial de Paixões.[17]

Foi exibida pela Rede CNT, entre 20 de abril[21] a 4 de setembro de 2009, em 125 Capítulos. Substituindo Sonhos e Caramelos, e sendo substituída por A Outra.

Foi apresentada pela terceira vez pelo SBT entre 17 de outubro de 2011 a 10 de fevereiro de 2012, em 83 capítulos, substituindo Uma Rosa com Amor, e antecedendo a mais uma reprise de Maria do Bairro[22]. Nessa exibição, um capítulo atingiu o primeiro lugar de audiência, em 12 de dezembro de 2011[23].

Foi exibida pelo canal pago TLN Network entre 3 de dezembro de 2012 a 14 de março de 2013 substituindo Por teu amor e sendo substituída por Ambição.

Foi apresentada pela quarta vez pelo SBT entre 10 de junho a 23 de setembro de 2013, em 76 capítulos, substituindo Rosalinda, e sendo substituída por mais uma reprise de Maria do Bairro[24].

Foi exibida pela segunda vez pelo TLN Network entre 7 de março a 16 de junho de 2016 substituindo Maria do bairro e sendo substituída por Ambição.

Nove anos após sua última passagem pela TV brasileira, o canal de TV por assinatura Viva anunciou uma nova exibição da trama, sendo exibida na íntegra entre 15 de março de 2022 e 24 de junho de 2022, em 74 capítulos, sendo substituída por A Usurpadora, às 20h30. Nesta transmissão, foi ao ar em capítulos duplos de meia hora[nota 1], com reprises às 3h da madrugada e 9h30 da manhã e maratona aos sábados a partir das 7h30, sendo a primeira novela latina a ser exibida pelo canal.[25][26] Inicialmente, a trama foi anunciada para estrear na faixa das 19h30, mas uma mudança posterior inverteu seu horário com a faixa das minisséries, entrando às 20h30 após o fim da reprise de A Casa das Sete Mulheres. Em 25 de março, o Ministério da Justiça reclassificou a novela para não recomendada para menores de 14 anos, por conter violência, drogas lícitas e linguagem imprópria. O ministério também acrescenta que as cenas de violência são recorrentes e que o preconceito permeia toda a obra.[27]

Está sendo exibida pela terceira vez pelo canal pago TLN Network desde 04 de dezembro de 2024 substituindo Maria do Bairro e será substituída por Sigo Te Amando.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Está disponível na íntegra na plataforma de streaming Globoplay, com a primeira parte disponibilizada em 23 de agosto de 2021 e a segunda parte em 28 de setembro de 2021.[28][29]

Perfil dos personagens[editar | editar código-fonte]

  • María del Mar Pérez (Marimar) / Bella Aldama (Thalía) — Jovem moça que mora na praia, bonita e meiga, mas um pouco rebelde. Foi criada por seus avós humildes. Ela se apaixona por Sérgio, mas é traída por ele e odiada pela família do rapaz. Logo sua vida muda e ela decide se vingar das pessoas que a humilharam no passado.
  • Sérgio Santibañez (Eduardo Capetillo) — Bonito e charmoso, ele deixou a universidade para seguir seu amor pelo futebol. Espera pegar o dinheiro que recebeu de herança da fazenda de sua mãe para gastar com festas e mulheres. Usa Marimar para aborrecer seu pai e sua madrasta. Seus sentimentos por Marimar se transformam ao longo do tempo e seu amor por ela se torna avassalador. Deseja se tornar um grande jogador de futebol.
  • Mamãe Cruz (Ada Carrasco) — Avó de Marimar, ela sempre morou com o marido e a neta. É uma mulher adorável, que divide um segredo com seu marido sobre a vida de Marimar.
  • Papai Chico (Tito Guízar) — Avô de Marimar e marido de Vovó Cruz. Por conta de sua idade avançada, ele é doente e incapacitado para trabalhar, o que o impossibilita de sustentar sua família.
  • Gustavo Aldama (Miguel Palmer) — Milionário, ele não é um vilão mas tem um caráter muito fraco. No passado foi obrigado a abandonar a mãe de sua filha. Com muitos arrependimentos, ele tenta superar a dor com o amor de Marimar que sem saber é sua própria filha.
  • Renato Santibañez (Alfonso Iturralde) — Pai de Sérgio, ele é um homem repleto de bons sentimentos mas sempre faz escolhas erradas. É atraente e dominado pela esposa, Angélica. Quando vai para o Valle Encantado, se sente atraído por Brenda.
  • Angélica (Chantal Andere) — É a principal vilã da história. Esposa de Renato, mulher de sentimentos ruins. Apenas se interessa por dinheiro e poder. Finge ser meiga e generosa, mas é mesquinha. Ela é mais nova que o enteado, Sérgio, e por dinheiro vai ficar contra o amor dele e Marimar.
  • Pulguento — O cãozinho fiel de Marimar. Apesar de não falar durante a novela ele pensa em voz alta.
  • Brenda (Frances Ondiviela) — Viúva, esperta, atraente, sagaz. Tem um relacionamento com Bernardo. Ela era prometida para se casar com Gustavo, mas a união não aconteceu. Queria a fortuna de Gustavo, mas ele deixa tudo para Bella Aldama. Ela queria destruir Bella usando a intriga como seu principal artifício. Depois se torna a principal aliada de Bella, e se converte na melhor amiga dela, chegando a salvar sua vida quando Natália tenta matá-la.
  • Bernardo (Guillermo García Cantú) — Parceiro de Gustavo no Casino, e tem um relacionamento com Brenda. Ele e Brenda querem tirar Marimar do clube.
  • Padre Torres (René Muñoz) — Conselheiro e bondoso, ajuda Marimar em suas difíceis decisões. Ele foi quem, praticamente, levou Marimar até Gustavo.
  • Natália Montenegro (Amairani) — É mimada e sempre teve tudo o que quer. Por capricho, decide afrontar Marimar apenas para ela não se casar com seu pai, Fernando e de tantos ciúmes quase atira em Marimar que é salva por Brenda.
  • Fernando Montenegro (Ricardo Blume) — É solitário, porém autoritário eventualmente. Marimar pensa em se casar com ele, mas na verdade não o ama.
  • Rodolfo San Genis (Marcelo Buquet) — Quer que Marimar seja sua esposa, porém, ela não o ama, e apesar disso, ele tenta forçá-la a todo custo.
  • Perfecta (Martha Zamora) — Aliada de Angélica em seus planos contra Marimar. Sabe de muitos segredos da patroa, e assim como todos da família Santibañez, despreza Marimar.
  • Antonieta (Kenia Gascón) — Irmã de Angélica e também faz Marimar sofrer, mas diferente da irmã é uma mulher boa, que se arrepende de tudo que fez a pobre e inocente menina. Se casa com Chuy, e daí em diante começa a suspeitar que Marimar tem um romance escondido com ele.
  • Chuy López (Luis Gatica) — Fiel a Marimar, quase um irmão para ela. No passado, ele gostava de Marimar, mas esse interesse foi perdido, pois o rapaz sabia que o coração da doce menina pertencia a Sérgio, depois de um tempo se casa com Antonieta, irmã de Angélica e acha que a moça não deveria levar uma vida pobre.
  • Estevão (Rafael del Villar) — Estevão é um rapaz solitário que tem o seu rosto direito todo cicatrizado e sempre é debochado por Bernardo e Brenda. Protege Gema a quem considera como uma irmã e sente ciumes do seu namorado Arthur. Após conhecer Marimar, ele se torna mais confiável, e ela lhe dá uma dica dizendo o que ele é de dentro para fora resolvendo ir para capital só para fazer uma plástica no rosto e após a cirurgia ele se torna um homem bonito só que desta vez começa a usar óculos e bigode. Após a cirurgia ele começa a trabalhar para San Genis e o incentiva a comprar a parte de Marimar no consórcio antes dela voltar para São Martin da Costa.

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas 1995[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor Telenovela Verónica Pimstein Nomeada
Melhor atriz protagonista Thalía Nomeada
Melhor ator protagonista Eduardo Capetillo Nomeado
Melhor vilã Chantal Andere Nomeada
Melhor vilão Toño Infante Nomeado
Melhor primeiro ator Tito Guízar Nomeado
Melhor atriz coadjuvante Frances Ondiviela Nomeada
Melhor ator coadjuvante Alfonso Iturralde Nomeado
Telenovela de maior rating nos Estados Unidos Ganhadora

Prêmios ACE 1995[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor direção[30] Beatriz Sheridan Ganhadora

Versões[editar | editar código-fonte]

Marimar está baseada na radionovela La Indomable, escrita por Inés Rodena. Estas são as versões que foram feitas para transmissão na televisão:

Notas e referências

Notas

  1. Exceto em seu final, quando foram exibidos os 3 últimos capítulos no mesmo dia.

Referências

  1. «Close-Up; Vida de Thalía». Filme Web. Consultado em 8 de setembro de 2012. Arquivado do original em 11 de dezembro de 2013 
  2. «Thalía lanzó ropa íntima». Archivo Digital de Noticias de Colombia y el Mundo desde 1990. Eltiempo.com. 9 de junho de 1995. Consultado em 9 de setembro de 2012. La actriz anunció [que en breve irá] iniciar las grabaciones de María la del Barrio, telenovela que cerrar una trilogía iniciada con María Mercedes y Marimar, donde la protagonista, passa de una chica humilde a mujer acaudalada. 
  3. «Relembre as Marías que Thalía viveu». R7. 26 de outubro de 2011. Consultado em 7 de setembro de 2012 
  4. Motta 2006, p. 48
  5. Lopes 2004, p. 394
  6. «Cuna de la telenovela desde hace 50 años». TVMAS Magazine. Consultado em 11 de agosto de 2011. Arquivado do original em 5 de dezembro de 2009 
  7. ONTIVEROS, Jeanferich (2 de abril de 2012). «Inés Rodena: De enfermera a escritora». El Aragueño - Primer Diario de Aragua. Consultado em 9 de setembro de 2012 
  8. Redação SBT (27 de setembro de 2011). «SBT reexibe o sucesso "Marimar" em outubro». Consultado em 3 de dezembro de 2011 
  9. a b Redação M de Mulher. «Gustavo vive com remorso por ter se envolvido com Lupita». Abril.com.br. Consultado em 3 de dezembro de 2011 
  10. Redação M de Mulher. «Sérgio se irrita e discute com o pai». Abril.com.br. Consultado em 3 de dezembro de 2011 
  11. Redação M de Mulher. «Renato retira a queixa e o padre Torres leva Marimar para a igreja». Abril.com.br. Consultado em 3 de dezembro de 2011 
  12. Redação M de Mulher. «Gustavo se impressiona com Marimar». Abril.com.br. Consultado em 3 de dezembro de 2011 
  13. a b Redação M de Mulher. «Marimar diz a Padre Torres que vai se chamar Bela Perez». Abril.com.br. Consultado em 3 de dezembro de 2011 
  14. Redação M de Mulher. «Gustavo diz a Marimar que gosta dela como se fosse sua filha». Abril.com.br. Consultado em 3 de dezembro de 2011 
  15. «Se hara una nueva historia de MARIMAR». Fórum Univision. 15 de novembro de 2010. Consultado em 27 de maio de 2015 
  16. TIM, Televisa. «Tras conquistar con 'María la del Barrio', Thalía vuelve ahora con 'Marimar'». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 11 de janeiro de 2023 
  17. a b «FENÔMENO MEXICANO QUE SE REPETE». jornal O Globo. 18 de abril de 2004 
  18. «Em 21/11/1996 estreava a novela mexicana "Marimar".». SBTPédia. 21 de novembro de 2014. Consultado em 27 de maio de 2015 
  19. «"Marimar" acaba quarta». Folha de S.Paulo. 16 de fevereiro de 1997. Consultado em 28 de abril de 2018 
  20. Daniel Castro (18 de dezembro de 2003). «O SBT terá seis horários de novelas em janeiro». Folha de S.Paulo. Consultado em 27 de maio de 2015 
  21. «Novela mexicana "Marimar" reestreia no canal CNT». Folha Online. 17 de abril de 2009. Consultado em 30 de dezembro de 2011 
  22. «SBT reprisa a novela mexicana 'Marimar'». Área Vip. 26 de setembro de 2011. Consultado em 27 de maio de 2015 
  23. Redação (13 de dezembro de 2011). «Reprise de "Marimar" bate Globo em audiência». Bocão News. Consultado em 21 de fevereiro de 2018 
  24. Heloisa Tolipan (10 de maio de 2013). «Para manter Ibope das tardes em alta, SBT convoca Thalía novamente!». Jornal do Brasil. Consultado em 10 de maio de 2013 
  25. «Canal Viva anuncia estreia da novela mexicana 'Marimar'». www.uol.com.br. Consultado em 25 de junho de 2022 
  26. «Canal Viva resgata A Usurpadora em junho». observatoriodatv.uol.com.br. Consultado em 25 de junho de 2022 
  27. «Ministério da Justiça reclassifica 'Marimar' por conter 'violência e drogas'». F5. 28 de março de 2022. Consultado em 29 de março de 2022. Cópia arquivada em 29 de março de 2022 
  28. «Globoplay compra direitos de Marimar e Maria do Bairro, clássicos do SBT». Exame. 14 de junho de 2021. Consultado em 24 de julho de 2021 
  29. «'Marimar': segunda parte da novela mexicana estreia no Globoplay». Gshow. Consultado em 28 de setembro de 2021 
  30. Eltiempo Entrega de premios ACE en 1995

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]