Marina Elali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Novembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Marina Elali
Marina Elali.jpg
Marina em apresentação no Miss Brasil 2010.
Informação geral
Nome completo Marina de Souza Dantas Elali
Nascimento 6 de abril de 1982 (32 anos)
Origem Natal, RN
País Brasil Brasil
Gênero(s) Pop, R&B, Dance pop, Pop romântico, MPB
Ocupação(ões) cantora, compositora
Modelos de instrumentos Vocal
Período em atividade 2004—presente
Gravadora(s) Som Livre (2005—presente)
Página oficial www.marinaelali.com.br

Marina de Souza Dantas Elali (Natal, 6 de abril de 1982) é uma cantora e compositora brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

MARINA ELALI - Uma artista de múltiplos talentos[editar | editar código-fonte]

Ganhadora de dois discos de ouro, intérprete de 16 temas de novelas, filmes e minisséries globais, a cantora e compositora Marina Elali emplacou em 2014 a música "Encontrei", na novela "Em Família". A canção, de autoria da própria Marina e de Julio Reyes Copello, fará parte do novo álbum da cantora, que será lançado em 2015.

A mistura em Marina é evidente. Nascida em Natal, no Rio Grande do Norte, filha de carioca com árabe, neta de pernambucanos, ela é formada em música e canto no Berklee College of Music, localizado em Boston. Depois da temporada nos EUA, a artista participou do programa FAMA, da Rede Globo, e logo emplacou a música “Você”, de Roberto e Erasmo Carlos, como tema de Deborah Secco e Murilo Benício na novela “América”, na qual fez uma participação especial no último capítulo.

SUCESSOS[editar | editar código-fonte]

Além de novelas, filmes, minisséries e especiais, a cantora já participou de mais de 250 programas televisivos em todas as emissoras nacionais, com nomes que vão de Fausto Silva a Hebe Camargo, passando por Jô Soares, Gugu Liberato, Eliana, Ronnie Von, Raul Gil, Renato Aragão, Amaury Jr. e Fátima Bernardes. Em 2012, Marina participou da minissérie da Rede Globo "O Brado Retumbante". No papel de Fátima, ela viveu uma intérprete, descendente de árabes, contracenando com Domingos Montagner, que fez o papel de Paulo Ventura, personagem principal da trama. Em 2013, foi jurada do quadro “Mulheres que Brilham” do “Programa Raul Gil”.

No cinema, a voz de Marina marcou temas dos filmes “Se Eu Fosse Você”, “A Fronteira”, “Didi, o Cupido Trapalhão” e “Segurança Nacional”, onde também fez uma participação especial interpretando o Hino Nacional.

Entre os sucessos se destacam "Eu Vou Seguir", tema de Míriam, personagem de Gabriela Duarte na novela "Sete pecados" e “One Last Cry”, tema de Nanda, interpretada por Fernanda Vasconcelos na novela "Páginas da Vida" – uma das músicas mais executadas em todo o país em 2006/ 2007. A música também ganhou uma versão remix assinada pelo DJ DeepLick e o sucesso foi tão grande que, além de fazer shows em várias cidades do Brasil, Marina também fez shows na Europa.

HOMENAGEM AO AVÔ[editar | editar código-fonte]

Recentemente Marina lançou um CD/DVD intitulado “Marina Elali Duetos – Homenagem a Luiz Gonzaga e Zédantas”. O trabalho foi gravado no Recife (PE) em homenagem a dois pernambucanos ilustres: Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, e Zédantas, compositor, principal parceiro de Gonzagão, e avô materno de Marina.

Em parceria com a Globo Nordeste, o show, com ares de superprodução, foi ao ar em 2012 – ano do centenário de Luiz Gonzaga e de 50 anos de morte de Zédantas  – na programação especial de final de ano da TV Globo NE, além de posteriormente ser transmitido na Globo Internacional.

Artista de múltiplos talentos, Marina Elali idealizou o projeto com sotaque contemporâneo para que os fãs da obra de Luiz Gonzaga e as novas gerações pudessem apreciar as canções, que ganharam arranjos modernos. Este CD/DVD histórico conta com a participação especial de grandes nomes da nossa música como: Ivete Sangalo, Zezé Di Camargo & Luciano,  Gilberto Gil, Elba Ramalho, Aviões do Forró, Quinteto Violado, Tânia Mara, Waldonys, Geraldo Azevedo, Daniel Gonzaga e Chorão.

Um momento carregado de emoção no DVD acontece durante a música “Acauã”, que conta com um vídeo com imagens do homenageado Luiz Gonzaga cantando a faixa. Em “A Letra I” Marina canta ao lado do avô Zédantas - que não teve a oportunidade de conhecer -, em dueto proporcionado por imagens no telão.

PARCERIAS[editar | editar código-fonte]

Em 2009, Marina Elali deu início a uma parceria com o cantor e compositor cubano, radicado nos Estados Unidos, Jon Secada. Tudo começou com o convite para a participação no CD/DVD dele, ao vivo, "Stage Rio", onde juntos gravaram as músicas "Só te ver sorrindo…" (com participação do Monobloco) e "Lost Inside Your Heart", escolhida para ser tema da novela "Viver a Vida". A dupla realizou uma turnê por vários estados brasileiros e gravou um clipe em estúdio do sucesso "Lost Inside Your Heart", que faz parte do DVD "Longe ou Perto" - o primeiro DVD de Marina Elali -, que também contou com a participação do saudoso Dominguinhos.

Se a parceria internacional deu certo, as coisas no Brasil nunca foram muito diferentes. Depois de gravar com Fábio Júnior e Agnaldo Rayol, Marina foi convidada para participar do último disco de Pery Ribeiro, cantando “País Tropical” (Jorge Ben Jor). Deu voz à canção “Pra ser amor”, que dá título ao álbum homônimo do cantor Belo, lançado pela Sony, e participou também do álbum do cantor, “10 anos de sucesso, ao vivo em Salvador – volumes 1 e 2”, interpretando “Coisas da Vida”.

A parceria mais recente da cantora aconteceu durante a Copa do Mundo 2014, com Carlinhos Brown, quando ela gravou a música "Show Gol Soul" (Marina Elali/ Carlinhos Brown/ JC Salvatierra). Elali e Brown gravaram um clipe em homenagem à copa que foi lançado nacionalmente no programa "Fantástico", da Rede Globo e fez parte da grade do canal Multishow.

Marina também participou da programação oficial dos eventos da FIFA, cantando na abertura da copa no FIFA FAN FEST Natal.

Em menos de dez anos de carreira, Marina Elali, acumula 18 grandes duetos nacionais e internacionais. Além disso, a artista pode ser vista e ouvida em sete DVDs e mais de 30 CDs (coletâneas nacionais e internacionais).

NOVO PROJETO[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Marina está compondo ao lado de nomes da música latina e americana. A equipe de compositores já esteve em produções de grandes estrelas, como Ricky Martin, Julio Iglesias, Luis Miguel, Shakira, Jennifer Lopez, Gloria Estefan, Laura Pausini, Jon Secada e Enrique Iglesias. O novo CD será totalmente autoral. Aguardem!


Discografia[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Personagem Nota
1999 A Turma do Didi Vários personagens Figuração; não-creditádo
2001 O Clone Cantora (aparição) Figuração; não-creditádo
2004 Fama Ela mesma / Participante Reality show musical
2005 América Ela mesma 1 capítulo
2008 Poeira em Alto Mar Ela mesma Elenco principal
2012 O Brado Retumbante Fátima Elenco principal; minisserie
Filmes
Ano Título Personagem Nota
2003 Maria - Mãe do Filho de Deus Beata Figuração; não-creditádo
2003 Didi, O Cupido Trapalhão Moça do café Figuração


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]