Marinha do Irã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marinha do Irã (Irão)
IRI.Navy Seal.svg
País  Irã
Corporação Marinha
Subordinação Forças Armadas do Irã
Sede
Quartel General Bandar Abbas

A Marinha do Irã (português brasileiro) ou Marinha do Irão (português europeu) (em persa: نیروی دریایی جمهوری اسلامی ایران) é o ramo naval das Forças Armadas da República Islâmica do Irã. O seu quartel general fica localizado na cidade de Bandar Abbas, no Golfo Pérsico.

História[editar | editar código-fonte]

Fragata Jamaran iraniana.

A Marinha Iraniana foi reconstruída após ter sido quase totalmente destruída durante a Invasão anglo-soviética do Irã na Segunda Guerra Mundial. Após a SGM, a frota de navios de guerra começou a substituir navios destruídos com contratorpedeiros, fragatas e muitas embarcações menores, incluindo hovercrafts, muitos dos quais tiveram origem nos Estados Unidos e Reino Unido, que haviam desempenhado um papel na destruição de grande parte do equipamento original na Segunda Guerra Mundial.

Na década de 1970, o Irã planejava estender o seu alcance naval no Oceano Índico, mas este objetivo foi reduzido pela Revolução Islâmica (1979), e a Guerra Irã-Iraque (1980-1988) apoiada pelo Ocidente, o que deixou o país vulnerável diante de uma invasão.

Em 23 de agosto de 2010, foi anunciada a produção em massa de dois navios de assalto: Zolfaghar e Seraj.[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.