Marinha Imperial Japonesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Marinha imperial japonesa)
Marinha Imperial Japonesa

O Estandarte Naval da Marinha Imperial Japonesa
País  Império do Japão
Subordinação Quartel-General Imperial
Ministério da Marinha
Missão Guerra naval
Tipo de unidade Marinha
Criação 1868
Extinção 2 de setembro de 1945
História
Guerras/batalhas Invasão de Taiwan
Primeira Guerra Sino-Japonesa
Guerra Russo-Japonesa
Primeira Guerra Mundial
Segunda Guerra Sino-Japonesa
Segunda Guerra Mundial
Insígnias
Rondó
Comando
Comandantes
notáveis
Ito Sukeyuki
Tōgō Heihachirō
Fushimi Hiroyasu
Isoroku Yamamoto
Mineichi Koga

A Marinha Imperial Japonesa (大日本帝國海軍 Dai-Nippon Teikoku Kaigun?) foi a marinha do Império do Japão de 1869 até 1947, quando foi dissolvida após o Japão ter renunciado constitucionalmente ao uso da força como meio para resolver litígios internacionais. Por volta de 1920, era a terceira maior marinha do mundo, atrás somente da Marinha Real Britânica e da Marinha dos Estados Unidos.[1] Recebia o apoio do Serviço Aéreo da Marinha Imperial Japonesa para ataques aéreos conduzidos a partir de sua frota. Foi a principal adversária dos Aliados na Guerra do Pacífico.

As origens da Marinha Imperial Japonesa podem ser rastreadas até as primeiras interações com as nações no continente asiático, o que remonta ao período medieval e atinge seu ápice durante os séculos XVI e XVII, num tempo de intercâmbio cultural com as potências europeias durante a Era dos Descobrimentos. Após dois séculos de estagnação durante o período da política de isolamento defendida pelos xoguns do período Edo, a marinha do Japão estava comparativamente obsoleta quando o país foi forçado a abrir-se para o comércio exterior, por conta da intervenção estadunidense de 1854. Eventualmente, isto levou à Restauração Meiji. Acompanhando a reafirmação do poder imperial, seguiu-se um período frenético de modernização e industrialização.

A história dos sucessos da marinha imperial, algumas vezes contra inimigos muito mais poderosos, como na Guerra Sino-Japonesa e na Guerra Russo-Japonesa, terminou em quase completa aniquilação durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial, em grande parte graças à Marinha dos Estados Unidos. Em 1947, a Marinha Imperial foi dissolvida oficialmente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «IJN Imperial Japanese Navy / (Nihon Kaigun)». Consultado em 27 de janeiro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.