Marino Miguel Franzini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marino Miguel Franzini
Marino Miguel Franzini
Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda
Período 22 de maio de 1851
a 5 de agosto de 1851
Monarca Maria II de Portugal
Presidente do Conselho de Ministros João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun
Dados pessoais
Nascimento 21 de janeiro de 1779
Lisboa, Reino de Portugal
Morte 29 de novembro de 1861 (82 anos)
Lisboa, Reino de Portugal
Progenitores Pai: Miguel Franzini
Partido Cartismo
Profissão Contra-almirante, político, cientista
Serviço militar
Serviço/ramo Exército Português
Marinha Portuguesa
Unidade Brigada Real da Marinha


Marino Miguel Franzini ComCGCC (Lisboa, 21 de Janeiro de 1779 — Lisboa, 29 de Novembro de 1861), Conte de Tarmassia, Fidalgo da Casa Real, foi um militar da Armada Portuguesa e político que, entre outras funções, foi brigadeiro da Brigada Real de Marinha, encarregado, e depois director do Arquivo Militar, presidente da Comissão da Estatística e Cadastro do Reino, inspector da Cordoaria Nacional, deputado às Cortes e Par do Reino, ministro de Estado e vogal do Supremo Conselho de Justiça Militar. Pioneiro da meteorologia e da estatística em Portugal, foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, membro do conselho de D. João VI e comendador e grã-cruz da Ordem Militar de Cristo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi filho do veneziano Miguel Franzini, professor de Matemática na Universidade de Coimbra. Fez carreira na Marinha, ascendendo ao posto de major do corpo de engenheiros.

Casado em 24 de janeiro de 1806 na Ermida de Nª Srª da Nazaré, Olarias, Socorro (regº na Conceição Nova. ib.) com Maria do Carmo de Noronha Feital, filha de José Theodoro de Noronha Feital, Escrivão do Juízo da Correição do Cível da Corte, e de Dona Maria Antónia Biancardi.

Marino Miguel Franzini terá efectuado a partir de 1816 as primeiras observações meteorológicas sistemáticas em Portugal feitas com intuito científico. Demonstrando um interesse invulgar pela meteorologia, montou um pequeno observatório na sua residência onde recolheu diariamente dados, em dois períodos: de 1816 até a 1826 e de 1835 a 1855. Nessas observações tinha por objectivo, para além do conhecimento dos fenómenos atmosféricos, caracterizar o clima de Lisboa e deduzir as leis subjacentes aos fenómenos observados. Para além disso, pretendia avaliar a quantidade de chuva que caía anualmente na região de Lisboa e a sua distribuição ao longo das estações, de forma a melhorar a saúde e higiene públicas através do abastecimento de água potável e a canalização subterrânea de esgotos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]