Mario Party (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mario Party
A capa de Mario Party DS, o mais popular da série nos ultimos anos
Desenvolvedora(s) Hudson Soft (1998-2007)
Nd Cube' (2012-presente)
Distribuidora(s) Nintendo (1996–presente)
Gênero(s) Jogo de Tabuleiro
Primeiro título Mario Party
8 de Fevereiro de 1999
Último título Mario Party 9
11 de Março de 2012
Portal Portal de jogos eletrônicos

Mario Party é uma série de videogame com personagens da série Mario, no qual quatro personagens competem em um jogo de tabuleiro intercaladas com minigames. A série foi desenvolvida pela Hudson Soft e publicada pela Nintendo (embora a versão para Arcade foi publicada pela Capcom. A série começou no Nintendo 64 e foi aclamada por ser um grande jogo de tabuleiro virtual; A série já passou por várias plataformas, entre elas o GameCube, Wii, DS e o Game Boy Advance.

Depois do Mario Party 8, lançado para o Wii, a Hudson Soft parou de trabalhar nos jogos da série por ser comprada pela Konami, e em contra-partida, a Nd Cube, subsidiaria da Nintendo começou a trabalhar nos jogos da série, começando pelo Mario Party 9, Mario Party: Island Tour e futuramente o Mario Party 10.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Mario Party [editar | editar código-fonte]

Mario Party foi o primeiro jogo da série e foi lançado em 18 de dezembro de 1998 no Japão e em 8 de fevereiro de 1999. A principal característica de Mario Party foi o seu divertido multiplayer, onde até 4 jogadores poderiam se unir como Mario, Luigi, Peach, Yoshi, Wario ou Donkey Kong para disputar o titulo de "Superstar". Ele é o único jogo da série a não utilizar itens, além de Mario Party 8, que usa doces no lugar. Mario Party foi bem recebido pela critica e pelo publico, com muitos dizendo que o jogo era uma grande alternativa para se jogar em grupo, com amigos e familia; Porém, muitos dizem que jogar Mario Party em modo single-player não é tão bom quanto deveria.

Número de Minigames: 49

Número de Personagens:6

Mario Party 2 [editar | editar código-fonte]

Mario Party 2 foi a sequencia direta de Mario Party, lançado também para Nintendo 64, um ano depois em 17 de dezembro de 1999 no Japão e em 24 de janeiro de 2000 na América do Norte. A principal diferença do game para seu antecessor foi a possibilidade de poder usar itens, que quando comprados nas lojas espalhadas pelo tabuleiro, poderiam servir para chegar mais rapidamente a estrela, ou atingir os adversários. Mario Party 2 é considerado por muitos, o melhor da série, apesar das criticas do modo single-player e do jogo depender mais de sorte do que de habilidade continuarem; Ele também é o ultimo jogo onde Toad é o anfitrião das festas, com os próximos da serie serem mudados a cada jogo. Ele é o único jogo da série a ser lançado para o Virtual Console do Wii, enquanto o Mario Party original tinha tido controvérsias por seu analógico, e não se sabe a razão por Mario Party 3 não ter sido portado.

Número de Minigames: 65

Número de Personagens: 6

Mario Party 3 [editar | editar código-fonte]

Mario Party 3 foi liberado para o Nintendo 64 em 7 de dezembro de 2000 no Japão e em 07 de maio de 2001 na América do Norte. Mario Party 3 foi o último jogo da série lançado para o Nintendo 64 e o ultimo a ser lançado para o console na Europa; O jogo apresentou o novo modo história, onde o jogador escolhia um personagem e jogava com ele enquanto a história ia sendo narrada, além do Duel Mode, onde somente 2 jogadores competiam entre sí. Foi aqui que houve a primeira inclusão de personagens desde o Mario Party original, onde Waluigi e a Princesa Daisy são incluídos, mas somente para o "Modo Party"

Número de Minigames: 71

Número de Personagens: 8

Mario Party 4 [editar | editar código-fonte]

Mario Party 4 foi o primeiro jogo da série a ser lançado para o Nintendo GameCube, em 21 de Outubro de 2002 na América do Norte e em 8 de Novembro do mesmo ano no Japão. O jogo foi o ultimo com a presença de Donkey Kong como um personagem jogável. O jogo foi considerado, e até hoje é, um dos mais fracos da série, por possuir poucas novidades em relação aos seus antecessores, e um numero de mini-games menor que o de Mario Party 3.

Número de Minigames: 62

Número de Personagens: 8

Mario Party 5 [editar | editar código-fonte]

Mario Party 5 foi lançado em 10 de novembro de 2003 no Japão. Esse é o primeiro jogo sem a participação jogável de Donkey Kong que somente ajudava o jogador em alguns momentos do jogo, e com isso, surgiram os "Espaços Donkey Kong", com uma variedade de gratificações para jogadores que pousaram neles. Boo (Mario), Koopa Kid e Toad foram adicionados como personagens jogáveis. Mario Party 5 possui o numero grande de 75 minigames, e no Japão, foi lançado sob o titulo de "Super Mario Fushigi no Korokoro Party".

Número de Minigames: 75

Número de Personagens: 10

Mario Party 6 [editar | editar código-fonte]

Mario Party 6 foi liberado para o Nintendo GameCube em 6 de dezembro de 2004 no Japão. Este foi o primeiro jogo da série onde os jogadores usavam do microfone (Game Cube) para o Nintendo GameCube, que era vendido junto com o jogo. O jogo possui características de dia e noite, ou seja, algumas características de Tabuleiro diferenciam dependendo do tempo de dia ou noite, assim como os caminhos que estão disponíveis para escolher. Cada tabuleiro tem um modo ligeiramente diferente para colecionar estrelas. Em um nível, jogadores gastam moedas em Chain Chomps que pode ser montado pisotear outros jogadores e roubar as estrelas deles. No modo de um-jogador, o jogador caminha para o outro lado de um tabuleiro marcado com espaços que os deixam troque minigames para moedas rápidas que podem ser gastadas então em uma loja. Toadette foi adicionada à lista de personagens jogáveis.

Número de Minigames: 82

Número de Personagens: 11

Mario Party 7 [editar | editar código-fonte]

Mario Party 7 foi liberado para o Nintendo GameCube em 7 de novembro de 2005 no Japão e novamente faz uso do microfone vendido com Mario Party 6. Toadsworth é o anfitrião deste jogo que apoia imediatamente até oito jogadores (O que faz surgir a nova modalidade de minigames, "8 Players"). Koopa Kid não é mais um personagem jogável, mas Birdo e Dry Bones foram acrescentados à lista de personagens jogáveis; Ao invés, ele tem um espaço fortuito no tabuleiro. . Os itens, que em Mario Party 6 eram capsulas, agora viraram "orbes". Em Mario Party 7, todas as cinco voltas em um jogo farão para Bowser se aparece e mudarão algo ao redor em gameplay, como pôr para cima a própria loja dele ou demolir pontes. Mario Party 7 possui o maior numero de minigames em toda a série!

Número de Minigames: 88

Número de Personagens: 12

Mario Party 8 [editar | editar código-fonte]

Mario Party 8 foi revelado para o console Nintendo Wii (Game Page), e não para Nintendo GameCube. Mario Party 8 quebrou o ritmo de lançamentos da série, que ocorria de um em um ano desde o primeiro jogo; Isso deveria ter ocorrido pelo desenvolvimento de Mario Party DS ou pela promoção de Mario Party 7. O jogo possui 6 tabuleiros todos os personagens de Mario Party 7, com a inclusão de Hammer Bros. e Blooper como recém-chegados para a lista. Os doces são os novos "itens" do jogo.

Número de Minigames: 81

Número de Personagens: 14

Mario Party 9 [editar | editar código-fonte]

Mario Party 9 foi lançado para Wii em 11 de Março de 2012 na América do Norte. O jogo possui a maior mudança de toda a série e é considerado o Mario Party mais fraco até hoje, isso porque, enquanto nos outros jogos você corre pelo tabuleiro livremente e individualmente, em Mario Party 9, você precisa ficar dentro de um veiculo junto com os 4 outros jogadores. O game adiciona Magikoopa e Shy Guy a lista de personagens jogáveis.

Número de Minigames: 82

Número de Personagens: 12

Mario Party-e [editar | editar código-fonte]

'O Mario Party-e' é um jogo de Cards que faz o uso opcional do Nintendo e-leitor e foi lançado em 7 de fevereiro de 2003. Uma partida significante das séries, Mario Party-e é um jogo de cartas que envolve tentando adquirir três super-estrelas veste acessórios, e conseguindo que ganhasse uma super-estrela. Porém, há muitos Cards que podem parar o jogador de alcançar esta meta. Muitos destes Cards contêm "ponto-códigos" que, quando esquadrinhou no e-leitor permita os jogadores para jogar míni-jogos semelhante para esses ache no habitual Mario Party-e contém um tabuleiro, um manual de instruções e um conjunto de 64 cartões Também, incluiu dentro o assunto de 2003 de junho assunto (#177) de GamePro revista era Cartão #30 chamado Moeda (Cartão de Gratificação Especial) .

Mario Party Advance [editar | editar código-fonte]

Mario Party Advance foi lançado para o Game Boy Advance em 28 de março de 2005. O jogo é uma versão realmente reduzida da série, e o primeiro da franquia a ser lançado para um console portátil. O jogo se diferencia pelo fato de ser o único onde o jogador utiliza moedas, e não estrelas, para ganhar. Ele possui somente 4 personagens: Mario, Luigi, Peach e Yoshi.

Número de Minigames: 49

Número de Personagens: 4

Mario Party DS [editar | editar código-fonte]

Mario Party DS foi lançado para Nintendo DS em 8 de Novembro de 2007 no Japão e em 19 de Novembro de 2007 na América do Norte. O jogo possui uma grande melhora quando comparado a Mario Party Advance; Mario Party DS tem 8 personagens e 5 tabuleiros, e adota o sistema principal de itens de Mario Party 2 com algumas adições. É o primeiro jogo portátil da série a possuir um Modo História e é considerado o melhor Mario Party desde Mario Party 2

Número de Minigames: 73

Número de Minigames: 8

Mario Party: Island Tour [editar | editar código-fonte]

Mario Party: Island Tour será lançado em 22 de Novembro de 2013 na América do Norte para o Nintendo 3DS.

Número de Minigames: 81

Número de Personagens: 10

Modo de Party[editar | editar código-fonte]

Nota: Nenhum desta informação pertence o o Mario Party-e jogo.

Todo Mario Party exclua Mario Party Avanço tem um modo de Party standard em qual até quatro os jogadores jogam por uma tábua, enquanto tentando colecionar tantas estrelas quanto possível.Moedas são ganhas principalmente executando bem em um minigame jogou ao término de cada volta. Jogadores ganham estrelas alcançando um espaço de estrela e comprando uma estrela para 20 moedas. O espaço de estrela se aparece toda vez a um local fortuito e movimentos que uma estrela é comprada.

Todo Mario Party contém 60 a 80 minigames de alguns tipos diferentes. Jogos de quatro-jogador são um livre-para-tudo no qual os jogadores competem individualmente. Em 2-em-2 e 1-em-3 minigames, os jogadores competem como dois grupos, enquanto cooperando para ganhar, embora eles ainda estejam competindo individualmente no jogo principal. Em a maioria das situações, vencedores ganham dez moedas cada.

Batalhe minigames se aparecido dentro primeiro o Mario Party 2 . Estes jogos estão como os jogos de 4-jogador, mas é freqüentemente mais elaborado. Em vez de vencedores que ganham dez moedas cada, são selecionadas várias moedas fortuitamente, então levado de cada jogador. O vencedor recebe 70% das moedas levadas, segundo lugar recebe 30%, e um jogador fortuito adquire uma moeda ocasionalmente partida em cima de arredondar.

Jogos de duelo se apareceram dentro o Mario Party 2 , foi omitido dentro o Mario Party 4 (entretanto os Míni-jogos de História eram todos os duelos,) e devolveu novamente dentro o Mario Party 5 . jogos de Duelo descaroçam dois jogadores contra um ao outro. Em Modo de Party, um jogador inicia o duelo, enquanto apostando moedas ou até mesmo uma estrela contra outro jogador. O vencedor do duelo recebe todas as moedas ou estrelas apostadas. Começando com Mario Party 7, o jogador já não escolhe a aposta em um duelo, bastante, o duelo acontece e o vencedor lança um dado para determinar o que ele ou ela levam do perdedor, se qualquer coisa nada.

Modo de mínigame[editar | editar código-fonte]

Além de modo de Party, todo Mario Party tem um modo de míni-jogo no qual são jogados jogos de míni com o jogo de tabuleiro. Modos de míni-jogo variam de jogo a jogo, mas jogos posteriores têm muitas variações diferentes. Em um tal exemplo de o Mario Party 5 , cada jogador tenta encher uma tábua com tantos espaços quanto possível no dele ou a cor dela ganhando míni-jogos.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Character Mario
Party
Mario
Party 2
Mario
Party 3
Mario
Party 4
Mario
Party 5
Mario
Party 6
Mario
Party 7
Mario
Party 8
Mario Party
Advance
Mario
Party DS
Mario
Party 9
Mario Party:
Island Tour
Mario Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y
Luigi Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y
Peach Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y
Yoshi Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y
Wario Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y
Donkey Kong Y Y Y Y Y¹
Daisy Y¹ Y Y Y Y Y Y Y Y
Waluigi Y¹ Y Y Y Y Y Y Y Y
Toad Y¹ Y¹ Y Y Y Y Y Y
Boo Y¹ Y¹ Y Y Y Y
Koopa Kid Y¹ Y¹ Y
Toadette Y Y Y
Birdo Y Y
Dry Bones Y Y
Bowser Jr. Y
Rosalina x
Flutter x
Blooper Y
Hammer Bros. Y
Magikoopa Y x
Shy Guy Y x
Koopa Troopa Y
Mii Y¹
Notes:
  1. Somente em áreas específicas do jogo
  2. Conhecido como "Mini Bowser" nos territórios PAL

Itens[editar | editar código-fonte]

Os Itens de Mario Party são de preferência usados para prejudicar o adversário ou fazer bem a você mesmo. Os Itens são encontrados em preços Variados de 5 Moedas até 30. Os Itens são comprados em lojas com a Cara do Toad desde Mario Party 2 à Mario Party 4. Em Mario Party 5, 6 e 7 temos itens em globinhos diferentes dos outros.

Moedas[editar | editar código-fonte]

As Moedas de Mario Party são usadas para comprarem Itens e/ou Estrelas. As moedas agem como um critério de desempate no caso de personagens com um mesmo número de estrelas. Quem alcança um número de moedas mais alto que todos os personagens num jogo inteiro, mesmo que as perca depois, ganha no final do jogo um prêmio chamado "Coin Star".

Estrelas[editar | editar código-fonte]

As Estrelas no Jogo Mario Party são os principais itens colecionados no game. Em algumas fases (na Maioria(MP 1 2 3 4 5), com 20 moedas você consegue uma. Em algumas fases de Mario Party 7 as estrelas custam preços variados, assim como Mario Party 6 que as Estrelas são compradas em preços variáveis no Período de *Noite.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

No Mario Party , certos Mini-Games (Míni-jogos) têm o desafio exigiam que os jogadores que girassem a Vara Analógica ("Alavanca" do controle do console Nintendo 64), e que fez os jogadores adquirirem bolhas e/ou outros danos de mão por causa do fato de girarem muito mais rápido com as palmas das mãos do que usando só seu dedo polegar. A rotação de Vara Analógica não é mais usado com/desde Mario Party 2 . De agora em diante, os jogadores precisarão apertar rapidamente apenas o botão A e/ou B(em Mario Party 2 e Mario Party 3 ), ou o botão 'X ' e/ou 'Y '(em Mario Party 4 e Mario Party 7 ).

O tipo de Mini-Game (Míni-jogo), denominado "Mini-Game Shy Guy" (Mini-games de sorte) foi introduzido dentro de Mario Party 3 . A discordância do jogo era que o jogador têm que pagar todas suas moedas para jogar, e se ganhar, recebe as moedas em dobro, mas se perder, termina sem moedas.

Em julho de 2007, Mario Party 8 para o Nintendo Wii estava retirado das lojas do Reino Unido logo após sua data de liberação. Isto aonteceu devido ao caráter "Magikoopa" que usa a palavra 'Espasmódico'. Foram feitas elevadas reclamações de consumidores por causa da palavra 'Espasmódico', que é considerada ofensiva e politicamente incorreto no Reino Unido. De acordo com a visão norte-americana, a palavra é inofensiva.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]