Maritimidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Maritimidade é uma medida da influência da umidade do mar sobre cidades ou países que tenham seus territórios próximos ao litoral, provocando um aumento da umidade relativa do ar, possibilitando a ocorrência de chuvas e/ou contato mais intenso com as massas de ar que vêm dos oceanos, o que implica a caracterização das temperaturas locais e regionais. O contrário é o que ocorre com a continentalidade.

A proximidade em relação ao mar suaviza ou ameniza as temperaturas. As superfícies líquidas também ajudam a explicar as diferenças de temperatura no globo terrestre. Apresentam baixa amplitude térmica, ou seja, pouca variação de temperatura durante o ano. Com inversos menos rigorosos que outras regiões. Como a água retém mais água que o solo, as regiões litorâneas mantém a temperatura constante, devida à grande evaporização e condensação.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.