Mariópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o bairro do Rio de Janeiro, veja Mariópolis (Rio de Janeiro). Para a cidade disputada entre a Ucrânia e a República Popular de Donetsk, veja Mariupol.
Mariópolis
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Mariópolis
Bandeira
Hino
Gentílico mariopolitano
Localização
Localização de Mariópolis no Paraná
Localização de Mariópolis no Paraná
Localização de Mariópolis no Paraná
Mariópolis está localizado em: Brasil
Mariópolis
Localização de Mariópolis no Brasil
Mapa
Mapa de Mariópolis
Coordenadas 26° 21' 18" S 52° 33' 32" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Municípios limítrofes Pato Branco, Vitorino, Clevelândia, Galvão (SC), São Domingos (SC), Jupiá (SC)
Distância até a capital 426 km
História
Fundação 25 de julho de 1960 (63 anos)
Administração
Prefeito(a) Mario Eduardo Lopes Paulek[1] (PL, 2021 – 2024)
Vereadores 9
Características geográficas
Área total [2] 230,741 km²
População total (estimativa IBGE/2018[3]) 6 586 hab.
Densidade 28,5 hab./km²
Clima Subtropical
Altitude 850 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[4]) 0,698 médio
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 95 090,201 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 15 965,45
Sítio mariopolis.pr.gov.br (Prefeitura)

Mariópolis é um município brasileiro do estado do Paraná.

História[editar | editar código-fonte]

O município de Mariópolis foi colonizado a partir da década de 1940, quando chegaram as primeiras famílias, na sua grande maioria de origem italiana, mas também poloneses e alemães, oriundas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No início, o principal ramo de atividade era a extração da madeira. A vegetação nativa era composta predominantemente de pinheiro araucária, erva mate, cedro, peroba e outras. Devido à abundância desta matéria prima, instalaram-se no município, aproximadamente 29 serrarias. Com o passar dos anos e a escassez desta matéria prima devido ao corte excessivo da madeira e também pelo roubo das toras, passou-se a desenvolver outras atividades como a criação de gado e a agricultura.

Nesta época teve início o cultivo de grãos como feijão, milho e soja. Ano após ano a produção de grãos foi aumentando significativamente, fazendo com que o município ganhasse destaque na produção agrícola. Estas culturas são as principais fontes de renda do município até os dias atuais. Mas desde a chegada dos imigrantes catarinenses e gaúchos sempre houve uma outra cultura que foi trazida por eles, que foi a videira, cultura que continua presente até os dias de hoje no município.

Através do cultivo da uva, seus produtores formaram a Cooperativa Vinícola São Francisco de Sales. Cooperativa esta responsável pela produção de diversas variedades de vinho. Os cooperados entregam sua produção total ou parcial de uva à vinícola que as beneficia.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Está localizado na região sudoeste do Paraná e no Sul do Brasil. Possui uma área de 230,365 km² e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 6 586[3] habitantes.

O município limita-se ao norte com Pato Branco, a leste com Clevelândia, ao sul com São Domingos (SC) e Galvão (SC) e ao oeste com Vitorino e Jupiá (SC). Está a 426 km da capital do Estado, Curitiba, e a 1.600 km de Brasília a Capital Federal. O relevo apresenta topografia de planalto, estando a cerca de 850 metros acima do nível do mar.

Economia[editar | editar código-fonte]

O cultivo de parreiras também teve destaque e a partir deste, comercializavam-se o vinho e a uva in natura. O cultivo de parreiras vem crescendo gradativamente no município e já começa a ser destaque em toda região. Além disso os vitivinicultores formaram uma vinícola com ajuda do poder público municipal, onde são entregues as uvas para produção de seus derivados.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Na segunda quinzena de janeiro, mais precisamente no último final de semana, acontece todos os anos a tradicional "Festa da Uva", onde comercializa-se a uva e seus derivados, além de outros produtos tais como, melões, melancias, geleia de uva entre outros. Esta festa acontece juntamente com a Festa do Padroeiro São Francisco de Salles, onde são servidos os pratos típicos tais como ovelha enfarinhada, macarronada com galeto.

No segundo domingo de maio, acontece a festa da colheita e festa em honra às mães. Em junho, além de outras, acontece a festa de São João, com danças típicas, e também a festa em honra a São Pedro. No mês de julho há a festa do município no dia 25, e também comemora-se o dia do colono e dia do motorista com bênção dos carros e máquinas agrícolas.

Referências

  1. Prefeito e vereadores de Mariópolis tomam posse Portal G1 - acessado em 2 de janeiro de 2021
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. a b «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 2 de outubro de 2018 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 25 de agosto de 2013 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.