Marjane Satrapi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marjane Satrapi
Marjane Satrapi mg 7514.jpg

Nascimento 22 de Novembro de 1969 (44 anos) Rasht  Irã
Nacionalidade iraniana francesa
Área(s) de atuação
Escritor
Desenhista
Ilustrador
Roteirista
Trabalhos de destaque Persépolis

Marjane Satrapi, nome artístico de Marjane Ebihamis (Rasht, Irã, 22 de Novembro de 1969), é uma romancista gráfica, ilustradora e escritora infanto-juvenil[1] franco-iraniana. Ficou conhecida como a primeira iraniana a escrever banda desenhada. A versão em desenho animado de sua série de quadrinhos Persépolis foi indicada para o Óscar.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Marjane Satrapi cresceu em Teerã em uma família que se envolveu com os movimentos comunista e socialista no Irã antes da Revolução Iraniana. Lá frequentou o Lycée Français e presenciou, durante a infância, a crescente repressão das liberdades civis e as consequências da política iraniana na vida cotidiana dos habitantes do país, incluindo a queda do , o regime inicial de Ruhollah Khomeini, e os primeiros anos da Guerra Irã-Iraque.

A família Satrapi é de ascendência iraniana (ou azerbaijana) e são descendentes de Nasser al-Din Shah, Rei e Xá da Pérsia, de 1848 até 1896. Sobre isso Satrapi declarou[2] :

Cquote1.svg

"Mas você tem que saber que os reis da dinastia Qajar tiveram centenas de esposas. Fizeram milhares de crianças. Se você multiplicar essas crianças pelas gerações seguintes, pode-se dizer que existem de 10 a 15 000 príncipes [e princesas]. Não há nada de muito especial nisso."

Cquote2.svg
Marjane Satrapi

Em 1983, então com 14 anos, Satrapi foi mandada para Viena, Áustria, por seus pais, a fim de fugir do regime iraniano. Lá, ela estudou no Liceu Francês de Viena[3] . De acordo com sua autobiografia gráfica, Persépolis , ela permaneceu em Viena durante o ensino médio, morando na casa de amigos, em pensionatos e repúblicas estudantis, até finalmente ficar desabrigada e morar nas ruas. Após um ataque quase mortal de pneumonia, em decorrência das graves condições de vida, ela retornou ao Irã. Conheceu um homem chamado Reza, com quem se casou aos 21 anos e divorciou-se cerca de três anos depois.

Em seguida, ela estudou Comunicação Visual, e posteriormente obteve o mestrado em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas artes em Teerã, Universidade Islâmica Azad. Satrapi, em seguida, mudou-se para Estrasburgo, França. Ela vive atualmente em Paris, onde trabalha como ilustradora e autora de livros infantis.

Satrapi também é responsável pela arte do álbum Préliminaires do roqueiro Iggy Pop.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Francês[editar | editar código-fonte]

Inglês[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências