Mark-Paul Gosselaar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mark-Paul Gosselaar
Mark-Paul Gosselaar
Nascimento 1 de março de 1974 (50 anos)
Panorama City, Califórnia
 Estados Unidos

Mark-Paul Gosselaar (Panorama City, Califórnia, 1 de Março de 1974) é um ator estadunidense, mais conhecido por seus trabalhos como Zack Morris em Saved by the Bell e John Clark em NYPD Blue.

Biografia

Vida pessoal

Gosselaar nasceu em Panorama City, no estado da Califórnia, sendo descendente de Hans, um holandês, e Paula, nascida na Indonésia. Seu pai e seus três irmãos nasceram na Holanda, e por influência da família, Mark-Paul fala holandês fluentemente. Ainda adolescente, o jovem morou em Santa Clarita Valley, no sul da Califórnia, onde morou até o colegial.

Gosselaar se casou com Lisa Ann Russell em 26 de Agosto de 1996, e juntos, eles tem um filho chamado Michael Charles, nascido em 31 de Janeiro de 2004, e uma filha, Ava Lorenn, nascida em 7 de Maio de 2006.

Carreira

Gosselaar começou sua carreira como modelo infantil aos 5 anos de idade, mas só se tornou notório e conhecido ao estrelar Saved by the Bell, entre 1989 e 1993. O seriado de sucesso o lançou ao estrelado, e ele participou até mesmo do programa sucessor, Saved by the Bell: The College Years, que não teve tanto sucesso quanto o original. Após o término do segundo, o ator também se tornou apresentador, ao ser convidado pela emissora para comandar o programa diurno Brains & Brawn, ao lado de Danielle Harris, e posteriormente, Tatyana Ali.

Em 1998, ele estrelou o filme Dead Man on Campus, que apesar de não ter sido um sucesso esmagador, levou Gosselaar de volta a um lugar de destaque na mídia, e o fez ganhar o papel de protagonista da série de televisão Hyperion Bay, que durou 17 episódios. Logo após o cancelamento deste seriado, Mark-Paul ainda participaria de D.C., ainda na The WB.

Entre 2001 e 2005, Gosselaar interpretou o detetive John Clark no seriado de sucesso da ABC, NYPD Blue. Depois do término do programa, ele seria convidado a participar de Commander in Chief, ao lado de estrelas como Geena Davis e Natasha Henstdrige, porém, o programa durou apenas uma temporada, graças a forte concorrência.

Mais recentemente, Mark-Paul Gosselaar pôde ser visto como Jake Ferris na série da HBO, John from Cincinnati, e foi confirmado como membro do elenco de Raising the Bar, nova produção da TNT.

Filmografia

Televisão

Cinema

Prêmios

Ano Premiação Categoria Indicado(s) Resultado
1993 Young Artist Awards Melhor ator em série do daytime Mark-Paul Gosselaar
por Saved by the Bell
Indicado
1992 Young Artist Awards Melhor ator em série do daytime Mark-Paul Gosselaar
por Saved by the Bell
Indicado
1991 Young Artist Awards Melhor ator em série do daytime Mark-Paul Gosselaar
por Saved by the Bell
Vencedor
1990 Young Artist Awards Melhor elenco jovem Mark-Paul Gosselaar
e elenco de Saved by the Bell
Indicado
1990 Young Artist Awards Melhor ator jovem em uma série de TV paga Mark-Paul Gosselaar
por Good Morning, Miss Bliss
Indicado

Ligações externas