Mark Dean

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mark Dean
Informático e inventor
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 2 de março de 1957 (57 anos)
Local Jefferson City
Atividade
Campo(s) Informático e inventor
Prêmio(s) National Inventors Hall of Fame (1997)

Mark E. Dean (Jefferson City, 2 de março de 1957) é um informático e inventor estadunidense.

Ele liderou a equipe que desenvolveu o barramento ISA e a equipe de design que criou o primeiro chip processador de computador a giga-hertz. Detem três das nove patentes originais da IBM.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Nascido em Jefferson City, Tennessee, Mark Dean possiu um diploma de bacharelado em engenharia elétrica pela Universidade do Tennessee, um diploma de mestre em engenharia elétrica pela Universidade Atlântica da Flórida e um Ph.D. em engenharia elétrica pela Universidade Stanford.

Mark Dean é o primeiro afro-americano a se tornar um sócio da IBM, que é o maior nível de excelência técnica da companhia. Em 1997 foi incluído no Hall da Fama Estadunidense de Inventores. Atualmente ele é um vice-residente da IBM, supervisionando a IBM Almaden Research Center em São José (Califórnia).

Mark Dean detém mais de 20 patentes.

Dean liderou uma equipe que desenvolveu a arquitetura interior para o sistema ISA, que permite que vários dispositivos, como modems e impressoras, sejam conectados a computadores pessoais[1] .

Mark marcou história novamente por comandar a equipe de design responsável por criar o primeiro chip processador RISC de 1 giga-hertz, outro passo significativo para tornar os computadores mais rápidos e menores[2] .

Referências