Mark Hughes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mark Hughes (1º de janeiro de 195621 de maio de 2000) foi empresário dos Estados Unidos da América, fundador da Herbalife.

Na adolescência, Mark vivenciou a dependência química de sua mãe com remédios para emagrecer, até à morte prematura dela, aos 36 anos de idade, devido a série de dietas. Por essa razão, Mark dedicou a sua carreira a ajudar pessoas com problemas de peso, através de uma nutrição saudável. Para esse fim, começou a trabalhar em duas empresas de venda de produtos nutricionais, através de uma rede de distribuidores independentes. Por sua determinação e comprometimento, galgou a posição de Distribuidor Top. As empresas, entretanto, vieram a encerrar as suas atividades, entre outras razões por deixarem de honrar os seus compromissos para com os distribuidores.

Nessa fase, Mark conheceu o Dr. Bruce Halsted, um médico especialista em tratamento de câncer, com quem conversou acerca de seu interesse em redução segura de peso por meio de uma nutrição saudável. O Dr. Halsted convidou Mark para participar de um simpósio acerca de ervas chinesas. Com base nas explicações dos especialistas acerca da milenar utilização de plantas para a melhoria da saúde e do bem-estar geral das pessoas, Mark viajou para a China, buscando aperfeiçoar esses conhecimentos. Ali adquiriu certeza de que uma combinação de conhecimentos da medicina tradicional chinesa com a tecnologia industrial de ponta, poderia resultar em produtos nutricionais inovadores, que trariam benefícios e qualidade de vida para aqueles que desejavam perder peso.

Ao retornar, após um período de pesquisas e desenvolvimento, lançou em Los Angeles, em 1980, o Programa Original para Controle de Peso Herbalife. O programa era baseado em um produto em , o qual transportava na mala do seu carro e vendia a todos os interessados, com o lema: "Quer perder peso? Pergunte-me como!".

O conceito inovador que formulou tornou-se a base de uma empresa de porte internacional, que comercializa uma larga linha de produtos nutricionais, de controle de peso e de cuidados pessoais.

Morreu em maio de 2000 aos 44 anos de idade, de overdose acidental de álcool e do antidepressivo Doxepin. Outros muitos dos seus contemporâneos afirmam ter dormido e não acordou em vista das constantes viagens transnacionais e consequente sofrimento do relógio biológico; e que, talvez, tenha ingerido algum indutor de sono. Nos jornais da época consta que nos exames de suas vísceras não foram encontrados resquícios de quaisquer drogas.

Seis anos após a sua morte, a companhia gera rendimentos anuais na ordem de USD 3.1 bilhõee prevê-se que, no ano de 2009, a companhia alcançará o faturamento anual de USD 5 bilhões, conforme previu Mark.

Em 1994 Mark Hughes pessoalmente inaugura no Brasil a primeira "Casa Herbalife" com intenção primeira de dar suporte nutricional às crianças. Veja AQUI as últimas atividades desta dimensão social da Empresa que tem programas no mundo inteiro.

Em 2003 um grupo de investidores internacionais adquiriu o controle da empresa e promoveu sua qualificação profissional tanto de pesquisadores quanto dos administradores e abriu o capital, ou seja, a Herbalife Inc. está na bolsa de valores dos EUA (NYSE-HLF).

Aos 32 anos a HERBALIFE Inc está em 85 países; nos EUA é considerada padrão-de-referência para SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS.

Desde 2012 mantem faturamento anual superior aos 5 bilhões de USD mesmo com todas as intempéries financeiras e com crescimento sustentável, a partir do mote: "da semente ao produto" a HERBALIFE Internacional Inc cuida desde a cepa (origem da semente) passando pelo plantio, a colheita, o transporte, o armazenamento, o processamento...

A Outra História[editar | editar código-fonte]

Algumas fontes afirmam que a história oficial é em grande parte um mito criado por Mark Hughes como parte de seu discurso de vendas.

Segundo a história paralela, sua mãe, Jo Ann Hughes, morreu em 1975 (quando Mark tinha 19 anos), por overdose de Darvon (propoxifeno, um analgésico opióide e não por remédio de emagrecimento).

Em 1976, Mark teria começado a trabalhar vendendo Slender Now ("mais magro agora") dos Laboratórios Seyforth, uma empresa de marketing multi-nível. Quando a mesma fechou em 1979, ele passou a vender equipamento de ginástica e produtos para controle de peso para a Golden Youth, outra empresa de marketing direto. Quando esta outra empresa também fechou, ele decidiu abrir sua própria empresa para combinar a filosofia oriental de ervas medicinais com a filosofia ocidental de minerais e vitaminas.

Em fevereiro de 1980, em parceria com Richard Marconi (responsável pelo Slender Now), ele teria então, aberto a Herbalife, com grande sucesso.

Em março de 1985, o procurador-geral do estado da Califórnia acusou a empresa de fazer promessas falsas ou enganosas quanto aos produtos (em particular, quanto ao teor de cafeína, um estimulante), além de operar a empresa como um esquema de corrente (ou pirâmide). Em maio ele prestou depoimento a uma comissão de senadores. O caso estadual foi fechado após a empresa pagar US$850.000 e retirar dois produtos do mercado. A investigação federal não resultou em uma acusação.

Fontes: http://www.rickross.com/reference/herbalife/herbalife9.html http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_R._Hughes http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbalife http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u2190.shtml

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.