Marketing de conteúdo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, videos instrutivos, white papers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens, entre outros [1] . O Marketing de conteúdo não é focado exclusivamente em vendas, mas sim em comunicação da marca diretamente com clientes e potenciais clientes. O conceito se baseia em gerar fidelização dos clientes ao entregar informações valiosas, de maneira consistente. O conteúdo é produzido pelas marcas visando se aproximar do cliente e sanar suas dúvidas/objeções e dicas ao longo do funil de vendas, mas sem intenção comercial direta, e sim educacional. [2] . O Marketing de conteúdo promete ser o grande motor para atrair clientes de qualidade, frente ao marketing digital. entre os principais objetivos do marketing de conteúdo em uma empresa podem ser destacados o o aumento de vendas, do engajamento com os clientes e potenciais clientes e geração de leads [3] .

História[editar | editar código-fonte]

Os exemplos abaixo demonstram o uso de conteúdo focado em aumentar o conhecimento das pessoas e criar uma maior reputação para marcas:

  • 1895: A empresa John Deere lançou a revista "The Furrow" que ensinava fazendeiros a tornarem suas fazendas mais lucrativas. A revista circula até hoje em mais de 40 países e possui um público de aproximadamente 1.5 milhões de leitores.
  • 1900: A empresa de pneus Michelin criou o "Guia Michelin" que oferece dicas de manutenção veicular para motoristas. [4]
  • 1904: A empresa Jell-O salesmen começou a distribuir seu guia de receitas porta a porta gratuitamente. O guia promovia o produto da empresa como um alimento versátil e que poderia acompanhar várias outras receitas, logo em 1906 a empresa atingiu U$ 1 milhão em vendas. [5]

Referências

  1. O que é marketing de conteúdo? Rock Content. Página visitada em 9 Jun 2013.
  2. Como usar marketing de conteúdo no funil de vendas Marketingdeconteudo.com. Página visitada em 6 november 2013.
  3. Como usar marketing de conteúdo para geração de leads Resultados digitais. Página visitada em 9 Jun 2013.
  4. The Michelin Guide: 100 Editions and Over a Century of History Michelin. Página visitada em 9 Jun 2013.
  5. Lewtan, Lexi. The History of Content Marketing [INFOGRAPHIC] The Content Strategist. Página visitada em 9 Jun 2013.