Markus Grosskopf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Markus Grosskopf
2011-08 Woodstock 61.jpg
Markus Grosskopf em 2011
Informação geral
Nascimento 21 de setembro de 1965
Origem Hamburgo
País  Alemanha
Gênero(s) Power metal
Instrumento(s) baixo
Período em atividade 1978 – atualmente
Afiliação(ões) Helloween, Avantasia

Markus Grosskopf (nascido em 21 de setembro de 1965, Hamburgo) é um baixista alemão, famoso por ter sido um dos e co-fundadores da banda de power metal Helloween, em 1984.

A História de Markus começa em Hamburgo, Alemanha, em 21 de setembro de 1965. Com 15 anos ele foi a um acampamento onde ele tocou guitarra e bateria, em um grupo de punk rock. Quando esse mesmo grupo precisava de um baixista, Markus se candidatou. Ele chegou a tocar vários covers nessa mesma banda, mas após 2 anos de experiência na mesma, ele decidiu explorar novos horizontes.

Sua nova intenção agora era achar uma banda de Metal / Hard Rock, com mais performance ao vivo. Markus então falava com uma pessoa que conhecia Kai Hansen, que precisava de um baixista para sua banda Second Hell, na época. Então, ele foi convidado para a audiência e foi escolhido. Outros membros do Second Hell eram Piet Sielk e Ingo Schwichtenberg.

Com essa formação, ele tocou em clubes de Hamburgo. Após várias trocas de nome da banda, Piet Sielk a deixou. Era hora de Markus continuar. Quando ele terminou a escola ele fez um aprendizado. Quando entrou na banda Blast Furnance, conheceu o jovem Michael Weikath, com quem formou a banda Helloween com Kai.

A primeira formação do Helloween estava pronta e Markus foi crescendo com o tempo. Gravou seu primeiro álbum solo, o Shockmachine, em 1998.

Além do Helloween, trabalhou também nos primeiros álbuns de Avantasia The Metal Opera 1 e 2. Seu último trabalho que não foi em conjunto com o Helloween, foi em 2001 com a banda Kickhunter, onde ele tocou baixo no primeiro álbum deles, Hearts and Bones em 2002. Markus também é conhecido por ser brincalhão, como pode ser visto no DVD ao vivo Keeper of the Seven Keys - The Legacy World Tour 2005/2006, quando ele toca numa bateria de brinquedo, desafiando o baterista Dani Loble.

Markus gravou em todos os álbums do Helloween. No álbum Gambling With the Devil, lançado em 2007, contribuiu com 2 músicas, "See the Night" e "Find My Freedom", presentes na edição limitada para colecionador. Markus também gravou o Unarmed - Best of 25th Anniversary (2009) e o 7 Sinners (2011), com a "If a Mountain Could Talk", também de sua autoria.

Markus ainda gravou um disco de Heavy Metal, Hellbassbeaters, com a banda Bassinvaders, onde só tocam baixistas e vocalistas.

Em 2013, junto ao Helloween, também contribuiu muito nas composições do álbum Straight Out of Hell, com "Another Shot of Life", entre outras.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Avantasia[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

VHS[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre baixistas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.