Markus Merk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde novembro de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Markus Merk

Markus Merk (Kaiserslautern, 15 de março de 1962) é um árbitro alemão[1] .

Carreira[editar | editar código-fonte]

Foi o árbitro mais novo a apitar na Bundesliga, com apenas 25 anos, em 1988. Depois apitou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e a partir daí começou a sua carreira internacional.

O auge de sua carreira foi ter apitado a final da Euro 2004, entre Portugal e Grécia. Merk ganhou o título de Melhor Árbitro do Mundo em 2004 e 2005, sendo que, além de ter apitado a final da Euro 2004, apitou ainda a final da UEFA Champions League 2002-03[2] , entre Juventus e Milan, ambos da Itália.

Merk apitou ainda alguns jogos do Campeonato Paulista, no Brasil, para adquirir experiência internacional.

Incidente[editar | editar código-fonte]

Na temporada 2000-01, Merk foi designado para apitar a partida entre Hamburgo e Bayern de Munique, pela última rodada da Bundesliga. O Bayern era líder com três pontos de vantagem sobre o Schalke 04, no entanto, o Schalke tinha vantagem no saldo de gols.

Faltando poucos segundos para o final da partida, o Hamburgo vencia o líder Bayern de Munique por 1-0, enquanto o Schalke havia vencido o SpVgg Unterhaching por 5-3. Aos 93 minutos de jogo, Merk concedeu uma falta muito controversa para o Bayern, convertida em gol por Patrik Andersson. O jogo terminou em 1-1, e o Bayern de Munique conquistou o título da Bundesliga 2000-01. Markus Merk sofreu duras críticas e chegou a ser agredido por torcedores do Schalke 04.

Após as agressões, Merk nunca mais apitou um jogo na Arena AufSchalke, estádio do Schalke.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Markus Merk (em português). ZeroZero.PT. Página visitada em 29 de Novembro de 2013.
  2. Final - 28-05-2003 (em português). UEFA Champions League. Página visitada em 29 de Novembro de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]