Marquês de Queensberry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}

Marquês de Queensberry é um título nobiliárquico do pariato da Escócia. Desde 1682, tem sido usado por um membro da família Douglas. O marquesado também detinha o título de Duque de Queensberry entre 1684 e 1810, quando foi herdado pelo Duque de Buccleuch.

O título feudal de Barão Drumlanrig foi criado para William Douglas, um filho ilegítimo de James Douglas, 2° Conde de Douglas, em algum momento antes de 1427, quando ele morreu. Seu descendente, o 9° Barão Drumlanrig, foi titulado 1° Conde de Queensberry em 1633.

Os títulos subsidiários de Lorde Queensberry são: Conde de Queensberry (criado em 1633), Visconde Drumlanrig (1628) e Lorde Douglas de Hawick e Tibbers (1628); todos estão no pariato da Escócia. Ele também é um baronete escocês, estilizado "de Kelhead", criado em 26 de fevereiro de 1668. Assim, o 6° Marquês era o 5° Baronete.

O título de cortesia usado pelo filho mais velho e herdeiro de Lorde Queensberry é Visconde Drumlanrig. Não há um título de cortesia especial para o filho mais velho e herdeiro de Lorde Drumlanrig.

O 9° Marquês é particularmente bastante conhecido pelas regras de boxe que foram nomeadas a partir dele (veja Regras do Marquês de Queensberry), bem como por sua interação litigiosa com Oscar Wilde.

A 22 de junho de 1893, a Rainha Victoria elevou Francis Archibald Douglas, o herdeiro do 9° Marquês, ao pariato do Reino Unido como Barão Kelhead. Francis morreu no ano seguinte, sem deixar descendentes, e o título foi extinto.

Barões Drumlanrig[editar | editar código-fonte]

Condes de Queensberry (1633)[editar | editar código-fonte]

Marqueses (e Duques) de Queensberry (1682 (1684))[editar | editar código-fonte]

Marqueses de Queensberry a partir de 1810 (título criado em 1682)[editar | editar código-fonte]

Seu filho e herdeiro: Sholto Francis Guy Douglas, Visconde Drumlanrig (n. 1967)

Baronetes, de Kelhead (1668)[editar | editar código-fonte]

Para outros sucessores, veja acima

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.