Marrequinha-comum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaMarrequinha-comum
Kogamo 06a6772sv.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Género: Anas
Espécie: A. crecca
Nome binomial
Anas crecca
Linnaeus, 1758
Sinónimos
Anas crecca crecca Linnaeus, 1758
Anas crecca nimia Friedmann, 1948

A marrequinha-comum (Anas crecca) é uma ave anseriforme. É o pato mais pequeno da Europa. Tal como os outros membros da sua família, apresenta dimorfismo sexual, sendo os machos mais coloridos, com a cabeça vermelha e verde e o dorso cinzento, enquanto que as fêmeas são mais acastanhadas.

Este pequeno pato nidifica em latitudes boreais, desde a Islândia, passando pela Escócia até à Escandinávia, Finlândia, Polónia e Rússia. É uma ave migradora, havendo muitos milhares de indivíduos que se deslocam para sul e passam o Inverno na bacia do Mediterrâneo.

Em Portugal a marrequinha-comum é uma espécie invernante bastante comum nas principais zonas húmidas, como estuários e pauis.

A marrequinha-americana (Anas crecca carolinensis), considerada uma espécie distinta por alguns autores, é acidental em Portugal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Marrequinha-comum
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.