Marron Glacé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre uma telenovela. Para o doce, veja Marrom glacê.
Marron Glacé
Marron Glacé
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Comédia romântica
Duração 45 minutos
Criador(es) Cassiano Gabus Mendes[1][2]
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 181
Produção
Diretor(es) Gonzaga Blota[3]
Walter Campos[3][4]
Sérgio Mattar[3][4]
Gracindo Júnior[3]
Tema de abertura Marron Glacé, Ronaldo Resedá[5][6]
Tema de encerramento Marron Glacé, Ronaldo Resedá[5][6]
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Distribuição Rede Globo
Transmissão original 6 de agosto de 1979
29 de fevereiro de 1980
Cronologia
Feijão Maravilha
Chega Mais
Programas relacionados Chega Mais
Marrón Glacé
Marrón Glacé, el regreso

Marron Glacé é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida no horário das 19 horas, entre 6 de agosto de 1979 e 29 de fevereiro de 1980, em 181 capítulos, substituindo Feijão Maravilha e sendo substituída por Chega Mais.[7] Foi a 24ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Escrita por Cassiano Gabus Mendes[1][2] e dirigida por Gonzaga Blota, Walter Campos, Sérgio Mattar e Gracindo Júnior.[3][4] Teve Paulo Figueiredo, Sura Berditchevsky, Ana Lúcia Torre, Armando Bógus, Louise Cardoso, Laerte Morrone, Nestor de Montemar, Jorge Botelho, Mila Moreira, Maria Alves, João Carlos Barroso, Heloísa Millet, Denise Dumont, Ricardo Blat, Myrian Rios, Tereza Rachel, Lima Duarte e Yara Cortes nos papéis principais.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Com um tom de comédia, a novela, ambientada no Rio de Janeiro, mostra o cotidiano do buffet Marron Glacé e a disputa por sua propriedade. Clotilde (Yara Cortes), conhecida como Madame Clô, é a proprietária do buffet. Mulher simples, de origem humilde, assumiu o buffet depois da morte do marido. Forte e batalhadora, Clô vive aspirando ao melhor para as filhas e trata com compreensão e amizade os seus empregados.[8]

Suas filhas são Vanessa (Sura Berditchevsky) e Vânia (Louise Cardoso). Vanessa, a mais velha, é pedante, implicante e agressiva com todos à sua volta. Sente-se culpada pela morte do pai num acidente, quando guiava o carro; já Vânia, a mais nova, é alegre e expansiva, mais parecida com a mãe. Gosta de conversar com as pessoas que trabalham no buffet.[8] Ambas têm como confidente a solícita Filó (Chica Xavier), cozinheira que passou a governanta da família, a qual acompanha há muito tempo.

A trama principal se desenvolve com a chegada do garçom paulistano Otávio (Paulo Figueiredo) ao buffet depois da morte de sua mãe. Otávio é um rapaz bonito e determinado que tem por objetivo tomar posse da propriedade de Clô, que acredita ser de sua família. Procurando redimir a memória do pai, que ficou na miséria depois de ter sido roubado por um amigo, Otávio, aos poucos, torna-se homem de confiança da empresária e acaba se apaixonando por Vanessa.[9]

As tramas paralelas referem-se às histórias pessoais dos empregados que compõem a equipe do Marron Glacé. Oscar (Lima Duarte), um dos empregados mais antigos de Clô, é um homem generoso e divertido, que sempre se disponibiliza a ajudar os outros. Solitário, mora com duas senhoras, Beatriz (Ema D'Ávila), conhecida como Beá, e Angelina (Dirce Migliaccio), amigas de longa data que vivem colocando o garçom em situações engraçadas. Oscar namora Stela (Ana Lúcia Torre), mulher fútil e deslumbrada que, herdeira de família falida, tenta convencê-lo a deixar a vida de garçom, que a envergonha, para casar com ela. No entanto, Oscar fica balançado com Lola (Tereza Rachel), viúva sofrida mas de bem com a vida, que o enxerga como ele é, sem se importar com aparências. A partir daí, ambos iniciam um relacionamento amoroso, o qual desperta os ciúmes de Stela, que faz de tudo para separá-los.

Os outros garçons do buffet são Nestor (Armando Bogus), Luís César (João Carlos Barroso) e Juliano (Ricardo Blat). Nestor é um solteirão de meia-idade que, alegre e brincalhão, quer casar de qualquer maneira sua irmã, Zina (Nair Cristina), moça tímida e triste que trabalha numa loja e se sente um "Patinho Feio" por não encontrar, por conta própria, um namorado. Além disso, Nestor é apaixonado por Érica (Mila Moreira), jovem e atraente secretária de Clô, que cuida do buffet e atende aos fregueses. Luís César é um rapaz paquerador que, nas horas vagas, gosta de trabalhar como operador de som porque acredita que este é o seu futuro. Divide apartamento com Otávio e se passa por moço abastado, para namorar meninas ricas como Andreia (Denise Dumont), sobrinha de Clô. O que não sabe é que Zina é apaixonada por ele. E Juliano, jovem casado e ciumento que detesta o jeito provocante da sua esposa, a faceira Shirley (Myrian Rios), com quem tem um filho pequeno. Shirley, por sua vez, é amiga de Zina, a quem dá conselhos para conquistar Luís César.[8]

Além deles, o buffet tem ainda o maître Valdomiro (Laerte Morrone), homem duro e intransigente com os garçons e que adora bajular Clô, apesar de a empresária não lhe dar tanta atenção. Valdomiro conhece Lizete (Eliana Araújo), uma enfermeira, e se apaixona por ela. Perseguindo-a para reconquistá-lo está Dayse (Maria Alves), conhecida como Bizuca, patroa de Zina na loja, uma mulher escandalosa e debochada que fora sua primeira namorada e ainda é apaixonada por ele. Há também o chef de cozinha Pierre Lafond (Nestor de Montemar), muito simpático mas convencido profissionalmente e, por isso, tenciona passar a imagem de um exímio cozinheiro francês, escondendo até seu verdadeiro nome, Joaquim. Vive brigando com Valdomiro por este saber da sua origem humilde e é muito amigo dos garçons do buffet.

Há ainda o núcleo de Eleonora, (Lady Francisco), irmã de Clô. Elegante e cordial, Eleonora é casada com Ernani (Ary Fontoura), industrial sério, distinto e, no íntimo, muito fogoso. A esposa vive fazendo-lhe pirraças, por não concordar com a maneira controladora com a qual ele educa a filha do casal, Andreia, chegando até a anotar o nome dos rapazes com os quais ela sai.[8] Andreia, por sua vez, é uma moça descontraída que, por prezar tanto a liberdade, gosta de se divertir sem qualquer compromisso sério com os rapazes com quem se relaciona.

Há também o núcleo de Fábio Carlos (Jorge Botelho), jovem cirurgião plástico que, inteligente e sedutor, vive dominado pela mãe, a arrogante Leila (Rosita Thomaz Lopes), que não consente no namoro do rapaz com Vanessa pela mãe dela, Clô, ter sido pobre. Cícero (Roberto Faissal), por sua vez, é um médico íntegro e indulgente, que acha que o filho deveria tocar sua vida sem interferência dos pais e suporta, com resignação, as histerias da esposa. Leila vive em companhia da fina e sofisticada socialite Arlene.

Trabalham como empregados da família de Fábio Carlos o motorista Dirceu (Carlos Wilson, que vive paquerando Bizuca, apesar de ter um relacionamento conturbado com a batalhadora enfermeira Lizete, que, em dado momento da trama, se envolve com Valdomiro; e o fofoqueiro mordomo Nicolas (Angelito Mello), fiel escudeiro da patroa, Leila.

Em dado momento da trama, chega Eliézer (Mário Gomes), irmão mais novo de Stela. Bonito e galanteador, Eliézer compreende a real situação financeira deixada pela sua família e, para o desgosto da irmã, aceita trabalhar como garçom no Marron Glacé a convite de Oscar. Lá, desperta a atenção de Vânia, com quem engata um romance.

No último capítulo, Otávio conta para a dona do buffet que era filho do homem que o marido dela arruinou. Ao perceber que ela não sabia das armações que prejudicaram seu pai, ele descobre que de nada adiantou a sua tentativa de vingança.[9] Abandonando o noivo, Fábio Carlos, no altar, Vanessa termina a história indo para São Paulo com o seu verdadeiro amor, Otávio.[7]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator[10][11] Personagem[10][11]
Yara Cortes Clotilde (Madame Clô)
Paulo Figueiredo Otávio / Jorge Armando de Paula (Armandinho)
Sura Berditchevsky Vanessa
Lima Duarte Oscar
Tereza Rachel Lola
Ana Lúcia Torre Stela
Armando Bógus Nestor
Louise Cardoso Vânia
Laerte Morrone Valdomiro
Maria Alves Dayse (Bizuca)
Nestor de Montemar Pierre Lafond / Joaquim
Ema D'Ávila Dona Beatriz (Dona Beá)
Dirce Migliaccio Dona Angelina
Jorge Botelho Fábio Carlos
Mila Moreira Érica
João Carlos Barroso Luís César
Cristina Pacheco Zina
Denise Dumont Andreia
Ricardo Blat Juliano
Myrian Rios Shirley
Ary Fontoura Ernani
Lady Francisco Eleonora
Rosita Thomaz Lopes Leila
Roberto Faissal Cícero
Mário Gomes Eliézer
Chica Xavier Filomena (Filó)
Angelito Mello Nicolas
Isolda Cresta Arlene
Carlos Wilson Dirceu
Eliana Araújo Lizete

Participações[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Arthur Costa Filho Padre que celebra o casamento fracassado de Vanessa e Fábio Carlos[11]
Carmem Figueira Nívea (amiga de Stela)
Clodovil Hernandez Ele mesmo[11]
Dary Reis Ramiro (falecido marido de Clô, pai de Vanessa e Vânia)
Eloísa Mafalda Marta (mãe de Otávio)[11]
Heloísa Millet Rita (colega de trabalho de Zina)
Ronaldo Resedá Ele mesmo
Thelma Elita Grace (amiga de Madame Clô e Eleonora)[11]
Vanusa Ela mesma[11]
Waldir Onofre Natan (primo de Bizuca)

Galeria[editar | editar código-fonte]

Reprise[editar | editar código-fonte]

Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 22 de março a 6 de agosto de 1982, substituindo Cabocla e sendo substituída por As Três Marias, em 100 capítulos.[4][7][12]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Foi disponibilizada no Globoplay em 12 de fevereiro de 2024, através do Projeto Resgate.[13]

Bastidores e Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Para dar vida ao bufê Marron Glacé, Mário Barrielo criou os cenários que fazem parte da casa, com a construção de uma cozinha, salas e quartos, todos reais e fixos, o que reduziu o tempo de montagem e troca constante, comum quando se grava em estúdio.

A figurinista Maria Lúcia Areal recorreu à moda do final dos anos 1970 para vestir os personagens de Cassiano Gabus Mendes. As camisetas listradas e camisas lisas, hits da estação, faziam sucesso na figura do bem-sucedido cirurgião plástico Fábio Carlos (Jorge Botelho). Já a secretária Érica, interpretada por Mila Moreira – representante dos tempos áureos dos desfiles da tecelagem Rhodia, da qual foi manequim exclusiva por 11 anos –, esbanjava classe com blusas e chemises de seda pura e túnicas de malha.

Marron Glacé foi a primeira novela de Mila Moreira. Lima Duarte e Armando Bógus fizeram um curso básico de garçom para interpretar seus personagens. As cenas ambientadas no bufê Marron Glacé eram gravadas numa casa alugada na Estrada das Canoas, no Rio de Janeiro. Esta foi a solução que o diretor Gracindo Jr. encontrou para driblar a falta de estúdio disponível na emissora naquela época. Com isso, Marron Glacê estreou com cerca de 30 capítulos já prontos, o que não era comum.

O estilista Clodovil Hernandes fez uma participação especial na novela como ele mesmo. Ele era amigo de Érica, personagem de Mila Moreira.

Adaptação chilena[editar | editar código-fonte]

Em 1993, o Canal 13 do Chile (então parceira local da TV Globo) fez uma adaptação local de Marron Glacé, protagonizada por Gloria Münchmeyer, Carolina Arregui, Fernando Kliche e Katty Kowaleczko. Foi a primeira novela chilena a ser produzida em sonido estereofônico. Devido ao seu sucesso, recebeu uma segunda parte titulada Marrón Glacé, el regreso (Marron Glacé, o retorno) em 1996, a qual não foi tão exitosa como a primeira parte.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional[5][6][editar | editar código-fonte]

Marron Glacé - Nacional
Marron Glacé
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 1979
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre[6]
Produção Guto Graça Mello[10]

Capa : torso de um garçom

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Foi Para o Seu Bem"  Tim MaiaVanessa  
2. "Helena"  ByafraMadame Clô  
3. "Grilo na Cuca"  Dudu FrançaLuís César  
4. "Coisinha Estúpida"  Jane e HerondyLuis César e Andreia  
5. "Coisas do Amor"  ElizângelaZina  
6. "Marron Glacé"  Ronaldo ResedáAbertura  
7. "Chove Lá Fora"  Tito Madi e Freddy ColeOscar  
8. "Dança Louca"  Lady ZuLocação: Rio de Janeiro  
9. "Brigas"  Ângela Maria e Agnaldo TimóteoOscar e Lola  
10. "Serenatas Perfumadas com Jasmim"  Guilherme LamounierVânia  
11. "Casinha Branca"  GilsonOtávio  
12. "Help!"  Caetano VelosoStela  
13. "Chuva de Verão"  Hermes AquinoGeral  

Internacional [5][6][editar | editar código-fonte]

Marron Glacé - Internacional
Marron Glacé
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 1979
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre[6]
Produção Guto Graça Mello[10]

Capa : borboleta

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Reunited"  Peaches & HerbValdomiro e Bizuca  
2. "Haven't Stopped Dancin' Yet"  MartinezGeral  
3. "Lotta Love"  Nicolette LarsonVânia  
4. "Another Cha Cha"  Santa EsmeraldaEleonora e Ernani  
5. "Sadness"  King PachaOtávio  
6. "I'm a Dancer"  Dennis ParkerLocação: Rio de Janeiro  
7. "I Can Still Remember"  Samantha SangZina e Luís César  
8. "It's a Sad Affair"  Peter FramptonÉrica  
9. "Straight From The Heart"  TavaresGeral  
10. "Summer Love"  Udo JürgensVanessa e Fábio Carlos  
11. "Let's Fly Away"  VoyageLeila  
12. "Love Don't Live Here Anymore"  Rose RoyceJuliano e Shirley  
13. "Just Walk In My Shoes"  CharismaGeral  
14. "We Got Love"  SunnyNestor e Érica  

Referências

  1. a b «Cassiano Gabus Mendes - Trabalhos na TV Globo». Memória Globo. Consultado em 21 de junho de 2014 
  2. a b «Cassiano Gabus Mendes - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 21 de junho de 2014. Arquivado do original em 23 de março de 2015 
  3. a b c d e «Marron Glacê - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 21 de junho de 2014 
  4. a b c d «Marron Glacê - Curiosidades». Memória Globo. Consultado em 21 de junho de 2014 
  5. a b c d «Trilha Sonora de 'Marron Glacê'». Memória Globo. Consultado em 21 de junho de 2014 
  6. a b c d e f «Marron Glacê - Trilha Sonora». Teledramaturgia. Consultado em 21 de junho de 2014 
  7. a b c «Marron Glacê - Bastidores». Teledramaturgia. Consultado em 21 de junho de 2014 
  8. a b c d «Marron Glacê - Galeria de Personagens». Memória Globo. Consultado em 22 de junho de 2014 
  9. a b «Marron Glacê - Trama Principal». Memória Globo. Consultado em 22 de junho de 2014 
  10. a b c d «Ficha Técnica». Memória Globo. Consultado em 22 de junho de 2014 
  11. a b c d e f g «Marron Glacê - Elenco». Teledramaturgia. Consultado em 22 de junho de 2014 
  12. «Vale a Pena Ver de Novo - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 21 de junho de 2014. Arquivado do original em 1 de julho de 2014 
  13. «Lançamentos de fevereiro no Globoplay». Globo Imprensa. 31 de janeiro de 2024. Consultado em 31 de janeiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]