Mars Observer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mars Observer.jpg

A sonda espacial norte-americana Mars Observer foi lançada numa missão ao planeta Marte em 25 de Setembro de 1992 e representava um regresso ao planeta desde a última e bem sucedida missão Viking. Tratava-se de uma missão altamente ambiciosa que visava realizar o levantamento topográfico e fotográfico da superfície inteira do planeta.

Em 21 de Agosto de 1993, três dias antes da sua inserção na orbita de Marte, foram perdidas todas as comunicações com a sonda. Nunca se conheceram as razões para o sucedido nem se conhece a posição actual da sonda (que estava equipada com instruções automáticas de inserção em órbita). Poderá, no entanto, encontrar-se em orbita em torno do Sol.

A perda da sonda, representou na altura, uma importante perda para a exploração espacial mas, a tecnologia e instrumentação desenvolvida para a missão foram aproveitadas para a realização de duas missões posteriores - a Mars Global Surveyor e a Mars Odyssey, ambas com sucesso.