Mars Sample Return

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Current event marker
Este artigo ou seção contém informações sobre uma futura missão espacial.
Devido à natureza do índice, os detalhes podem mudar enquanto a data do lançamento se aproxima e/ou mais informação se torna disponível.
Shuttle.svg
Mars Sample Return Mission
MSR-Artist Concept.jpg
Operação Estados UnidosNASA, União EuropeiaESA
Tipo de missão Orbitador, aterrissador, rover e sample return
Destino Marte
Lançamento Sem previsão
Veículo de Lançamento Ares V,EELV ou Ariane 5


A missão Mars Sample Return seria uma missão para coletar amostras de rocha e poeira de Marte e envia-las à Terra para análise. Um projeto conjunto entre a NASA e a ESA, tem seu possível lançamento durante a Década de 2010.

Missão proposta[editar | editar código-fonte]

O cenário da missão entre NASA/ESA dependerá da data de lançamento e de desempenho do lançador. Antes de 2018, apenas os lançadores Ariane 5 e EELV estão disponíveis, enquanto que após 2018, o Ares V deverá estar disponível.

A missão é composta de um orbiter(pt:orbitador), um aterrissador e, possivelmente, um rover (pt:andador). O orbiter é projetado para oferecer ao aterrissador/rover ir a Marte e enviar pedras de volta a Terra para análise.

O rover tem por objetivo principal o recolhimento de amostras de rochas utilizando vários instrumentos fornecidos pelos cientistas da NASA e ESA. Se o rover for cancelado, aterrissador possivelmente iria ter um braço robótico e/ou uma mão para recolher amostras. Mas aterrissador também poderia ter uma máquina de perfuração para colher amostras a partir do interior marciano.

Uso científico[editar | editar código-fonte]

O retorno de amostras de Marte seria benéfica para a ciência, permitindo serem feitos pesquisas e exames que não poderiam ser realizados em Marte. Além disso, a presença de amostras na Terra permitiria o desenvolvimento de equipamentos científicos para serem usados em amostras armazenadas, até mesmo anos e décadas após o regresso da missão.