Mars Surveyor 2001 Lander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Concepção artística do Mars 2001 Surveyor Lander Spacecraft, com um close mostrando detalhes do instrumento MIP

Mars Surveyor 2001 Lander foi uma sonda espacial que deveria ir a Marte em Maio de 2000 após as missões falhas Mars Climate Orbiter e Mars Polar Lander ao final de 1999; a sonda acompanhava a nave Mars Surveyor 2001 Orbiter, renomeada de 2001 Mars Odyssey, e foi lançada em 24 de Outubro de 2001.

A sonda foi construída para a NASA sob contrato da Lockheed Martin. o design básico do pousador da sonda é idêntico ao do Mars Polar Lander, que deveria ser o primeiro da série de pousadores "Mars Surveyor" de baixo custo enviados à Marte. Devido ao cancelamento da missão, custos maiores que o planejado e problemas técnicos causados pelo design do pousador e o rover Anthena planejado foi substituído por um menor, réplica do Sojourner, que era parte integrante da missão Mars Pathfinder. O Anthena só pousou em Marte mais tarde, em dois rovers na missão Mars Exploration Rovers de 2004. O segundo destes, MER-B Opportunity, pousou no alvo que era da Mars Surveyor 2001 Lander, Meridiani Planum.

Mars Surveyor 2001 Lander também deveria levar um instrumento à borto, o MIP (Mars ISPP Precursor), que deveria mostrar a produção de oxigênio a partir da Atmosfera de Marte,1 , bem como testar a tecnologia de células solares e métodos para mitigar o efeito da poeira marciana nos sistemas de energia.2

A sonda em si foi guardada e depois usada como o pousador da missão Phoenix; e se encontra na região polar norte do planeta. A Phoenix leva a bordo três instrumentos que foram originalmente construídos para a missão Mars Surveyor 2001 Lander:

Referências

  1. D. Kaplan et al., THE MARS IN-SITU-PROPELLANT-PRODUCTION PRECURSOR (MIP) FLIGHT DEMONSTRATION, paper presented at Mars 2001: Integrated Science in Preparation for Sample Return and Human Exploration, Lunar and Planetary Institute, Oct. 2-4 1999, Houston, TX.
  2. G. A. Landis, P. Jenkins, D. Scheiman, and C. Baraona, "MATE and DART: An Instrument Package for Characterizing Solar Energy and Atmospheric Dust on Mars", presented at Concepts and Approaches for Mars Exploration, July 18–20, 2000. Houston, Texas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]