Marshall Amplifiers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Janeiro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A Marshall Amplification é uma empresa de amplificadores, tendo surgido há mais de quarenta anos na Inglaterra, com seu fundador, Jim Marshall.

Tornou-se famosa por caracterizar timbres como o de Jimi Hendrix, Jimmy Page, Dave Murray, Angus Young, Paul Kossoff, Slash, Guilherme Raposo, entre inúmeros outros guitarristas, a Marshall produz alguns dos amplificadores para guitarra mais cobiçados do mundo. Atualmente a Marshall produz também amplificadores para contrabaixo, e se destaca em grandes eventos, com suas paredes imensas de amplificadores com a estampa: "Marshall".

Primeiramente a Marshall produzia amplificadores a válvula. A partir da febre dos transistores na década de 1970, Marshall começou a produzir, além dos valvulados, já tão famosos nas mãos dos grandes artistas da época, os chamados Solid State (com amplificação exclusivamente transistorizada), e também a combinar válvulas e transistores no mesmo amplificador (o chamado híbrido). Mas o timbre Marshall, quente e britânico e caracterizado pelas válvulas, principalmente a EL34, que tem um som bem agudo e estridente e caracterizou o som de Jimi Hendrix entre outros. Atualmente a Marshall também fabrica amplificadores com estágios e efeitos digitais, como a série MG.

Os modelos mais famosos da Marshall são os Plexi (1959SLP), JCM800, JCM900, JCM2000, JTM60, JTM45, e Valvestate.

Alguns dos artistas que utilizam ou utilizaram amplificadores Marshall são John Frusciante, Josh Klinghoffer,Dave Mustaine, Jimmy Page, Johnny Ramone, Angus Young, Jimi Hendrix, Ritchie Blackmore, Kirk Hammett, , Matthew Bellamy,Tom Morello, Eric Clapton, Randy Rhoads, Stryper, Slash, Yngwie Malmsteen, Joe Satriani, Steve vai, Richie Sambora, Zakk Wylde, Kerry King, Lars Frederiksen, Cast Armstrong, Michael Sweet, Chris Shiflett, Matthew Bellamy, Kurt Cobain, Demon Hunter, Mick Jones (cantor), Gem Archer, Noel Gallagher, Guilherme Raposo.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.