Martin Gerbert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Martin Gerbert
Martin Gerbert
Nascimento 11 de agosto de 1720
Horb am Neckar
Morte 13 de maio de 1793 (72 anos)
St. Blasien
Cidadania Alemanha
Irmão(ã)(s) Johann Franz Albrecht Gerbert von Hornau
Ocupação musicólogo, teórico musical, historiador da música, professor universitário, filósofo, teólogo
Título príncipe
Religião Igreja Católica

Martin Gerbert von Hornau, mais conhecido como Martin Gerbert (Horb am Neckar, 11 de agosto de 1720 – St. Blasien, 3 de maio de 1793) foi um erudito alemão que se notabilizou por seus estudos de musicologia, filosofia, história e teologia.

Pertencia a uma família da nobreza alemã. Estudou em Freiburg im Breisgau, em Klingenau e junto aos beneditinos de St. Blasien na Floresta Negra, onde tomou ordens sacras em 1737, sendo ordenado padre em 1744 e no mesmo ano sendo indicado professor de filosofia, e mais tarde de teologia. Entre 1754 e 1764 publicou diversos trabalhos teológicos sobre a Patrística, ao mesmo tempo em que viajou pela Europa em busca de fontes documentais. Em 1764 foi eleito príncipe-abade de St. Blasien , revelando-se um modelo de administrador. Sob o seu governo St. Blasien se tornou um centro de estudos históricos, e ele mesmo fez outras pesquisas nesse campo, publicando Codex epistolaris Rudolphi I., Romani regis (1772) e De Rudolpho Suevico comite de Rhinfelden, duce et rege, deque ejus familia (1785).

Entretanto, seu principal interesse recaía na teologia sacramental, na liturgiologia e na música eclesiástica, publicando De cantu et musica sacra (1774), Monumenta veteris liturgiae Alemannicae (1777) e três volumes de Scriptores ecclesiastici de musica sacra (1784), que a despeito de vários erros foram de fundamental importância para o estudo moderno da música medieval. Como príncipe do Sacro Império, era leal à Casa da Áustria, mas como beneditino se opôs às reformas religiosas de José II, assumindo contudo uma posição conciliadora.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.