Martin du Bellay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Martin Du Bellay
(1495 - 1559)
Livro de Memórias (1569)
Nacionalidade  França
Data de nascimento 1495
Local de nascimento Castelo de Glatigny, perto de Souday, Perche (Loir-et-Cher)  França
Data de falecimento 9 de março de 1559
Local de falecimento Glatigny, Perche,  França
Ocupação Historiador, general, patrono das Letras e diplomata francês

Martin du Bellay (1495-1559) (Castelo de Glatigny, perto de Souday, Perche (Loir-et-Cher), 14959 de Março de 1559)1 , foi general, diplomata e historiador francês. A sua obra "Mémoires historiques" sobre as Guerras Italianas foi uma das fontes mais importantes durante a época em que viveu. Era irmão do cronista francês Guillaume du Bellay e do cardeal Jean du Bellay.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era o terceiro filho de Louis du Bellay de Marguerite de la Tour-Landry. E como seus irmãos, foi também um hábil negociador, grande capitão e protetor das letras. Ele e seu irmão Guillaume deixaram algumas memórias ainda muito apreciadas nos dias de hoje e também convenceram o rei Francisco I a trazer ao seu convívio alguns eruditos e sábios de sua época.

Obra[editar | editar código-fonte]

As suas Memórias Históricas foram escritas entre os anos 1513 e 1547, abrangendo 10 volumes, sendo que os volumes 5, 6 e 7 foram tirados do 5o volume da obra Ogdoade de Guillaume du Bellay. Estas memórias curiosas abrangem descrições de batalhas e assédios de cidades vividas pelo autor. Devemos a sua publicação ao escritor René du Bellay2 , Barão de La Lande, filho de Guillaume du Bellay. Sua última edição foi publicada pelo Padre Lambert em Paris, em 1753, acompanhado de notas críticas, históricas e evidências documentais, para uso sobre a história do reinado de Francisco I.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Links Externos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. (em inglês) data.bnf.dr.
  2. (em francês) René du Bellay (1500-1546), Bispo de Le Mans