Martinho Prado Júnior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Martinico Prado)
Ir para: navegação, pesquisa

Martinho da Silva Prado Júnior (São Paulo, 1843 — São Paulo, 24 de maio de 1906) foi político e empresário brasilleiro.

Foi deputado na Assembléia Provincial de São Paulo, pelo Partido Republicano Paulista, por quatro legislaturas, tendo a primeira começado em 1878 e a última terminado em 1889. Foi defensor da abolição dos escravos.

Ficou conhecido como Martinico Prado. Foi maçom, e nasceu em 17 de novembro de 1843, na cidade de São Paulo.

Foi, na região de Ribeirão Preto, junto com seu irmão Antônio da Silva Prado, proprietário da Fazenda São Martinho, adquirida por compra, e da Fazenda Guatapará, a qual formou.

Com estas duas fazendas, Martinico e seu irmão Antônio da Silva Prado, foram, por algum tempo, os maiores produtores de café do mundo, sendo que a Fazenda Guatapará foi visitada pelo Rei da Bélgica em 1923.

Martinico foi um grande incentivador do povoamento e colonização da região de Ribeirão Preto e divulgador das qualidades da terra roxa da região da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Martinico foi autor de um importante estudo sobre estas regiões.

Casou-se, em São Paulo, com Albertina de Morais Pinto em 22 de janeiro de 1869. Foi avô do historiador e político Caio Prado Júnior.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ________ Centenário de Martinico Prado, Martinho Prado Júnior - in Memoriam (1843-1943), São Paulo, Pocai e Cia, 1944.