Marvel: Avengers Alliance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marvel: Avengers Alliance
Produtora Playdom
Marvel Entertainment
Disney Interactive Studio Group
Editora(s) Marvel Studios
Plataforma(s) Android
iOS
Facebook
Playdom.com
Data(s) de lançamento Facebook:
1º de Março de 2012
Gênero(s) Estratégia por Turnos
Modos de jogo Single player
Número de jogadores 1
Classificação Classe
Média Adobe Flash (On-Line)
Controles mouse

Marvel: Avengers Alliance é um jogo baseado em turnos para ser jogado em redes sociais e que foi desenvolvido pela Playdom em parceria com a Marvel Entertainment e o Disney Interactive Studio Group em 2012.[1] Suas histórias e personagens são baseadas nas publicações da Marvel Comics. O jogo está disponível como um aplicativo Adobe Flash por meio do website social Facebook e, também, via website oficial da Playdom.[2]

Foi lançado oficialmente no Facebook em 1º de março de 2012 como uma promoção visando divulgar o filme The Avengers produzido e lançado pela Marvel Studios neste mesmo ano.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Os jogadores controlam um agente da S.H.I.E.L.D.[3] que pode ser inteiramente personalizado ganhando pontos de experiência, alcançando níveis mais altos e equipando várias armas e uniformes que podem ser obtidos no jogo. No jogo, ainda é possível, compor uma equipe com mais dois personagens que podem ser escolhidos dentre os 98 heróis, atualmente, disponíveis no jogo, cada qual com suas habilidades e poderes únicos.

De início, os jogadores possuem poucas opções de heróis para escolher estando os outros indisponíveis para seleção neste momento. Para recrutar um herói que não está disponível inicialmente são necessários Command Points, uma moeda no jogo.[3]

A jogabilidade consiste em lutas baseadas em turnos que colocam seu agente e os heróis de sua equipe contra uma ou mais ondas de até três inimigos cada, sendo que cada inimigo possui técnicas e ataques específicos.

Existem cinco classes de personagens, cada uma com específicos pontos fracos e fortes que as diferenciam entre si. Entre essas classes sempre existe uma que possui vantagem sobre uma determinada classe, mas que, concomitantemente, é fraca sobre outra.[4]

A seguir as classes (cada uma possuindo um ícone e uma cor que a identifica) estão elencadas na ordem em que enfraquecem a classe seguinte:

Existe também uma sexta classe neutra chamada de Generalista (representada pela cor branca) que é a classe inicial do personagem controlado pelo jogador e que não é forte nem fraca contra nenhuma das outras. Além do jogador, os personagens Fera, Vampira, Harpia, Justiceiro e Anjo, além de alguns capangas inimigos mais fracos e chefes, também são da classe Generalista. Os jogadores podem destravar vários personagens Marvel como aliados e estes podem ser personalizados de modo que suas fraquezas e vantagens sobre outras classes sejam ajustadas conforme a tática ou necessidade do jogador. Cada um dos personagens possui uma classe-base (como os mencionados anteriormente), mas para aqueles que possuem diferentes uniformes, cada uniforme apresenta duas versões: uma na classe-base do personagem e uma em outra classe (o uniforme 2ª Guerra Mundial do Capitão América, por exemplo, vem nas classes Tático e Brutamontes).

Enredo[editar | editar código-fonte]

Temporada 1[editar | editar código-fonte]

Um desastre galáctico conhecido como “o Pulso” expôs Manhattan aos ataques dos mais formidáveis vilões da Marvel. Como um agente da S.H.I.E.L.D. (uma secreta organização de espionagem e manutenção da paz que existe no Universo Marvel), o jogador deve montar e liderar uma equipe de super-heróis. A missão: manter a cidade de Nova Iorque a salvo das forças do mal.

Temporada 2[editar | editar código-fonte]

Na segunda temporada, a SHIELD descobre mais coisas a respeito do "Pulso", além de ter de lidar com o surgimento de portais interdimensionais.

Após completar um capitulo intero ganhará um novo uniforme de um heroi .

Operações Especiais (Spec Ops)[editar | editar código-fonte]

As operações especiais são missões limitadas em que o jogador deve completar 25 tarefas para desbloquear um novo herói. Ao longo das missões, armas e itens únicos podem ser obtidos

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens Jogáveis
Lançado

Personagens Não Jogáveis

Vilões Chefes

↑a Desbloqueável por meio das Missões Especiais Secretas

↑b Desbloqueável por meio do Torneio PVP (se tornam regularmente recrutáveis um mês após o fim do torneio).

↑c O personagem é um chefe inimigo em determinadas missões. Se torna desbloqueável por meio das Coleções (coletando-se oito capas de revistas abrindo lockboxes).

↑d Somente em Missões Especiais (não aparece em Missões regulares).

Recepção[editar | editar código-fonte]

O jogo apresentou boa receptividade do público e em apenas 3 meses após o seu lançamento oficial era o 18º aplicativo mais jogado no Facebook.[5] Durante o mês de maio de 2012 o aplicativo teve um acréscimo de aproximadamente 3,5 milhões de jogadores ativos, representando o segundo maior aumento em números absolutos entre todos os aplicativos/jogos do Facebook.[5]

Referências

  1. Walt Disney, Company (1 de março de 2012). THE MARVEL UNIVERSE ARRIVES ON FACEBOOK WITH MARVEL: AVENGERS ALLIANCE. The Walt Disney Company. Página visitada em 2 de outubro de 2012.
  2. Graser, Marc (1 de março de 2012). Disney forges new playbook with 'Avengers Alliance'. Variety. Página visitada em 2 de outubro de 2012.
  3. a b Fahey, Mike (22 de fevereiro de 2012). Marvel: Avengers Alliance Lets You Assemble Your Own Oddball Avengers Team on Facebook. Kotaku. Página visitada em 2 de outubro de 2012.
  4. Yen, Andy (14 de março de 2012). 'Marvel: Avengers Alliance' Facebook Game is Free Fun with a Potential Price [Review]. Comics Alliance. Página visitada em 2 de outubro de 2012.
  5. a b Liam, Dan (20 de junho de 2012). Marvel: Avengers Alliance Popularity Surges Just Three Months After Release. PR Web. Página visitada em 2 de outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.