Marvel: Avengers Alliance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marvel: Avengers Alliance
Produtora Playdom
Marvel Entertainment
Disney Interactive Studio Group
Editora(s) Marvel Studios
Plataforma(s) Android
iOS
Facebook
Playdom.com
Data(s) de lançamento Facebook: (1º de Março de 2012)
Playdom.com: (Desconhecido - 21 de abril de 2014)
Apple iOS: (13 de Junho de 2013)
Gênero(s) Estratégia por turnos
Modos de jogo Single player
Número de jogadores 1
Classificação Classe
Média Adobe Flash (On-Line)
Controles mouse

Marvel: Avengers Alliance é um jogo baseado em turnos para ser jogado em redes sociais e que foi desenvolvido pela Playdom em parceria com a Marvel Entertainment e o Disney Interactive Studio Group em 2012.[1] Suas histórias e personagens são baseadas nas publicações da Marvel Comics e escritas por Alex Irvine. O jogo está disponível como um aplicativo Adobe Flash por meio do website social Facebook e, também, via website oficial da Playdom.[2]

Foi lançado oficialmente no Facebook em 1º de março de 2012 como uma promoção visando divulgar o filme The Avengers produzido e lançado pela Marvel Studios neste mesmo ano. Ainda em 2012, foi nomeado no G4tv.com Video Game Awards e venceu na categoria Melhor Jogo Social. Em 13 de junho de 2013 foi disponibilizado para dispositivos móveis com sistemas operacionais iOS e Android.[3] Em 20 de março de 2014, a Playdom anunciou que o jogo disponibilizado no seu website oficial seria descontinuado.[4]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Os jogadores controlam um agente da S.H.I.E.L.D.[5] que pode ser inteiramente personalizado ganhando pontos de experiência, alcançando níveis mais altos e equipando várias armas e uniformes que podem ser obtidos no jogo. No jogo, ainda é possível, compor uma equipe com mais dois personagens que podem ser escolhidos dentre os 98 heróis, atualmente, disponíveis no jogo, cada qual com suas habilidades e poderes únicos.

De início, os jogadores possuem poucas opções de heróis para escolher estando os outros indisponíveis para seleção neste momento. Para recrutar um herói que não está disponível inicialmente são necessários Command Points, uma moeda no jogo.[5]

A jogabilidade consiste em lutas baseadas em turnos que colocam seu agente e os heróis de sua equipe contra uma ou mais ondas de até três inimigos cada, sendo que cada inimigo possui técnicas e ataques específicos.

Existem cinco classes de personagens, cada uma com específicos pontos fracos e fortes que as diferenciam entre si. Entre essas classes sempre existe uma que possui vantagem sobre uma determinada classe, mas que, concomitantemente, é fraca sobre outra.[6]

A seguir as classes (cada uma possuindo um ícone e uma cor que a identifica) estão elencadas na ordem em que enfraquecem a classe seguinte:

Existe também uma sexta classe neutra chamada de Generalista (representada pela cor branca) que é a classe inicial do personagem controlado pelo jogador e que não é forte nem fraca contra nenhuma das outras. Além do jogador, os personagens Fera, Vampira, Harpia, Justiceiro e Anjo, além de alguns capangas inimigos mais fracos e chefes, também são da classe Generalista. Os jogadores podem destravar vários personagens Marvel como aliados e estes podem ser personalizados de modo que suas fraquezas e vantagens sobre outras classes sejam ajustadas conforme a tática ou necessidade do jogador. Cada um dos personagens possui uma classe-base (como os mencionados anteriormente), mas para aqueles que possuem diferentes uniformes, cada uniforme apresenta duas versões: uma na classe-base do personagem e uma em outra classe (o uniforme 2ª Guerra Mundial do Capitão América, por exemplo, vem nas classes Tático e Brutamontes).

Enredo[editar | editar código-fonte]

Geral[editar | editar código-fonte]

O jogador é um novo agente da S.H.I.E.L.D (uma secreta organização de espionagem e manutenção da paz que existe no Universo Marvel), recrutado por Nick Fury e Maria Hill. Conforme o jogo avança, mais heróis são recrutados pelas fileiras da agência como personagens jogáveis.

Temporada 1[editar | editar código-fonte]

Na primeira temporada, o jogo gira em torno de um evento galáctico chamado de "O Pulso" atingindo a Terra. Esse evento revela um estranho componente denominado Iso-8. Vários vilões, organizações criminosas (I.M.A., Irmandade de Mutantes, HIDRA, Maggia) e inimigos extra-dimensionais tentam tomar proveito de seus efeitos e formam uma aliança de vilões chamada "O Sindicato". A temporada termina com a destruição desta aliança, a ressurreição do Caveira Vermelha e uma guerra civil contra a HIDRA.

Temporada 2[editar | editar código-fonte]

Na segunda temporada, a SHIELD descobre mais coisas a respeito do "Pulso", além de ter de lidar com o surgimento de portais interdimensionais. A agência passa a viajar para outras partes do mundo como São Francisco, Grã-Bretanha e Wakanda e os heróis investigam o Círculo dos Oito, uma misteriosa organização que está matando vários vilões menos poderosos por razões desconhecidas.


Jogador contra Jogador[editar | editar código-fonte]

Por um tempo limitado, torneios de jogador contra jogador (Player versus Player, em inglês) estão disponíveis nos quais os usuários lutam para alcançar diferentes níveis de pontuação. De acordo com a pontuação são classificados em ligas (prata, ouro, diamante, vibranium ou adamantium).

Os competidores que, ao término de um torneio, estão classificados na Liga Adamantium recebem como recompensa um novo herói. Lutas de jogador contra jogador também podem ser realizadas fora de um período de torneio apenas no modo de treinamento, no qual não há recompensas.

Aproximadamente 30 dias após o término de uma temporada de torneio, os heróis, recompensa para quem se classifica na Liga Adamantium, se tornam recrutáveis por Pontos de Comando.

Heróis ofertados como prêmio dos torneios de Jogador contra Jogador:

Temporada Recompensa da Liga Adamantium
01
Deadpool
02
Cable
03
Psylocke
04
Justiceiro
05
X-23
06
Fantomex
07
Shatterstar
08
Hulk Vermelho
09
Anjo
10
Bishop
11
Espiral
12
Dominó
13
Agente Venom
14
Hogun
15
Rocket Raccoon
16
Drax
17
Karnak
18
Nova

Missões Secretas[editar | editar código-fonte]

As Missões Secretas são operações limitadas em que o jogador deve completar 25 tarefas para desbloquear um novo herói. Ao longo das missões, armas e itens únicos podem ser obtidos nas batalhas e, a cada 5 tarefas concluídas, armas e/ou itens especiais são conquistados. Apenas a primeira Missão Secreta apresentou uma dinâmica diferente na qual o jogador deveria completar 5 estrelas nas três missões apresentadas para recrutar o herói.

Temporada Título Resumo Herói Recrutado
Temporada 01
Não Diga Uma Palavra
Logo após o Pulso, Harpia foi enviada por Nick Fury para investigar algumas leituras de energia misteriosas. Ela não voltou de sua missão. Posteriormente sabe-se que ela foi sequestrada e sofreu lavagem cerebral.
Harpia
Temporada 02
Vida Longa à Rainha
Quando o Clube do Inferno e a Irmandade de Mutantes se unem, alguém começa a causar problemas em Manhattan se passando por Emma Frost.
Emma Frost
Temporada 03
Vingadores Contra X-Men
Missão Secreta baseada no arco Vingadores contra X-men lançado nas revistas em quadrinhos. A Força Fênix, uma entidade cósmica de morte e renascimento, voltou para a Terra. Os X-Men, compartilhando os poderes da Força Fênix, passam a usar essa força para o bem, acreditando que o poder pode ser aproveitado para assegurar a sobrevivência da raça mutante. Os Vingadores acreditam que esse poder é muito perigoso para ser controlado e só irá trazer destruição. Com o futuro da humanidade e da espécia mutante na balança, o agente deve escolher um lado para lutar.
Magia
Temporada 04
Todos os Santos
O caos causado pelos efeitos do Pulso enfraqueceram os limites da realidade. Hordas de demônios estão invadindo Nova Iorque, chegando pelos vários portais para o inferno e para a Dimensão das Trevas que estão se abrindo pela cidade.
Motoqueiro Fantasma
Temporada 05
A Caçada Selvagem
Loki está usando Iso-8 para tirar proveito das mentes e almas dos cidadãos de Nova Iorque. Asgard envia Valquíria, uma de suas maiores guerreiras, para auxiliar a S.H.I.E.L.D.
Valquíria
Temporada 06
O Grito do Destrutor
O Faraó Vivo está de volta tentando reunir energia cósmica para abastecer seus poderes destrutivos e, desta vez, ele tem a ajuda do Clube do Inferno. Destrutor entrou em campo para ajudar e seu envolvimento pode ser exatamente o que o Faraó precisa para completar sua transformação no Monolito Vivo.
Destrutor
Temporada 07
Fantasma das Máquinas
Uma inteligência artificial corrupta foi criada pelo Pulso e precisa ser contida antes que caia em mãos de alguma organização criminosa.
Hank Pym
Temporada 08
Visão do Futuro
A inteligência artificial criada pelo Pulso acaba sendo alocada no corpo de Ultron. Agora, Ultron está corrompido e atacando.
Visão
Temporada 09
Extremis
Essa Missão Secreta foi baseada nos eventos do filme Homem de Ferro 3 e no enredo do arco Extremis, publicado nas revistas em quadrinhos.
Resgate
Temporada 10
So Shall Ye Reap
A HIDRA tem sua atenção voltada para Simon Williams e as experiências com ISO-8 que sua empresa tem feito.
Magnum
Temporada 11
Pecados dos Pais
Coração Negro retornou para trazer caos e destruição e portais para o reino do inferno estão lançando demônios por toda a cidade de São Francisco.
Daimon Hellstrom
Temporada 12
Reino Sombrio
Essa Missão Secreta foi baseada no arco Vingadores Sombrios, parte da série Reino Sombrio, publicado nas revistas em quadrinhos.
Ares
Temporada 13
Infinito
Essa Missão Secreta foi baseada no arco Infinito, publicado nas revistas em quadrinhos.
Raio Negro
Temporada 14
O Mundo Sombrio
Essa Missão Secreta foi baseada nos eventos do filme Thor: O Mundo Sombrio.
Heimdall
Temporada 15
Hora do Jogo
Essa Missão Secreta foi baseada nos eventos do arco Arena de Vingadores, publicado nas revistas em quadrinhos.
Nico Minoru
Temporada 16
Apocalipse
Apocalipse voltou. Fera, X-23, Vampira e Homem de Gelo foram sequestrados e transformados em seus cavaleiros.
Homem de Gelo
Temporada 17
Fantasmas do Passado
Essa Missão Secreta foi baseada nos eventos do filme Capitão América 2: O Soldado Invernal.
Falcão
Temporada 18
Simbiose
Anti-Venom
Temporada 19
Míssil
Temporada 20
Guardiões da Galáxia
Nebula e Ronan, o Acusador querem que Thane seja punido por ter aprisionado Thanos em um construtor de âmbar. Os Guardiões da Galáxia chegam à Terra para ajudar a SHIELD a protegê-lo.
Senhor das Estrelas
Temporada 21
Terra Selvagem
Ka-Zar
Temporada 22
Blade e Morbius
Temporada 23
Inumanos
Cristalys

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens Jogáveis
Lançado

Personagens Não Jogáveis

Vilões Chefes

↑c O personagem é um chefe inimigo em determinadas missões. Se torna desbloqueável por meio das Coleções (coletando-se oito capas de revistas abrindo lockboxes).

↑d Somente em Missões Especiais (não aparece em Missões regulares).

Recepção[editar | editar código-fonte]

O jogo apresentou boa receptividade do público e em apenas 3 meses após o seu lançamento oficial era o 18º aplicativo mais jogado no Facebook.[7] Durante o mês de maio de 2012 o aplicativo teve um acréscimo de aproximadamente 3,5 milhões de jogadores ativos, representando o segundo maior aumento em números absolutos entre todos os aplicativos/jogos do Facebook.[7]

Referências

  1. Walt Disney, Company (1 de março de 2012). THE MARVEL UNIVERSE ARRIVES ON FACEBOOK WITH MARVEL: AVENGERS ALLIANCE The Walt Disney Company. Visitado em 2 de outubro de 2012.
  2. Graser, Marc (1 de março de 2012). Disney forges new playbook with 'Avengers Alliance' Variety. Visitado em 2 de outubro de 2012.
  3. Molina, Brett (5 de junho de 2013). 'Avengers Alliance' game assembling on mobile devices USA Today. Visitado em 29 de julho de 2014.
  4. Playdom.com Game Closures Disney Interactive (12 de março de 2014). Visitado em 29 de julho de 2014.
  5. a b Fahey, Mike (22 de fevereiro de 2012). Marvel: Avengers Alliance Lets You Assemble Your Own Oddball Avengers Team on Facebook Kotaku. Visitado em 2 de outubro de 2012.
  6. Yen, Andy (14 de março de 2012). 'Marvel: Avengers Alliance' Facebook Game is Free Fun with a Potential Price [Review] Comics Alliance. Visitado em 2 de outubro de 2012.
  7. a b Liam, Dan (20 de junho de 2012). Marvel: Avengers Alliance Popularity Surges Just Three Months After Release PR Web. Visitado em 2 de outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.