Marvel Super Heroes (RPG)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marvel Superheroes
Autor Jeff Grubb
Editora(s) TSR, Inc.
Lançamento Basic Set:
1984 (1ª Edição)
1991 (1ª Edição Revisada)
Advanced Set:
1986 (1ª Edição)
1992 (1ª Edição Revisada)
Gênero super-herói
Sistema próprio

Marvel Superheroes (MSHRPG), também conhecido como FASERIP system[1] é um sistema de RPG publicado em 1984 pela TSR, Inc. sob licença da Marvel Comics[2].

O jogo teve sua primeira versão publicada em 1984 numa caixa chamada Basic Set (Módulo Básico). Esta primeira edição não tinha regras de criação de personagens (super-heróis), pois pressupunha-se que os jogadores seriam os próprios heróis da Marvel (Capitão América, Homem-Aranha, Hulk etc). O jogo fez sucesso, e o módulo básico não bastou. Lançaram então a primeira edição do Advanced Set (Módulo Avançado) em 1986, com regras de criação de personagem e algumas outras regras com maior complexidade[3].

O jogo continuou agradando por anos, sendo continuamente publicado. Em 1991 a TSR lança uma versão revisada do módulo Basic, e em 1992 a versão revisada do Advanced. A nova versão do módulo básico já incluía as regras de criação de personagens, e a nova versão do módulo avançado continuou essencialmente a mesma, alterando apenas ligeiramente alguns detalhes gráficos (o logo da TSR mudou)[3].


Outros RPGs da Marvel[editar | editar código-fonte]

Antes de devolver a licença para a Marvel Comics, TSR publicou um jogo diferente usando seu sistema SAGA, chamado Marvel Super Heroes Adventure Game . Esta versão, escrita por Mike Selinker, foi publicada no final de 1990 como uma versão baseada em cartas do RPG da Marvel (apesar de haver um método de conversão de personagens do formato anterior do Sistema SAGA ter sido foi incluído nas regras do livro básico). Embora elogiado pela crítica na época, não chegou a fazer sucesso e desde então desapareceu na obscuridade.

Em 2003, após a licença de jogo ter sido revertida para a Marvel Comics, ela resolveu lançar um jogo de conta própria, o Marvel Universe Roleplaying Game. Esta edição usa a mecânica que são totalmente diferentes de quaisquer versões anteriores, utilizando uma mecânica de jogo sem dados que incorporou um sistema de resolução baseados em carma de "pedras" (ou tokens) para representar o esforço personagem. Desde a sua publicação inicial, alguns suplementos adicionais foram publicados pela Marvel Comics. No entanto, a Marvel parou de dar suporte ao jogo um pouco mais de um ano após seu lançamento, apesar de passar por várias reimpressões do livro de regras.

Em agosto de 2011, Margaret Weis Productions adquiriu a licença para publicar RPG baseado em super-heróis da Marvel, o primeiro livro em sua série, intitulado Marvel Heroic Roleplaying Basic Game, foi lançado em 28 de fevereiro de 2012.[4] Margaret Weis Productions, no entanto, descobriu que, embora o jogo tenha sido aclamado pela crítica, ganhando dois Origins Awards, Marvel Heroic Roleplaying: Civil War não teve a vendagem necessária para sustentar o resto da linha",[5] o jogo foi cancelado no final de abril de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas


  1. Emanuele Manco (2013). Effemme 8. [S.l.]: Delos Digital srl. 85 páginas. 9788867750832 
  2. «The History of TSR». Wizards of the Coast. Consultado em 20 de agosto de 2005. Cópia arquivada em 14 de agosto de 2007 
  3. a b «Marvel Super Heroes - The Roleplaying Game by TSR». Waynes Books (em inglês). Consultado em 24 de maio de 2012 
  4. Marvel Heroic Roleplaying'
  5. The Latest Marvel Tabletop RPG’s Officially Dead
Bibliografia
  • Roberto de Moraes (1995). «Marvel Super Heroes». Dragão Brasil (8). São Paulo, Brasil: Trama Editorial 


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Role Playing Game é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.