Mary Victoria Hamilton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mary Victoria Hamilton
Princesa Hereditária de Mônaco
Princesa Consorte de Mônaco
Cônjuges Alberto I, Príncipe do Mónaco
Conde Tassilo Festetics de Tolna
Descendência
Luís II de Mônaco
Condessa Mária Matild Festetics de Tolna
Príncipe György Tasziló Festetics de Tolna
Condessa Alexandra Olga Festetics de Tolna
Condessa Karola Friderika Festetics de Tolna
Nome completo
Lady Mary Victoria Douglas-Hamilton
Pai William Hamilton, 11 º Duque de Hamilton
Mãe Maria Amélia de Baden
Nascimento 11 de Dezembro de 1850
Palácio de Hamilton, Escócia
Morte 14 de Maio de 1922 (71 anos)
Budapeste, Hungria
Enterro Mausoléu Festetics, Hungria

Mary Victoria Hamilton [1] (Palácio de Hamilton, 11 de dezembro de 1850Budapeste, 14 de maio de 1922) foi a primeira esposa de Alberto I, Príncipe do Mônaco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Lanarkshire, na Escócia, lady Mary Victoria Hamilton era a única filha de William Hamilton, 11° Duque de Hamilton (1811-1863) e de sua esposa, a princesa Maria Amélia de Baden (1817-1888). Sua mãe era filha do grão-duque Carlos I de Baden e da viscondessa Estefânia de Beauharnais, a prima de Joséphine de Beauharnais, primeira esposa de Napoleão Bonaparte. Tinha portanto ascendências escocesa, alemã e francesa.

Em 21 de setembro de 1869, lady Hamilton desposou o Príncipe Albert Honoré Charles Grimaldi, o único filho e herdeiro de Charles III, Príncipe de Mônaco. A 12 de julho de 1870, Mary Victoria deu à luz um menino, o futuro Luís II. Eles se divorciaram em 28 de julho de 1880.

Em 2 de junho de 1880, tinha se casado com o Conde Conde Tassilo Festetics de Tolna (1850-1933), que recebeu o título de Príncipe de Hungria [2] no dia 21 de junho de 1911. Dessa união, nasceu Alexandra de Tolna, Condessa de Tolna, da qual descendem o estilista Egon von Fürstenberg e a atriz Ira von Fürstenberg.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Seu nome é às vezes erroneamente escrito como Mary Victoria Douglas-Hamilton, porque foi seu irmão, e não seu pai, quem adotou o sobrenome Douglas-Hamilton em vez de Hamilton.
  2. Título não preenchido, favor adicionar.