Masahisa Fujita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Masahisa Fujita
藤田 昌久
Nacionalidade japonesa
Ocupação geógrafo e economista

Masahisa Fujita (藤田 昌久 – ふじた まさひさ) nasceu em 1943 e é um geógrafo e economista do Japão, professor da Universidade de Quioto. Seus ramos de estudo são a geografia regional, geografia econômica e o comércio internacional.

Carreira acadêmica[editar | editar código-fonte]

Masahisa Fujita obteve sua formação em licenciatura em planejamento urbano pela Universidade de Quioto pelo departamento de Engenharia Civil em 1966. Estudou ciência regional pela Universidade da Pensilvânia em Walter Isard e obteve seu doutoramento em ciência regional pela Universidade da Pensilvânia em 1972. Lecionou na Universidade da Pensilvânia por cerca de 20 anos e atualmente faz parte do corpo docente do Instituto de Pesquisas Econômicas (Kier) da Universidade de Quioto desde 1995, onde atuou como diretor em 1999. Foi ainda presidente do Institute of Developing Economies durante os anos de 2003 a 2007, e propôs um conceito básico do Economic Research Institute for ASEAN and East Asia para JETRO e METI. Em 2007 ele se tornou presidente do Research Institute of Economy, Trade and Industry. Fujita é conhecido como um dos pioneiros da Nova Geografia Económica e pela investigação espacial da economia.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Autoria ou co-autoria (em inglês)[editar | editar código-fonte]

Autoria ou co-autoria (em japonês)[editar | editar código-fonte]

  • Urban Economic Theory , 都市空間の経済学, 小出博之訳, (東洋経済新報社, 1991年)
  • "The Spatial Economy : Cities, Regions, and International Trade" (ポール・クルーグマン、アンソニー・ヴェナブルズと共著), (空間経済学 都市・地域・国際貿易の新しい分析), 小出博之訳, (東洋経済新報社, 2000年)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]