Massacre de Mountain Meadows

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A página está num processo de expansão ou reestruturação.
Esta página está a atravessar um processo de expansão ou reestruturação. A informação presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que estão a ser corrigidos. Todos estão convidados a dar o seu contributo e a editar esta página. Caso esta não tenha sido editada durante vários dias, retire esta marcação.

Esta página foi editada pela última vez por LPrati (D C) 16 meses atrás. (Recarregar)

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mountain Meadows Massacre Site
Registro Nacional de Lugares Históricos
Marco Histórico Nacional dos EUA
Massacre de Mountain Meadows está localizado em: Utah
Localização: Oeste da SR 18, aproximadamente 3 milhas ao norte de Central
 Utah
 Estados Unidos
Coordenadas: 37° 28′ N 113° 38′ W
Adicionado ao NRHP: 23 de junho de 2011 (3 anos)[1] [2]
Nomeado NHL: 23 de junho de 2011 (3 anos)[3]
Registro NRHP: 11000562

O Massacre de Mountain Meadows (também chamado, em Português, de Massacre dos Montes Meadows) foi um massacre em massa em Mountain Meadows, território do Utah, por um grupo mórmon e nativos indígenas da tribo dos paiutes em 11 de setembro de 1857. O incidente iniciou em um ataque, e rapidamente se transformou em um cerco, e culminou no assassinato de emigrantes. Todos os emigrantes, exceto crianças e adolescentes até os dezessete anos, foram mortos. O número de mortos é incerto, contudo foi - certamente - expressivo. Após o massacre, os corpos das vítimas foram deixados no local, até entrarem em decomposição, e as crianças e adolescentes sobreviventes foram adotados por famílias locais.

Foi designado, em 23 de junho de 2011, um local do Registro Nacional de Lugares Históricos[1] [2] bem como, na mesma data, um Marco Histórico Nacional[3] .

História[editar | editar código-fonte]

Em meados de 1857, um grupo de 40 famílias oriundas do Arkansas se uniram para atravessar o oeste dos Estados Unidos rumo à Califórnia. Eram liderados por Alexander Fancher. Naquela época, o território do Utah, atual estado do Utah, enfrentava a Guerra Mórmon, um grande conflito entre o governo e os Pioneiros mórmons, que temiam serem novamente expulsos do local. Em razão disso, Salt Lake City tornara-se um dos principais focos de guerrilha nos Estados Unidos.

Durante sua rota ao oeste do país, o grupo imigrante seguiu viagem pelo território do Utah. Embora o grupo estivesse bem equipado, armado e organizado, muitos de seus animais estavam debilitados, o que fez com que o grupo decidisse repousar em Moutain Meadows, uma montanha situada cerca de 55 quilômetros ao sul de Salt Lake City. Os colonos mórmons, juntamente com os paiutes - nativos americanos da região - desconfiavam da intenção dos membros da caravana, que possuiam um preconceito nítido contra mórmons.

Os nativos indígenas da região também guardavam um sentimento antagonista contra o povo do Leste americano, que, de acordo com eles, não compartilhavam o sentimento de fraternidade para com eles. Devido ao clima de insegurança dos nativos indígenas, que muitas vezes foram mortos e torturados pelos colonos, e também a desconfiança dos colonos mórmons, ocorreu o primeiro ataque contra os membros da caravana entre os dias 8 e 9 de setembro de 1857.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês) Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 28 de abril de 2013.
  2. a b Fotos para documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês) Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 28 de abril de 2013.
  3. a b Mountain Meadows now a national historic landmark (em inglês) The Salt Lake Tribune (5 de julho de 2011). Página visitada em 28 de abril de 2013.


Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço relacionado ao Projeto América do Norte. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.