Master (França)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O master é um diploma nacional e um grau do ensino superior francês, obtido ao validar o quinto ano de estudos após o Baccalauréat (ensino médio na França).

Na França, o diploma de master é diferente do Mastère Spécialisé e do MSc reconhecidos pela Conférence des grandes écoles, e também sendo diferente do magistère.

O "grau de master" é obtido através de várias formações do ensino superior francês, como as écoles d'ingénieurs[nota 1], as escolas de comércio e as universidades. O "diplôme national de master"[nota 2] é emitido por uma universidade, dois anos após a obtenção de uma licença. Ambos diplomas de master comprovam indiferentemente cinco anos de estudos após o ensino médio francês.

Graças à lei Reforma Licence-Master-Doctorat de 2007, o segundo ciclo do ensino superior francês passou a corresponder aos estudos pós-licence que levam à obtenção do master.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

O master tem como objetivos a formação geral e profissional, permitindo aos estudantes completar seus conhecimentos, aprofundar sua cultura e iniciá-los à pesquisa científica correspondente.[1]

Diplomas que concedem o grau de master[editar | editar código-fonte]

O grau de master é conferido pelo Estado francês aos titulares dos diplomas seguintes:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. "Escolas de engenheiros".
  2. "Diploma nacional de master".

Referências

  1. «Code de l'éducation - Article L612-5». Consultado em 13 de outubro de 2013  (em francês)