Masters of the Universe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Masters of the Universe
Criador Mattel
Filmes e televisão
Filmes Masters of the Universe (1987)
Programas televisivos He-Man e os Mestres do Universo
She-Ra: A Princesa do Poder

Masters of the Universe é uma franquia criada pela empresa de brinquedos Mattel.

Embora tenha bastante personagens, a premissa principal gira em torno do conflito entre o heroico He-Man e o maléfico Esqueleto, conhecido em língua inglesa como Skeletor. Desde o seu lançamento no final de 1981, a franquia gerou uma variedade de produtos, incluindo seis linhas de figuras de ação, quatro série animada de televisão, várias séries de quadrinhos, e um filme. Roger Sweet afirma ser o criador da franquia, embora isso não seja reconhecido oficialmente pela Mattel e é contestada por alguns outros colaboradores. Os primeiros livros sobre a criação da franquia foram escritos Donald F. Glut.


Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

He-Man e os Mestres do Universo[editar | editar código-fonte]

Para alavancar a venda dos bonecos da série, foi encomendada à Filmation Studios uma série de desenho animado baseada nos conceitos desenvolvidos pela Mattel. Assim, em 1983 foi lançada a série He-Man and the Masters of the Universe. A série utilizava a técnica de rotoscopia, assim como outros desenhos da Filmation (como Tarzan), em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores. Quem assistiu às séries da Filmation podia ver semelhanças entre os movimentos dos personagens das séries.

A série teve duas temporadas de 65 episódios cada, de 1983 a 1985. Em 1985 a Filmation passou a trabalhar outra série para o público infantil feminino, She-Ra, a princesa do poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra.

She-Ra: A Princesa do Poder[editar | editar código-fonte]

Em 1985 a Mattel decide diversificar e cria a linha "Princess of Power", criando a personagem She-Ra. A linha era composta quase que exclusivamente por personagens femininos.

As Novas Aventuras de He-Man[editar | editar código-fonte]

A série original foi seguida pela série de 1990, chamada de As Novas Aventuras de He-Man, na qual He-Man era transportado para o futuro, para um planeta chamado Primus. Esta série, apesar de 65 episódios, não fez sucesso como a original, e foi exibida nos EUA originalmente entre setembro a dezembro de 1990.

He-Man e os Mestres do Universo 2002[editar | editar código-fonte]

Em 2002, uma nova série, exibida no canal Cartoon Network, retomou os conceitos da série original, mas numa abordagem mais séria.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Em 1987 foi lançado um filme baseado na série de brinquedos, com Dolph Lundgren no papel de He-Man.

Em 2007 foi anunciada a produção de um novo filme baseado nos personagens que deverá se chamar Grayskull: Masters of the Universe.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]