Mastócito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cultura de mastócitos ampliada 100x.

O mastócito (por vezes também referido por labrócito) é uma célula do tecido conjuntivo, originado de celulas hematopoéticas situadas na medula óssea.[1] Contém no seu interior uma grande quantidade de grânulos cheios de histamina (substância envolvida nos processos de reações alérgicas) e heparina (uma substância anticoagulante). Os grânulos dos mastócitos são metacromáticos (têm a capacidade de mudar a cor de determinados corantes básicos) em função de sua alta concentração de radicais ácidos presentes na heparina. O seu papel mais conhecido é na reação alérgica. Desempenha também um papel de proteção, estando envolvido no sarar das feridas e na defesa contra organismos patogênicos.

O mastócito não pode ser confundido com o basófilo, pois têm origens diferentes.Tanto o basófilo quanto o mastócito se originam da medula óssea e suas semelhanças levaram a acreditar que um se diferenciava no outro, no entanto evidências experimentais mostraram que seus precursores na medula são diferentes.O basófilo sai da medula óssea no seu estado maduro e os mastócitos circulam na sua forma imatura, apenas amadurecendo no tecido de atuação.[2][3]

Mastócitos da mucosa, presente no intestino e nos pulmões em sua superficie contém respostas específicas para imunoglobolina principalmente IgE. É a principal célula responsável pelo famoso choque anafilático local (no tecido conjuntivo).

De acordo com referências no PubMed (Mesh), os mastócitos são originárias da medula óssea.

Notas e referências

  1. Histologia Básica Junqueira & Carneiro. 12ª Edição p. 95
  2. G M T / Prussin C, Metcalfe DD (2003). "IgE, mast cells, basophils, and eosinophils". J Allergy Clin Immunol 111 (2 Suppl): S486–94. doi:10.1067/mai.2003.120. PMID 12592295.
  3. G M T / Marieb, Elaine N. & Katja Hoehn. Human Anatomy and Physiology. Seventh edition. San Francisco: Pearson Benjamin Cummings, 2007. pg. 659.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/68008407

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.