Matchless

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Matchless Motorcycle Company
Matchless tank badge.jpg
Fundação 1899
Fundador(es) Henry Herbert Collier
Encerramento 1966
Sede Plumstead - Londres
Produtos Motocicletas

Matchless (Matchless Motorcycle Company) foi uma industria de motocicletas britânica fundada em 1899 pelo inventor e designer, Henry Herbert Collier e seu irmão Charlie, e sua sede industrial era no distrito de Plumstead, região metropolitana de Londres[1] [2] .

Suas primeiras unidades foram produzidas em 1901 e na década de 1910, a Matchless ganhou importantes competições inglesas de velocidade com os pilotos Henry e Charlie, porém, somente em 1912 a empresa decidiu fazer seus próprios motores[1] .

Em 1938, a Matchless juntou-se com outras empresas para criar a Associated Motor Cycles (AMC) e nas décadas seguintes, a AMC, dona da marca, obteve sucessos de vendas em alguns modelos, enquanto outras modelos lançados não obtiveram as mesmas popularidades. Na década de 1960, algumas unidades industriais da AMC foram fechadas e com o declínio das vendas, a empresa faliu em 1966[1] , porém, suas fábricas foram adquiridas pela Norton-Villiers, que produziu alguns modelos da antiga Matchless até meados da década de 1970, mantendo os seus projetos originais[3] .

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c British motorcycle manufacturers, Chadwick's Web, http://www.ianchadwick.com/motorcycles/britbikes/otherk_q.html#m, visitado em 12 de outubro de 2014 
  2. Motorcycle: Matchless, Is-it-a-lemon, http://www.is-it-a-lemon.com/modules.php?name=News&file=print&sid=781, visitado em 12 de outubro de 2014 
  3. History of the Marque, Jampot, http://www.jampot.com/History.asp, visitado em 13 de outubro de 2014 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Matchless