Matthew Broderick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde julho de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Matthew Broderick
Broderick na premiere de 2009 de Wonderful World
Nascimento 21 de março de 1962 (52 anos)
Nova York,  Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Sarah Jessica Parker (1997 - presente)
IMDb: (inglês)

Matthew Broderick (Nova York, 21 de março de 1962) é um ator estadunidense de cinema e teatro, célebre pela sua interpretação de Ferris Bueller em Ferris Bueller's Day Off (br: Curtindo a Vida Adoidado), e por outros papéis, como Nick Tatopoulos, em Godzilla, o Inspetor Bugiganga em Inspector Gadget, Jimmy Garrett em Project X e David Lightman em WarGames. Também dublou os personagens do Simba adulto em The Lion King e The Lion King II: Simba's Pride, Tack the Cobbler em The Thief and the Cobbler, Adam Flaymen em Bee Movie, ao lado de Jerry Seinfeld, e Despereaux em The Tale of Despereaux. Ele atuou como Leo Bloom no filme e produções da Broadway de The Producers, e como o coronel Robert Gould Shaw, no drama Glory, sobre a Guerra Civil Americana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Broderick nasceu em Nova York, filho de Patricia Biow, uma dramaturga, atriz e pintora, e de James Joseph Broderick, um ator.[1] [2] A mãe de Broderick era judia e seu pai, um católico de descedência irlandesa.[3] [4] [5] Broderick frequentou a escola primária City & Country School e cursou o ensino médio na Walden School. Depois da morte de sua mãe, suas pinturas foram exibidas na Tibor de Nagy Gallery em Nova York.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

O primeiro papel importante de Broderick veio em uma oficina de produção HB Studio, do dramaturgo Horton Foote, de On Valentine's Day, atuando ao lado de seu pai, que era amigo de Foote. Este foi seguido de um papel principal na produção off-Broadway de Harvey Fierstein, Torch Song Trilogy, então, uma boa análise do crítico de teatro do New York Times, Mel Gussow, chamou a atenção da Broadway. Broderick comentou sobre os efeitos dessa análise em uma entrevista de 2004, 60 Minutes II:

Antes que eu percebesse, eu era como esse cara em um jogo quente. E, subitamente, todas estas portas abriram. E é só porque Mel Gussow passou a vir pela direita antes de ser fechada e aconteceu assim. É simplesmente impressionante. Todas essas coisas precisam estar alinhadas que estão fora de nosso controle.
Broderick na Suécia durante sua promoção de Ferris Bueller's Day Off, Dezembro de 1986.

Ele seguiu com o papel de Eugene Morris Jerome, na Eugene Trilogy, de Neil Simon, incluindo as peças, Brighton Beach Memoirs e Biloxi Blues. Seu primeiro papel em um filme foi também escrito por Neil Simon. Broderick estreou em Max Dugan Returns, de 1983. Seu primeiro grande filme foi WarGames, um hit do verão de 1983. Foi seguido pelo papel de Philippe Gaston em Ladyhawke, em 1985.

Broderick ganha então, o papel do charmoso, talentoso e preguiçoso em Ferris Bueller's Day Off. Com 23 anos, Broderick atua como um estudante de ensino médio que, com sua namorada e seu melhor amigo, joga hooky e explora Chicago. O filme continua a ser uma das comédias favoritas dos anos 80 hoje e é um de seus mais conhecidos papéis (particularmente entre adolescentes). E em 1987, ele atuou como um piloto da tropa da força aérea, Jimmy Garrett em Project X. No filme de 1989, Glory, Broderick recebe boas notas pelo seu retrato do oficial da Guerra Civil Americana, Robert Gould Shaw.

Nos anos 90, Broderick pegou o papel como o leão adulto Simba, na animação de sucesso The Lion King, e também dublou Tack the Cobbler na versão controversa da Miramax de The Thief and the Cobbler, que havia sido originalmente concebido como um papel em silêncio. Ele ganhou conhecimento por dois papéis de humor negro. O primeiro era de um solteirão em The Cable Guy. O segundo era de um professor do ensino médio em Alexander Payne's Election.

Broderick retornou a Broadway como uma estrela de um musical nos anos 90, mais notavelmente com sua performance ganhadora do Tony Awards em How to Succeed in Business Without Really Trying e sua performance nomeada ao Tony Awards da versão para os palcos de Mel Brooks de The Producers, em 2001. Ele continuou a fazer participações em filmes, inclusive a adaptação de 2005 de The Producers. Broderick atuou no papel de Leopold “Leo” Bloom, um contador que co-produzia um musical designado a falir, mas que se torna bem sucedido.

Broderick se reuniu com sua co-estrela de The Lion King e The Producers, Nathan Lane, em The Odd Couple, que abriu na Broadway em outubro de 2005. Ele apareceu na Broadway como um professor universitário em The Philanthropist, executando de 10 de abril a 28 de junho de 2009.[6]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Broderick e sua esposa Sarah Jessica Parker em 2009.

Broderick conheceu a atriz Jennifer Grey no set de Ferris Bueller's Day Off e em 1986 ficou brevemente comprometido com ela.

Broderick conheceu a atriz Sarah Jessica Parker através de seu irmão e os dois se casaram em 19 de maio de 1997 em uma cerimônia civil em uma sinagoga no Lower East Side. Embora Broderick se considere culturalmente judeu[7] [8] , a cerimônia foi realizada pela sua irmã, Janet Broderick Kraft, uma sacerdotisa episcopal.[9] .

Parker e Broderick tem um filho, James Wilke Broderick, nascido em 28 de outubro de 2002. Em 28 de abril 2009, confirmou-se que Parker e Broderick esparavam gêmeas através de barriga-de-aluguel.[10] A mãe-de-aluguel de Broderick e Parker entregou suas filhas gêmeas, Marion Loretta Elwell e Tabitha Hodge em 22 de junho de 2009.[11] [12] .

Embora eles vivam em New York, eles gastam uma quantidade considerável de tempo na sua casa de férias perto de Kilcar, uma vila em County Donegal, Irlanda, onde Broderick passou seus verões quando criança. Eles também tem uma casa em The Hamptons.[13]

Acidente de automóvel[editar | editar código-fonte]

Em 5 de agosto de 1987, Broderick foi a Irlanda do Norte, de férias com Grey, quando em uma BMW alugada, ele desviou para a pista errada em uma estrada em Enniskillen, County Fermanagh e esmagou a cabeça em um carro dirigido por Anna Gallagher, 30. Ela e sua mãe, Margaret Doherty, 63, morreram instantaneamente.

Broderick passou quatro semanas em um hospital de Belfast com uma fratura na perna e nas costelas, pulmão colapsado e concussão. Grey sofreu ferimentos leves.

Broderick contou às autoridades que ele não tinha lembrança do acidente e não sabia por que estava na pista errada.

Eu não me lembro o dia. Eu não me lembro sequer de me levantar pela manhã. Não me lembro de fazer a minha cama. Primeiro que eu lembro é de acordar no hospital, com uma sensação muito estranha acontecendo em minha perna.

disse ele na época.[14]

Broderick foi acusado de causar morte por condução perigosa e enfrentar uma pena de prisão de até cinco anos. Ele foi mais tarde condenado por menor carga de condução negligente e multado em US$ 175. A família da vítima chamou o caso de "uma farsa da justiça".[14]

Broderick concordou em se reunir com a família das duas mulheres, na primavera de 2003, de modo que a família poderia ganhar algum senso de encerramento sobre o acidente.[14]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Filme Título no Brasil Título em Portugal Papel Notas
1983 Max Dugan Returns A Volta de Max Dugan O Regresso do Aventureiro Michael McPhee Papel de estreia
WarGames Jogos de Guerra Jogos de Guerra David Lightman Indicado — Saturn Award de melhor ator
1985 1918 Irmão
Master Harold...and the Boys Harold "Hally" Indicado — CableACE Award de ator de teatro ou dramático
Ladyhawke O Feitiço de Áquila A Mulher Falcão Phillipe Gaston
1986 Ferris Bueller's Day Off Curtindo a Vida Adoidado O Rei dos Gazeteiros Ferris Bueller
On Valentine's Day No Dia dos Namorados Brother
1987 Project X Projeto Secreto: Macacos Projecto X James "Jimmy" Garrett
1988 She's Having a Baby Ela vai ter um bebê A Vida Não Pode Esperar participação especial como Ferris Bueller
Biloxi Blues Metidos em Encrencas Os Rapazes de Biloxi Eugene Morris Jerome
Torch Song Trilogy Essa Estranha Atração Corações de Papel Alan Simon
1989 Family Business Negócios de Família Negócios de Família Adam McMullen
Glory Tempo de Glória Tempo de Glória Coronel Robert Gould Shaw
1990 The Freshman Um Novato na Máfia O Caloiro da Máfia Clark Kellogg
1992 Out on a Limb Um Yuppie em Apuros Malvados Dólares William "Bill" Campbell
1993 The Night We Never Met A Noite Que Nunca Nos Encontramos Mesma Casa, Outras Noites Samuel "Sam" Lester
A Life in the Theater John Filme feito para televisão
1994 The Lion King O Rei Leão O Rei Leão Simba o Leão (adulto) (somente a voz)
Mrs. Parker and the Vicious Circle Círculo do Vício A Senhora Parker e o Círculo do Vício Charles MacArthur
The Road to Wellville O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg Sexo e Corn Flakes William "Will" Lightbody
1995 The Thief and the Cobbler O Cavaleiro das Arábias Tack the Cobbler (somente a voz)
1996 The Cable Guy O Pentelho O Melga Steven M. Kovacs Indicado — MTV Movie Award de melhor luta (com Jim Carrey)
Infinity Infinity - Um amor sem limites Richard Feynman
1997 Addicted to Love A Lente do Amor Viciados no Amor Sam
Lewis & Clark: The Journey of the Corps of Discovery Sgt. John Ordway (Special de TV/somente a voz)
1998 Godzilla Godzilla Godzilla Dr. Niko "Nick" Tatopoulos
The Lion King II: Simba's Pride O Rei Leão II: O Reino de Simba O Rei Leão 2: O Reino de Simba Simba o Leão (somente a voz)
Walking to the Waterline Herança do Passado Michael Woods
1999 Election Eleição James "Jim" McAllister Indicado — Chlotrudis Award de melhor ator
Inspector Gadget Inspetor Bugiganga Inspector Gadget Inspetor Bugiganga / Robo-Bugiganga / Jonathan "John" Brown
2000 You Can Count on Me Conte comigo Podes Contar Comigo Brian Everett
2003 The Music Man Professor Harold Hill Filme feito para televisão
Good Boy! Um Cão do Outro Mundo Um Cão do Outro Mundo Canid 3492 o Cachorro ("Hubble") (somente a voz)
2004 The Lion King 1½ O Rei Leão 3: Hakuna Matata O Rei Leão 3: Hakuna Matata Simba o Leão (adolescente e adulto) (somente a voz)
Marie and Bruce Marie e Bruce Marie e Bruce Bruce
The Stepford Wives Mulheres Perfeitas Mulheres Perfeitas Walter Kresby
The Last Shot Luzes, câmera, ação O Último Golpe Steven Schats
2005 The Producers Os Produtores Os Produtores Leopold Bloom
Strangers with Candy Roger Beekman
2006 Deck the Halls Um Natal Brilhante Um Vizinho a Apagar Steven "Steve" Finch
2007 Then She Found Me Quando me Apaixono Até que Me Encontrou Benjamin "Ben" Green
Bee Movie Bee Movie: A História de uma Abelha A História de uma Abelha Adam Flayman (somente a voz)
2008 Diminished Capacity Perdidos e Achados Cooper Kennedy
Finding Amanda Procurando Amanda À Procura de Amanda Taylor Peters Mendon Indicado — Prism de performance em longa-metragem
The Tale of Despereaux O Corajoso Ratinho Despereaux A Lenda de Despereaux Despereaux (somente a voz)
2010 Wonderful World Benjamin "Ben" Singer
2011 Margaret Andrew "Andy" Van Tassel
Spot Steve (somente a voz)
Tower Heist Roubo nas Alturas Mr. Fitzhugh
2012 Davis Baton Davis Baton
Hans Christian Andersen Hans Christian Andersen

Teatro[editar | editar código-fonte]

Teatro
Ano Peça Notas
1981 Torch Song Trilogy
1983 Brighton Beach Memoirs
1985 Biloxi Blues
1995 How to Succeed in Business Without Really Trying (revival)
1999 Night Must Fall (revival)
2000 Taller Than a Dwarf
2001-2002, 2003 The Producers
2002 Short Talks on the Universe
2004 The Foreigner
2005 The Odd Couple (revival)
2009 The Philanthropist (revival)
The Starry Messenger

Televisão[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Série Episódio
1981 Lou Grant "Generations"
1985 Faerie Tale Theatre "Cinderella"
1995 Frasier "She's the Boss"
2008 30 Rock "Cooter"
2009 Cyberchase "Father's Day"
Who Do You Think You Are?
2010 Louie "Heckler/Cop Movie"
2012 Modern Family "Mistery Date"

Referências

  1. Matthew Broderick. Genealogy.com (2008). Página visitada em 2008-05-19.
  2. "Biography: Patricia Broderick", Tibor de Nagy, 2008. Página visitada em 2008-05-19.
  3. Tom Tugend. "Bialystock and Bloom Tell the Truth", JewishJournal, 16 December 2005. Página visitada em 2008-05-19.
  4. Celia McGee. "Broderick's Set to Bloom in 'Producers'", The New York Daily News, 18 April 2001. Página visitada em 2006-12-13.
  5. Mark Seal. "Magical Mystery Tour", American Way, 1 January 2006. Página visitada em 2008-05-19.
  6. Jones, Kenneth.Broadway's Philanthropist, Starring Broderick, Goes On Sale", playbill.com, February 20, 2009
  7. Rachelle Unreich. "Matthew Broderick: one of the guys", Detour Magazine, 1996, pp. 38–42. Página visitada em 2008-05-19.
  8. Nate Bloom. "Celebrity Jews", Jewish News Weekly, 2005-12-16. Página visitada em 2008-05-19.
  9. Serena Kappes. "Friend Finds He Can Count on Broderick", People, 2000-11-10. Página visitada em 2008-05-19.
  10. Sarah Jessica Parker & Matthew Broderick to Have Twins!. People. Página visitada em 2009-04-28.
  11. Fleeman, Mike (2009-06-23). Sarah Jessica Parker and Matthew Broderick Reveal Twins' Names – Babies, Matthew Broderick, Sarah Jessica Parker. People.com. Página visitada em 2010-05-06.
  12. "Sarah Jessica Parker and Matthew Broderick Welcome Twin Girls", TVGuide.com. Página visitada em 2009-06-23.
  13. Sarah Jessica Parker & Matthew Broderick’s Hamptons House. Hookedonhouses.net (2009-06-18). Página visitada em 2010-05-06.
  14. a b c Bill Hoffmann (September 2, 2002). Broderick's Guilt. New York Post. Página visitada em 2009-05-17.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Matthew Broderick