Matthew Gray Gubler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

0

Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde maio de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Matthew Gray Gubler
Nome completo Matthew Gray Gubler
Outros nomes Mat, Gub
Nascimento 9 de Março de 1980 (34 anos)
Las Vegas, Nevada,  Estados Unidos
Ocupação Ator e Modelo
Atividade 2004-presente
Página oficial
IMDb: (inglês) (português)

Matthew Gray Gubler (Las Vegas, 9 de março de 1980) é um ator estadounidense, diretor, desenhista e ex-modelo. Ele é mais conhecido por seu papel como o jovem gênio Dr. Spencer Reid na série de televisão Criminal Minds, exibida pela CBS, em que também dirigiu dois episódios. Gubler também apareceu no filme "500 Days of Summer" como o amigo de Joseph Gordon-Levitt "Paul". Gubler também é a voz de um dos esquilos, Simon Seville, nos filmes Alvin e os Esquilos, Alvin e os Esquilos 2 e Alvin and the Chipmunks 3: Chipwrecked. Gubler dirigiu e criou vários filmes, a maioria deles filmados em sua cidade natal, Las Vegas, bem como em Nova York, antes de sua formatura da NYU.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Gubler estudou na Escola Meadows, e obteve a graduação universitária na Las Vegas Academy of International Studies, Performing and Visual Arts (Academia de Estudos Internacionais, Artes Cênicas e Visuais de Las Vegas, em tradução livre), onde se especializou em atuação, porque a escola não oferecia o seu "primeiro amor", cinema. [1] É graduado pela New York University's Tisch School of the Arts onde se formou em direção de cinema. Ele também frequentou a UC Santa Cruz. Os pais de Gubler nasceram em Las Vegas e sua mãe, Marilyn Gubler, foi a primeira mulher a atuar como presidente do Partido Republicano estadual. Seu avô Maxwell Kelch foi o primeiro presidente da Câmara de Comércio de Las Vegas e fundou a primeira estação de rádio da cidade (Keno). A irmã de Matthew, Laura Dahl, é uma designer de moda com residência em Nova York. Ele tem um irmão chamado Gray Gubler, nascido em 1994, que apareceu no vídeo da música para a canção Reagan, de Whirlwind Heat (que Matthew também dirigiu).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Enquanto estava na NYU Film School, Gubler foi encontrado por um caçador de modelos e, em seguida, trabalhou como modelo com o DNA Model Management para Tommy Hilfiger, Marc Jacobs e da American Eagle, entre outros. Ele também foi classificado como o No. 46 na lista dos 50 melhores modelos masculinos do site models.com. Ele desfilou para marcas como Burberry, Marc Jacobs, e vários outros.

Depois que ele começou a modelar, Gubler estagiou com Wes Anderson, que o encorajou a fazer um teste para um papel em seu filme "A Vida Marinha com Steve Zissou" (título da dublagem brasileira). Gubler fez, e conseguiu o papel de Nico (também conhecido como Intern # 1). Essa participação o levou ao papel de Dr. Spencer Reid em Criminal Minds. Um episódio da série, que se encerra com uma cena do personagem, Spencer Reid, olhando para o cano de uma arma, recebeu as notas mais altas da história do programa (por episódio), sendo visto por mais de 26 milhões telespectadores. Apesar de Matthew ser mais conhecido como ator de televisão, em Criminal Minds, ele também participa da direção da série. Em alguns episódios da série ele usa óculos de grau Ray-Ban: Gubler é extremamente míope.

Ele também teve um pequeno papel no filme "RV", de 2006, como o infame Joe Joe e dublou o personagem Simon (o esquilo inteligente) em "Alvin e os Esquilos" em 2007 e novamente em 2009 em "Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel", ao lado de Jason Lee como Dave, Justin Long como Alvin e Jesse McCartney como Theodore. Ele também participou de filmes mais recentes, como Magic Valley, Pornstar, Alvin and the Chipmunks: Chip-Wrecked e Excision. Ele também fez a voz de Winsor em Scooby Doo: Legend of Phantasor.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Título em português Personagem Notas
2005-Atual Criminal Minds br: / pt:Mentes Criminosas Spencer Reid[1]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Enquanto filmava "A Vida Marinha com Steve Zissou", Gubler fez o documentário intitulado "Jornal Interno da Vida Marinha de Matthew Gray Gubler" (tradução livre), um "por trás das cenas" das filmagens, que mais tarde foi incluído em alguns lançamentos em DVD. Gubler tem dirigiu e estrelou uma série de "mocumentários" (termo usado nos Estados Unidos para classificar produções crítico/cômicas em que fatos fictícios são apresentados como verídicos em formato de documentário) auto-depreciativos chamada "Matthew Gray Gubler: o Documentário Não Autorizado", em que ele parodia o comportamento Hollywoodiano, filmados no set de gravações de Criminal Minds. Uma sequência "Matthew Gray Gubler: O Documentário Autorizado" também foi feita, embora apenas um episódio já está disponível. Ele dirigiu, editou e co-produziu o vídeo da música "Don't Shoot Me Santa", da banda de rock The Killers. Ele também apareceu como personagem principal em "Como ser um serial killer".

Gubler dirigiu o episódio "Mosley Lane" que foi o 16º da 5ª temporada de Criminal Minds, originalmente exibido em 3 de março de 2010, além do episódio "Lauren" (6x18), que foi ao ar um ano depois, em 16 de março de 2011. O episódio de "Lauren" incluiu a saída da personagem fixa de Paget Brewster (a agente Emily Prentiss), que mantém uma amizade com Gubler fora do trabalho na série. Brewster pediu especificamente Gubler para dirigir seu último episódio do seriado, apesar de ter sido anunciado depois que ela voltaria para a sétima temporada.

Ano Título Título em português Personagem Notas
2004 The Life Aquatic with Steve Zissou br: A Vida Marinha com Steve Zissou
pt: Um Peixe Fora de Água
Estagiário 1
2006 RV br: Férias no Trailer
pt: Com a Casa às Costas
Joe Joe
2007 Alvin and the Chipmunks br / pt: Alvin e os Esquilos Simon Seville Voz
2008 The Great Buck Howard Russell
2008 How to Be a Serial Killer Bart
2009 (500) Days of Summer br: (500) Dias com Ela
pt: (500) Dias com Summer
Paul
2009 Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel br: / pt: Alvin e os Esquilos 2[2] Simon Seville Voz
2011 All-Star Superman Jimmy Olsen Voz
2011 Magic Valley Mok
2011 Scooby-Doo Legend of the Phantosaur Winsor Voz
2011 Alvin and the Chipmunks: Chipwrecked br: Alvin e os Esquilos 3: Naufragados[3]
pt: Alvin e os Esquilos 3
Simon Seville Voz
2011 Excision Mr. Claybaugh

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.