Maturação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Maturação ou amadurecimento é o processo de desenvolvimento dos seres vivos ou suas partes no sentido de tornar o organismo apto para a reprodução. Em relação aos animais, diz-se que, nessa altura, eles atingem a maturidade. Os seres que ainda não atingiram a maturidade designam-se como "imaturos".

Maturação dos frutos[editar | editar código-fonte]

Na linguagem corrente, é comum falar-se da maturação das frutas no sentido de se encontrarem em condições de serem consumidas.

Classifica-se um fruto como maduro quando a sua semente se encontra totalmente formada e pronta para a disseminação. O fruto pode, então, adquirir características como: intensificação do cheiro, mudança da cor ou mesmo a queda do fruto de seu vegetal originário (ex: as maçãs que caem da macieira).

O antônimo de maduro é imaturo (ainda que, na linguagem corrente, se utilize a expressão "verde", devido à cor típica dos frutos ainda em desenvolvimento).

Maturação na visão psicológica humana[editar | editar código-fonte]

Dentro de uma visão psicológica, diz-se o ser humano maturo, aquele que tem uma grande experiência de vida e uma visão melhor dessa no seu sentido filosófico. Uma pessoa que passa por derivados estágios, segundo Piaget que tem que passar, para atingir a fase de maturação, ou seja; o ser humano está sempre em transformação passando por várias experiências assimilando e acomodando cada uma de acordo com suas necessidades... A maturação, nesse sentido, pode ocorrer após ou durante uma crise psicológica, desencadeada, geralmente, por algum evento importante na vida do indivíduo. É um processo essencial no desenvolvimento individual. A maturação controla o crescimento físico e o tempo de aparecimento de atividades motoras como os reflexos de arranhar, engatinhar, etc. É o desenvolvimento do organismo como ou na função do tempo referente a transformação neurofisiológicas e bioquímicas que tem desde o começo da vida até a morte.

Maturação de alimentos[editar | editar código-fonte]

O termo também é bastante usual na produção de alimentos como queijos, carnes, vinhos e outras bebidas alcoólicas.

A maturação da manteiga dá-se por um processo de adição de fermentos lácteos, que desenvolvem o seu aroma e trabalham toda a sua textura.


Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.