Matutina Meiapontense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Matutina Meiapontense
Matutina Meiapontense
Sede Pirenópolis,  Goiás,
 Brasil
Fundação 5 de março de 1830 (194 anos)
Fundador(es) Joaquim Alves de Oliveira
Diretor Luís Gonzaga de Camargo Fleury (primeiro)
Término de publicação 24 de maio de 1834

Matutina Meiapontense foi um jornal que circulou na província de Goiás entre 5 de março de 1830 a 24 de maio de 1834, totalizando 526 números, e é considerado o mais antigo do Centro-Oeste, pois surgiu no período do Primeiro Império do Brasil, editado na Vila de Meia Ponte, hoje Pirenópolis,[1] pelo comendador Joaquim Alves de Oliveira, tendo como primeiro diretor o padre Luís Gonzaga de Camargo Fleury.

Tinha o jornal um papel importante na elite goiana, considerando-se que a esmagadora maioria da população era de analfabetos, e, assim, os valores ali registrados eram as ideias dos senhores escravistas do interior goiano.

Nos dias atuais, a Matutina Meiapontense é uma importante fonte documental, pois através dela o historiador pode recriar o cotidiano da Província de Goiás. Desprovido de censura, dado aos ideais de liberdade pregados pelo seu fundador, o Comendador Oliveira, foram autorizadas em suas páginas as publicações de anúncios, cartas dos leitores, sátiras e muito humor. Dali brotam informações sobre o político, o social e o cultural dos arraiais e vilas de Goiás, essencial fonte histórica para quem deseja revelar as relações humanas e o cotidiano de uma sociedade escravista, machista e dominada por uma reduzida classe de privilegiados.

A Matutina Meiapontense também foi usada como diário oficial das Províncias de Goiás e de Mato Grosso. A primeira tipografia de Mato Grosso seria instalada em Cuiabá apenas em 1839, e durante esse período os atos oficiais, e todos os documentos que necessitavam de publicidade, e outras notícias sociais,eram impressas nas colunas intituladas "A Província de Mato Grosso" e "Miscelânia Cuiabanense".Aliás, a instalação da tipografia de Mato Grosso coube ao tipógrafo Francisco José de Melo, do Matutina Meiapontense, que cobrou ajuda de custo de 200$000 e a gratificação anual de 600$000. A primeira impressão ocorreu em 14 de agosto de 1839, do jornal Themis Matogrossense, custando 80 réis o exemplar avulso.[2]

Referências

  1. Borges, Rosana Maria Ribeiro; Barbosa, Marialva Carlos (2020). «Diálogos do "sexo débil": significações das cartas de mulheres no jornal A Matutina Meiapontense (1830-1834)». São Paulo. Galáxia: 173-187. Consultado em 5 de março de 2023 
  2. «GT História da Mídia Impressa — Página Inicial». www.ufrgs.br. Consultado em 3 de março de 2022 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • TELES, José Mendonça. A Imprensa Matutina. Goiânia: Editora CERNE, 1989.
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.