Matutuíne (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Matutuíne
(Distrito)
País  Moçambique


Província Maputo
Capital Bela Vista
População 37.239 habitantes
Censo 2007
Área 5.387 km²
Densidade 6,9 hab/km²




O distrito de Matutuíne é uma das subdivisões da província moçambicana de Maputo, aliás, o seu distrito mais meridional, que faz fronteira a sul com a província de KwaZulu-Natal da África do Sul, a oeste com a Suazilândia, a noroeste com o distrito da Namaacha e a norte com o distrito de Boane e cidade de Maputo.

A sede deste distrito é a vila da Bela Vista.

Geografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Censo de 2007, o distrito tem uma população de 37 239 habitantes[1] e uma área de 5 387 km², daqui resultando uma densidade populacional de 6,9 habitantes/km². Isto representa um aumento de apenas 5,9% em relação aos 35 161 habitantes registados no Censo de 1997.

O distrito é atravessado pelos rios Maputo e Tembe, que desaguam na Baía de Maputo; esta baía faz assim também um dos limites norte deste distrito. É entre o rio Maputo e o Oceano Índico, que faz o limite leste deste distrito, que se localiza a Reserva de Elefantes de Maputo, uma importante área de conservação, especialmente de elefantes, mas não só, uma vez que esta região tem um elevado grau de biodiversidade.

Economia[editar | editar código-fonte]

O turismo é um sector muito importante da economia do distrito. Para além da Reserva de Elefantes de Maputo, vários empreendimentos turísticos foram construídos na longa costa do distrito. O centro turístico mais importante é Ponta d'Ouro, situado no extremo sudeste do distrito junto à fronteira com a África do Sul.

Divisão Administrativa[editar | editar código-fonte]

O distrito está dividido em cinco postos administrativos (Catembe, Catuane, Machangulo, Missevene e Zitundo), compostos pelas seguintes localidades:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Perfil do distrito de Matutuíne

Referências