Matões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Matões
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Matões
Bandeira
Hino
Gentílico matoense
Localização
Localização de Matões no Maranhão
Localização de Matões no Maranhão
Localização de Matões no Maranhão
Matões está localizado em: Brasil
Matões
Localização de Matões no Brasil
Mapa
Mapa de Matões
Coordenadas 5° 31' 08" S 43° 11' 56" O
País Brasil
Unidade federativa Maranhão
Distância até a capital 464 km
História
Fundação 30 de dezembro de 1952 (71 anos)
Administração
Prefeito(a) Ferdinando Araújo Coutinho (UNIÃO [1]DEM, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [2] 1 858,007 km²
População total (IBGE/2020[3]) 33 943 hab.
Densidade 18,3 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [4]) 0,567 baixo
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 65 768,699 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 2 257,46
Sítio matoes.ma.gov.br (Prefeitura)

Matões é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população, baseada na estimativa de 2019 do IBGE, era de 33. 782 habitantes. Localiza-se no Leste Maranhense e faz parte da Região do Médio Parnaíba.

História e Geografia[editar | editar código-fonte]

Os jesuítas, partindo de Aldeias Altas, hoje Caxias, penetraram rumo ao sertão maranhense, seguidos por ocupantes de várias sesmarias. Iniciou-se, então, o desbravamento do território, cabendo a parte principal ao sertanista Manoel José de Assunção que se fixando no sitio São José, pertencente à gleba Atoleiro, deu início à povoação. Com a passagem obrigatória dos colonizadores de Gurguéia, oriundos de Jerumenha-PI, bem como daqueles que vinham dos sertões de Pastos Bons, a povoação teve sua sensível melhoria, pois o trânsito contínuo de viajantes possibilitou uma razoável atividade comercial.

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de São José dos Matões, pela lei provincial nº 13, de 08- 05-1835. Elevado à categoria de Vila com a denominação de São José dos Matões, pela lei nº 616, de 06-07-1863. Sede na antiga vila de São José dos Matões. Constituído do distrito sede. Pela lei provincial nº 698, de 02-06-1864, transfere a sede da vila de São José dos Matões para a povoação de São José de Cajazeiras. Pela lei provincial nº 880, de 04-06-1870, a sede volta para a povoação de São José dos Matões. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-12-1943, o município de São José dos Matões passou a denominar-se simplesmente Matões. Por Ato das Disposições Constitucionais Transitórias do Estado de 28-07-1947, o município Matões chamar-se Parnarama mudança de sede e Matões rebaixado à condição de distrito. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, Matões figura como distrito de Parnarama. Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Matões, pela lei estadual nº 849, de 30-12-1952, desmembrado de Parnarama. Sede no atual distrito de Matões. Constituído do distrito sede. Instalado em. Não temos data de instalação. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Mudanças de sede

São José dos Matões para a povoação de São José de Cajazeiras, transferida, pela lei provincial nº 698, de 02-06-1864. São José de Cajazeiras para São José dos Matões, transferida pela lei provincial nº 880, de 04-06- 1870.

Alteração toponímica municipal

São José dos Matões para Matões, alterado pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-12-1943.

RESUMO DA HISTÓRIA

A cidade, antigo distrito, vila (1835) e município com a denominação São José dos Matões (mais tarde somente Matões), passou a denominar-se Parnarama a partir de 28 de julho de 1947 e foi rebaixado para distrito. Em 30 de dezembro de 1952 Matões foi elevado novamente à categoria de município.[6]

LEI DE CRIAÇÃO DO MUNICIPIO DE MATÕES

MUNICÍPIO DE MATÕES

Lei nº 849 de 30 de Dezembro de 1952. Cria o Município de MATÕES e dá outras providências.


O Governador do Estado do Maranhão,

Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° - É criado o Município de Matões, constituído pelo atual distrito do mesmo nome, no Município de Parnarama, do qual é desmembrado de acordo com os limites fixados na presente Lei.

Art. 2° - O Município de Matões fica subordinado ao termo sede da Comarca de Parnarama.

Art. 3° - É elevada à categoria de cidade e convertida em sede do Município, e atual distrito de Matões.

Art. 4° - O Município é constituído de um só Distrito.

Art. 5° - São os seguintes os limites do atual Município:

1 – Com o Município de PARNARAMA:

A partir da interseção da Barra do Arame com as águas do Parnaíba, donde parte uma geodésica para o lugar São Pedro dos Morros que fica para Matões; desse povoado para Boa Esperança, Canabrava, Ribeirão, Pedreiras, Cabo Verde, Posse, Lagoa Grande; seguindo a estrada de rodagem que dividirá os dois Municípios até o povoado Paiol à margem do Itapecuru, que fica para Matões.

2 – Com o Município de CAXIAS:

Pelos atuais limites intermunicipais de Caxias sem Timon.

3 – Com o Município de TIMON:

Pelos atuais limites intermunicipais de Timon e Parnarama, até a foz do Riacho Garapa, à margem esquerda do rio Parnaíba.

4 – Com o Estado do Piauí:

Começa na foz do Riacho Garapa à margem esquerda do Rio Parnaíba; segue pelos limites entre o Maranhão e Piauí até a Barra do Araim.

DIVISAS INTERDISTRITAIS

O Município constitui um só distrito.

Art. 6° - A presente Lei entrará em vigor no dia 1° de janeiro de 1953; revogam-se as disposições em contrário.

Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da presente Lei pertencerem, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nele se contém. O Secretário de Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Segurança, a faça publicar, imprimir e correr.

Palácio do Governo do Estado do Maranhão, em São Luís, 30 de Dezembro de 1952, 131º da Independência e 64º da República.

EUGÊNIO BARROS

Alexandre Costa


Este texto não substitui o original publicado em imprensa oficial.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localizado na mesorregião Leste Maranhense na microrregião dos cocais. Matões integra com os municípios de Timon, Caxias, Parnarama/ MA e a margem esquerda do rio Parnaíba com o município de Nazária/ PI. Possui uma área de 1 858,007 quilômetros quadrados. Dista de São Luís, a capital do estado, 463,3 quilômetros. O Município é ligado pela MA 040, MA 226, MA 034. Dentre os 217 municípios maranhense Matões é um dos cinquenta mais populosos do Maranhão.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2019 a população total do município era de 33 782 habitantes. Um pouco mais da metade da população vive na zona rural do município, onde trabalha na produção agrícola que mantém a economia local, especialmente a produção de arroz. Entre os minérios, existem a areia, a pedra seixo.

Para se chegar à cidade, vindo de Teresina, tem que atravessar o Rio Parnaíba de Balsa ou Pontão, passando então para a cidade de Parnarama e então percorre mais 23 km de estrada asfaltada, totalizando (108 km). Outra forma seria saindo de Timon por duas vias: entroncamento da Br 226 -Timon a Presidente Dutra- via Santa Luzia(111 km) ou MA 040 Beira rio- via Barra da ininga (81 km), ambas por estrada de piçarra estação seca e atoleiro na chuvosa. Outra forma é vindo de Caxias por estrada asfaltada percorrendo pela MA 034 e 226 percorrendo (103 km).

População ordeira e hospitaleira e berço de importante nomes da literatura, política e educação.

Alguns Bairros de Matões: Alto Seriema, Centro, Lagoa, Mangueira, Alto Alegre, Oiteiro da Cruz, Matadouro, Santa Helena, Taioba, Rubelândia, Bacurí, Conjunto João Coutinho, Residencial Nova Matões I e II, Piçarreira.

Alguns povoados de Matões: Santa Luzia, Barra da Ininga, União, Atoleiro, Santo Antônio, Novo Estado, Galos, Mucambo do Ferro, Mandacaru, Centro do Diamante, Pedreiras, Quilombo, Marinheiro e Sítio e Trabalhosa.

Economia, Cultura e Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Economia

Agricultura

Já na Agricultura, podemos destacar o arroz, a soja, o milho entre outros de subsistência e no setor de serviços a maior parte da renda.

Extrativismo vegetal

No extrativismo vegetal destacam-se as madeiras de lei, pau d'arco, cedro, aroeira, candeia, jatobá, sucupira, andiroba e bacuri, usadas na fabricação de móveis, construções e artesanatos. Já no extrativismo animal, as espécies são variadas, sendo que algumas estão em extinção: veado, paca, cutia, peba, tatu, guariba, macaco, capivara e porco-do-mato. Entre as aves em extinção destacam-se a seriema, a ema, o jacu e o curió.

Renda bancária

Hoje Matões possui dois estabelecimentos bancários. Agencia do Banco do Brasil e Posto de Atendimento Bancário do Bradesco , além de uma casa Lotérica e vários terminais "Caixa Aqui", " Correspondente Bradesco", "Banco do Brasil".

Turismo

Ainda destaca-se, como fonte econômica, o turismo no balneário Lagoa do Rosendo ( Lagoa do Rubens), Balneário Catitu no leito do Rio Parnaíba e Lagoa da Cana Brava. No verão, após o esvaziamento da cheia, precisamente no mês de Agosto esses pontos são propícios para o banho.

Durante o período Junino a principal atração é o Arraial Luar do Sertão que já chega ao 24.º Encontro de Folguedos de Matões, com destaque para o concurso de quadrilhas Municipais , sendo os grupos de quadrilhas Fogaréu Junino, Raio de Luz e Rei do Kangaço os principais representantes local. O Arraial fica localizado no centro da cidade na praça Lula Pereira.

Outra tradição são os festejo do Divino Espírito Santo é uma das festas mais tradicionais do município de Matões, existindo há mais de 170 anos e reúne anualmente um grande número de fiéis. Como forma de incentivar o turismo na cidade e geração de renda, a prefeitura de Matões criou o Matões Fest, dentro do festejo no ano de 2003, onde já ultrapassa a 15° edição, onde conta com a presença de grandes bandas do circuito estadual e nacional.; além de movimentar o comércio local, através de Pousadas, Hotéis, Lojas locais.

Cultura

Hino

Durante a gestão do Prefeito Ferdinando Coutinho , mais precisamente no ano de 2019 , Matões passou a ter oficialmente o seu HINO . Na Ocasião os Vereadores Antonio Maria ( Tote ) e Igleses Brandão apresentaram o projeto de Lei que dispunha sobre a Oficialização do HINO DE MATÕES que fora feito por dois filhos da Terra obedecendo todos os critérios necessários para que de fato a obra pudesse ser indicada e aceita como o hino Oficial da Cidade ! Após analise criteriosa de todos os vereadores , o projeto foi aprovado por unanimidade e mandado para o então prefeito Sancionar.


Dos autores do Hino de Matões


MARIA DO ROSÁRIO LUZ SILVA

MANOEL DE JESUS LUZ SILVA ( Manoelzinho)


Maria do Rosário Luz Silva, brasileira, casada, mãe de dois filhos, nascida em 12 (doze) de Janeiro de 1955 (mil novecentos e cinquenta e cinco) natural da cidade de Nossa Senhora dos Remédios PI, filha de Antônio da luz Sobrinho e Ana Luz da Silva. Foi uma personalidade matoense multifuncional para o nosso município chegando a atuar como professora, enfermeira, secretária de gabinete na gestão do Sr. Rubens Pereira, vendedora, costureira etc. Bastante conhecida por sua versatilidade e carisma, tinha também o dom da poesia, característica que a fez bastante conhecida no nosso município. Evangélica membra da Igreja Assembleia de Deus em Matões, foi a autora da letra campeã do concurso para a escolha do hino de Matões no ano de 1993, sendo a sua obra a mais aclamada pelo público e pelos jurados do evento. Dona de uma reputação inquestionável contribuiu de forma significativa com o nosso município, falecida em 13 de janeiro de 2019, partiu deixando, ao passo que uma grande lacuna, um grande legado pautado na decência, moral e empatia.

Manoel de Jesus Luz, brasileiro, casado, nascido em 20 de fevereiro de 1983, natural de Teresina PI, Filho de Maria do Rosário Luz Silva e José Raimundo da Silva, graduado em letras Português / Inglês, pela faculdade IESM  e em Educação Musical ( UFPI ), pós graduado em Lingüística e Literatura também pela faculdade IESM, atualmente exerce o Cargo de Coordenador e professor da Escola de Música de Matões, foi co-autor do hino de Matões sendo o responsável pelos arranjos, harmonia e melodia do mesmo, funcionário efetivo do município, evangélico membro da igreja Assembleia de Deus em Matões, exerce também trabalhos sociais voltados para a Musicalização com os públicos  Jovens, Adultos e crianças do município

Hino Oficial de Matões MA ( São José dos Matões)

Religiosidade

A religiosidade está presente em vários ambiente, como no Santuário Divino Espirito Santo que foi construída a centenas de anos e reformada nas ultimas décadas onde ocorre o tradicional festejo do divino onde possui uma praça em torno da Igreja e uma estatua simbólica do santo além palco da Concha Acústica, possui também a Igreja Matriz localizada no centro da cidade. Como também nas religiões evangélicas, tais como: assembleias, quadrangulares, entre diversas denominações. A mesma se encontra em campos da COMADESMA, CIADSETA, entre outros.


Infraestrutura

Saúde

Dispõe de um hospital e três unidade mista de saúde, na zona urbana: Hospital Divino espirito Santo, SAMU-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, CAPES. e diversas clinicas particulares.

Os hospitais dispõem dos seguintes equipamentos: Análise clínico, eletrocardiograma fonado, Raio X e ultra-sonografia, podendo fazer os seguintes tratamentos: obstétrico, cesariano, laqueadura, ortopedia, otorrino, urologia, leperectomia, apendiclomia, laparotomia, herniarriafias, fisioterapia, ortopedia, ginecologia.

O município dispõe ainda de tratamentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cirurgias, obstétrico, Raio X, odontologia, exames laboratoriais, ultrassonografias, pré-natal, eletrocardiograma, prevenção do câncer do colo do útero, próstata e hanseníase.

Educação

Atualmente, a rede de escolas compreende a zona urbana e rural de Matões. Sendo delas 3 escolas estaduais de Ensino Médio e três escolas privadas na sede do município.

Na educação superior, o Instituto de Ensino Superior Múltiplo atende a diversos alunos nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Pedagogia, Letras, além de especializações. O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA , a unidade plena Matões está situado nos arredores do residencial Nova Matões II. O mesmo oferece cursos técnicos em: Técnico em Agropecuária, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática em forma integrada, Técnico em Energias Renováveis (ensino médio mais o curso técnico).

Referências

  1. «Representantes». União Brasil. Consultado em 29 de setembro de 2022 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Censo Populacional 2020». Censo Populacional 2020. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2020. Consultado em 11 de dezembro de 2020 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  6. «IBGE - cidades@ - Histórico - Matões». ibge.gov.br. Consultado em 9 de junho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.