Maui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maui
Map of Hawaii highlighting Maui.svg
Geografia física
País  Estados Unidos
Área 1883,5  km²
Geografia humana
População 117644 (2000)
Densidade 62 hab./km²
Maui Landsat Photo.jpg

Maui (play /ˈm./; havaiano: [ˈmɐuwi])[1] é a segunda maior ilha do Havai com 1,883 quilômetros quadrados e é a 17 ª maior ilha nos Estados Unidos.[2] Maui é parte do Estado do Havaí e é a maior das quatro ilhas do Condado de Maui, maior do que Molokai, Lanai, e o despovoado Kahoolawe.

O relevo da ilha é dominado pelo vulcão Haleakalā.

Condado[editar | editar código-fonte]

Maui é também um dos 5 condados que fazem parte do Estado americano do Havaí os outros são: Big Island Hawaii, Oahu(capital do estado), Kauai e Nihau;sendo que cada um destes é uma ilha.

O condado de Maui por sua vez incorpora também outras ilhas em: Molokai a norte, Kahoolawe a sudoeste e Lanai a noroeste.

As cidades "towns" mais importantes do condado são: Lahaina, Kihei, Kahului, Wailuku, Makawao, Paia, Hana, Lanai City (ilha de Lanai), Haiku e Molokai (Ilha de Molokai).

Kahului e Wailuku[editar | editar código-fonte]

Kahului juntamente com o Wailuku, formam a área mais densamente povoada da ilha, essa região também é conhecida como Maui Big City (Cidade grande de Maui).

Em Kahului localiza-se o principal aeroporto de Maui (OGG), de onde partem e chegam voos da ilha de Oahu (Capital do Estado)e também do continente (EUA), Maui não possui um aeroporto internacional.

Os maiores e mais populares shoppings e centros de compras da ilha também estão em Kahului, bem como o maior porto da Ilha, Kahului Harbor (Porto de Kahului), responsável pela totalidade do abastecimento de bens e gêneros alimentícios advindos do continente; tornando a região o principal centro financeiro e comercial de Maui.

Em Wailuku localiza-se a sede do condado de Maui, comandado atualmente pelo prefeito Alan M. Arakawa, e também todos os órgãos dos governamentais das esferas federal, estadual e municipal.

Além de toda a vocação comercial nesta região ainda está alocada a principal atividade econômica de Maui a cultivo e o refino da cana de açúcar.

Os habitantes tem suas moradias localizadas geralmente aos pés do Iao Valley, um vale formado pela West Maui Mountain, onde na outra face localiza-se a cidade de Lahaina.

Kihei[editar | editar código-fonte]

Kihei localiza-se no sul de Maui e engloba respectivamente as seguintes áreas: Maalaea, Kihei, Wailea e Makena. Seu código postal é 96753. É uma cidade com vários Resorts e Hotéis, sendo os mais baratos e populares em Kihei e os mais badalados como o Grand Wailea Hotel e o Fairmont Kea Lani ficam na região de Wailea/Makena.

Dotada de várias belas praias Kihei também conta com "Beach Parks" com áreas gramadas para realização de churrascos e afins.Um desses Beach Parks, o Cove Park é conhecido como o paraíso para os iniciantes na prática do surfe.

As praias de Wailea são consideradas as mais belas do mundo e apesar de estarem em frente aos hotéis de luxo são públicas como todas as praias no estado.

Em Makena estão situadas a Makena Landing e La Perousse Bay, onde o solo tem formação de menos de 200 anos e data da última erupção do vulcão Haleakalä. Nesta área localiza-se o maior recife de corais de toda a ilha de Maui, a água é cristalina e há abundância de vida marinha como peixes de variadas espécies e o símbolo da ilha a tartaruga marinha, todos esses componentes criam um ambiente perfeito para a prática de mergulho desportivo.

Jaws[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ao norte da ilha de Maui, precisamente em Pe'hai, localizam-se as ondas gigantes chamadas de Jaws, atualmente são consideradas as melhores do mundo (deixando para trás as Mavericks da Califórnia).

O nome das ondas vem da imensa quantidade de recifes e águas profundas essa combinação é denominada Jaws, as ondas do local chegam a 120 pés (36,6m) e chegam a 48,3km/h.

O pico de Jaws é conhecido como a casa do Tow-In Surf e ganhou essa fama devido a uma série de fotos e filmagens de grandes surfistas pioneiros do Tow-In em ação no local.

A pratica do surfe na região só é privilegiada nos meses de inverno (Dezembro e Janeiro) onde o grande vento se combina com o inchaço do oceano provocando as imensas ondas. O pico também é muito procurado por ser de formação ondular limpa e tradicional, trazendo ondas da direita e esquerda tradicionalmente com barreira muito forte.

Em 2001 o australiano Mark Visser foi o primeiro a surfar as ondas de Jaws à noite.

Referências

  1. Kinney, Ruby Kawena. (1956). "A Non-purist View of Morphomorphemic Variations in Hawaiian Speech" (em inglês). Journal of the Polynesian Society 65 (3): 282–286.
  2. Table 5.08 - Land Area of Islands: 2000 (em inglês) Estado do Havaí. 2004 State of Hawaii Data Book (2004). Página visitada em 12 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Maui
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.