Maurício Manieri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maurício Manieri
Maurício Manieri
Informação geral
Nome completo Maurício Manieri
Nascimento 10 de setembro de 1970 (53 anos)
Origem São Paulo, SP
País Brasil
Gênero(s)
Gravadora(s)

Maurício Manieri (São Paulo, 10 de setembro de 1970[1][2]) é um cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical brasileiro que mescla elementos de música pop, MPB e soul.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.

Considerado prodígio pelos professores que o escutaram, Maurício começou a ler partituras quase ao mesmo tempo que aprendia a ler. Pisou ao palco pela primeira vez aos oito anos de idade e o talento não passou despercebido pela plateia que lotava o pequeno auditório da Biblioteca Municipal do Ipiranga.

Criado no bairro do Jardim Patente Zona Sul de São Paulo, do lado da cidade de São Caetano do Sul/SP e região (Onde sua mãe reside até hoje), sempre muito empenhado no que se propunha a fazer.

Manieri (2010)

Na adolescência ganhou concursos de piano clássico, mas mesmo assim enveredou também pela mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo a banda de garagem Delta T. Na mesma época, decidiu largar o curso de Engenharia Química e um emprego de pesquisador em uma multinacional para trabalhar exclusivamente com música.

Abre no fim dos anos oitenta a "Escola Moderna de Música" em São Bernardo do Campo e inicia os estudos na Faculdade de Composição e Regência do Tradicional Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Em 1990, grava ao lado de seu irmão Marcelo o primeiro compacto independente, com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público. O inusitado descendente de italianos com voz black despertou o interesse do renomado produtor Dudu Marote (Jota Quest, Pato Fu, Skank) considerado seu mentor.

Em 1998, lançou seu primeiro álbum "A Noite Inteira" incluindo os sucessos "Bem Querer", "Minha Menina", "Te Quero Tanto", e "Pensando Em Você"

Em 2000, Maurício também regravou a música "Primavera" do cantor Tim Maia.

Nos anos noventa atuou no mercado publicitário gravando voz em dezenas de jingles.[3]

O artista é casado desde 2008 com a jornalista Izabelle Stein, que conheceu no dia de seu aniversário, 10 de setembro de 1999 e pai de Marco Manieri.

Turnê "Classics"[editar | editar código-fonte]

Em 2019, o artista gravou o DVD "Classics", no Teatro Bradesco, em São Paulo. A superprodução contou com orquestra, painéis de led, projeto de iluminação e as preciosas participações de Chitãozinho & Xororó, Daniel, Alexandre Pires, Jon Secada, Gilbert e Ivete Sangalo. A celebração das mais de duas décadas de carreira do músico foi marcada por muita emoção, em uma noite com ingressos esgotados e convidados especiais. Mais tarde, "Classics" se tornaria uma das maiores turnês de sua carreira.

Desde a gravação do DVD, Maurício Manieri segue surpreendendo e reinventando. O registro de "Classics" é prova disso. Por meio do canal oficial do artista, o público confere novidades musicais, lançamentos e transmissões ao vivo. Ao longo do período de afastamento social, o músico fez questão de manter contato com seu público e entregar conteúdos inéditos e de grande qualidade.

Show no Rio de Janeiro (2005)

Já estão disponíveis em seu canal as músicas “Home”, “Mandy”, “É Tarde Demais”, “All Out Of Love”, “Adoro Amar Você” (com a participação do cantor Daniel), “Me Devendo Um Beijo” (com a participação da cantora Ivete Sangalo), “Just Another Day” (com a participação do cantor Jon Secada), “Angels”, “Caça e Caçador”, “Take A Look At Me Now” e “Classics”.

Em 11 de setembro de 2020, Manieri sofreu um infarto após sentir fortes dores no peito, e passou por um cateterismo dias depois.[4] O cantor se recuperou e recebeu alta no dia 16 seguinte.[5]

Desde 2021, Maurício Manieri viaja pelo Brasil com a sua turnê "Classics" e vem passando por excelente fase na carreira, colecionando uma longa sequência de shows lotados por todo o país. O artista é um verdadeiro showman, sua voz marcante, grave e rouca, continua a emocionar e encantar o público, além de embalar milhares de romances com músicas que trazem mensagens especiais de amor e afeto.

Em seu megashow "Classics", Manieri apresenta um repertório eclético e dançante, e canta seus maiores sucessos, compilando com outros hits, como “Minha Menina”, “Bem Querer”, “Se Quer Saber”, além de clássicos do universo pop romântico nacional e internacional dos anos 70, 80 e 90 como “Easy”, “Little Respect”, “Love Is In The Air” e “Angel”, entre outros.

Atualmente o músico anunciou a participação do renomado cantor internacional Jon Secada em sua turnê, que acontecerão em dezembro de 2022 em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e no Navio Daniel. Vale a pena lembrar que, Jon Secada é uma das principais atrações do DVD “Classics”. Ele participou do registro cantando as músicas “Angel” e “Just Another Day”.

Os ingressos e mais informações da turnê podem ser encontradas em seu site oficial: https://mauriciomanierioficial.com.br/


Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Maurício Manieri

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Maurício Manieri:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata