Mausoléu de Ho Chi Minh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mausoléu de Hồ Chí Minh em Hanoi

O Mausoléu de Hồ Chí Minh (vietnamita: Lang Hồ Chí Minh) é um grande monumento onde está o corpo do líder vietnamita Hồ Chí Minh, preservado em um caixão de vidro no salão central do mausoléu, em Hanói, Vietnã. Está localizado no centro da Praça Ba Ðình, o local onde Ho leu a Declaração da Independência, em 2 de setembro de 1945, que institui a República Democrática do Vietnã. O mausoléu é fechada ocasionalmente para restauração e preservação trabalho sobre o corpo, mas é normalmente aberto diariamente das 9h00 ao meio-dia ao público.

Existem regras rigorosas sobre o comportamento no mausoléu, por exemplo, não se deve aparecer as pernas (portanto é proibido usar minissaias ou shorts), e é exigido silêncio total no mausoléu. O tabagismo, e fotografias ou filmagems do caixão de Ho ou qualquer outro local também são proibidas. Estas regras são aplicadas rigorosamente pelos agentes e guardas.

Visitantes[editar | editar código-fonte]

Toda semana mais de 15.000 pessoas visitam o mausoléu de Ho Chi Minh[1] . Muitos indivíduos e organizações visitam o mausoléu durante as férias, e no aniversário do Vietnam. Especialmente as pessoas da aldeia em que nasceu Ho Chi Minh visitam o local[2] .

Construção[editar | editar código-fonte]

Os trabalhos de construção começou em 2 de setembro de 1973 e a estrutura foi formalmente inaugurado em 29 de agosto de 1975. O mausoléu foi inspirado no Mausoléu de Lenin em Moscou, mas incorpora elementos arquitetônicos vietnamitas distintos, como o telhado inclinado. O exterior é feito de granito cinzento, enquanto que o interior é de pedra polida cinza, preta e vermelha. O pórtico do mausoléu tem as palavras "Chu tịch Hồ Chí Minh" inscritos, que significa "Presidente Ho Chi Minh".

A estrutura tem 21,6 metros de altura e 41,2 metros de largura. Juntamente com o mausoléu há duas plataformas para visualização de desfiles. A praça em frente do mausoléu é dividida em 240 quadrados verdes separados por 1,4 metros de largura. Os jardins em torno do mausoléu tem mais de 240 espécies diferentes de plantas e flores, de diferentes regiões do Vietnã.

Embora Ho Chi Minh desejasse ser cremado pois seria "mais higiênico do que um enterro e também guardaria terras para fins agrícolas", depois desejava que suas cinzas fossem espalhadas nas colinas do norte, centro e sul do Vietnam. Porém após sua morte ele foi embalsamado e foi construído o mausoléu para abrigar seu corpo. A União Soviética forneceu aos vietnamitas as tecnologias necessárias para o embalsamento e o caixão de cristal no qual o corpo de Ho está preservado.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Duiker, William J.. Ho Chi Minh: A Life. [S.l.]: Hyperion, 2001. 752 pages p. ISBN 978-0-7868-8701-9
  2. Vài nét về cụ Hồ

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Brocheux, Pierre. Ho Chi Minh: A Biography. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. 288 páginas p. ISBN 978-0-521-85062-9
Ícone de esboço Este artigo sobre o Vietname é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.