Mausoléu de Mulei Ismail

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mausoléu de Mulai Ismail)
Mausoléu de Mulei Ismail
Mausolée de Moulay Ismaïl
Mulei Ismail tomb (js).jpg
Túmulo de Mulei Ismail
Tipo mausoléu e mesquita
Geografia
País  Marrocos
Cidade Mequinez
Coordenadas 33° 53' 26" N 5° 33' 47" O

O Mausoléu de Mulei Ismail (em francês: Mausolée de Moulay Ismaïl é uma mesquita e monumento funerário situado em Mequinez, Marrocos, onde está sepultado o sultão Mulei Ismail.

A mesquita foi construída em 1703 por Ahmed Eddahbi, foi transformado no mausoléu onde está se encontram os túmulos de Mulei Ismail, ladeado pelo túmulo de uma das suas esposas e de dois filhos. É um dos raros monumentos religiosos marroquinos cuja entrada é permitida a não muçulmanos.

O edifício tem vários pátios, o último deles com um tanque para as abluções, onde os visitantes devem descalçar-se antes de entrarem na antecâmara do mausoléu propriamente dito. Dessa antecâmara pode admirar-se a câmara funerária, ricamente decorada, cujo acesso é reservado a muçulmanos. Entre a decoração encontram-se quatro relógios comtoises, presentes de Luís XIV ao sultão, por intermédio de Colbert. O rei francês pretendia com este presente obter o perdão de Mulei Ismail por se recusar a dar a mão de uma das suas filhas ao soberano marroquino.

O mausoléu foi restaurado em 1960, durante o reinado de Maomé V.

Notas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mausoléu de Mulei Ismail
Imagem: Cidade Histórica de Mequinez O Mausoléu de Mulei Ismail está incluído no sítio "Cidade Histórica de Mequinez", Património Mundial da UNESCO.
Ícone de esboço Este artigo sobre Marrocos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.