Maverick (Mega Man)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mavericks, Irregulars(イレギュラー) na versão orginal, ou Irregulares, são uma categoria de Reploids nas séries de videogame Mega Man X e Mega Man Zero. Tais são todo o Reploid que desafia as normas éticas, políticas e sociais impostas pelo Estado. Sua origem reside na possibilidade de escolha, pensamento e individualidade garantida pelo próprio status como Reploid, que os diferencia dos Mechaniloids.

Motivos[editar | editar código-fonte]

Não há uma única razão para os Reploids se tornarem Irregulares, mas, geralmente um Irregular pode ser classificado nas seguintes categorias:

Irregulares espontâneos[editar | editar código-fonte]

Originalmente, antes do vírus do Zero ser espalhado pela Terra, eram o único tipo de Irregulares existentes. São todo o Reploid que se rebela por livre e espontânea vontade. Eles são normalmente criminosos ou rebeldes às leis que regem o Estado. Geralmente esta classe de Irregulares não agem de forma irracional ou robótica, em vez disso, expressam verdadeira vontade racional.

Até a época em que o Vírus Sigma foi erradicado pela Mother Elf, eles foram muitas vezes confundidos com os Irregulares virais e executados sem precedentes. Quando devidamente identificados, levam punições semelhantes às de humanos criminosos.

Na época da regência de Weil sobre a cidade-estado Neo Arcadia, essa classificação se estendeu também a humanos, e a punição para qualquer infração era a execução.

Grandes nomes representantes dessa classe incluem Vile, Lumine, Dynamo, Zero, Elpizo e Ciel.

Irregulares virais[editar | editar código-fonte]

Causados por infecção viral por agentes variados. O vírus mais comum deixa o Reploid infectado muito agressivo e irracional, mas seu efeito varia de Reploid para Reploid e de acordo com as variações do vírus. Irregulares virais perdem suas inibições ou, quando ainda racionais, caem na convicção de realizar grandes revoluções político-sociais de formas caracteristicamente violentas. A infecção geralmente vêm à tona quando o infectado assassina ou fere outro Reploid ou humano, a partir daí, caso a infecção se verifique, ele será caçado e executado .

Entre os grandes nomes dessa classe, destacam-se Sigma, Agile, Violen Serges, Doppler, Gate e Red.

Um efeito (embora não diretamente relacionado) semelhante existe em Mega Man ZX e Mega Man ZX Advent, em que Mestre Albert e o ex-pesquisador Serpent foram corrompidos e manipulados pelo Modelo W (o primeiro, Mestre Albert, que foi o criador do modelo W, nega isso), tornando-se Irregulares da mesma forma. A maioria dos Irregulares em Mega Man ZX são, por sua vez controlados por Serpent, e, portanto, indiretamente, pelo Modelo W também.

As propriedades dos vírus

O vírus criado por Wily é uma forma de vida baseada em energia consciente, ele aprendeu a criar a partir do estudo das energias alienígenas sencientes de Mega Man 8 (Energia Maligna) e Mega Man 2: The Power Fighters (Energia Alienígena). O primeiro vírus que ele criou, o vírus Roboenza, foi o antecessor do Virus Sigma, que trouxe os primeiros Irregulares. Todos os vírus são capazes de infectar Reploids e Mechaniloids sem a necessidade de uma rede (embora eles podem usá-la para espalhar-se por todo o mundo) e pode mover-se livremente através do ar. Existem alguns robôs, embora, que são imunes ao vírus.

Megaman X é imune contra qualquer tipo de vírus, porque Dr. Light o criou com contramedidas virais perfeitas. Pensou na possibilidade de que X iria encontrar robôs infectados por vírus no futuro. Zero foi dado o mesmo tratamento por Dr. Wily, mas aqueles forão imperfeitos como eles ainda permitem que o vírus Maverick, Sigma e Zero pudessem infectá-lo. Aparentemente Axl e a nova geração de Reploids estão imunes por causa de seu Copy Chip, que reverte todas as alterações aos seus dados de DNA.

Variações

Não parece haver nenhum "Virus Irregular", mas muitos vírus similares que produzem o mesmo efeito básico.

O Vírus Maverick

O vírus original é simplesmente chamado de Vírus Irregular. Esta forma faz com que a maioria dos Reploids se tornem Irregular, especialmente durante os primeiros quatro jogos. Seu efeito faz com que Reploids e Mechaniloids percam as estribeiras e ataquem Reploids e humanos de forma indiscriminada. Ele foi descoberto pela primeira vez por um cientista Reploid, Dr. Doppler, que também criou os primeiros programas antivírus. Mais tarde, foi renomeado para o Vírus Sigma, porque Sigma tornou-se o símbolo mais infame para os irregulares.

O Vírus Sigma

O Vírus Sigma é uma forma modificada do próprio Vírus Irregular, criado pela fusão entre o DNA Soul (Alma-DNA) de Sigma com o vírus do Dr.Wily. Ele é capaz de infectar um grande número de Reploids e Mechaniloids e semelhantes, tornando-os irracionais e agressivos. Sigma fez esse vírus se espalhar pela Terra em Mega Man ​​X2 pela rede com um computador principal central para causar surtos Irregulares em todos os lugares, e mais tarde em Mega Man ​​X5 para causar caos e confusão, a fim de mascarar o seu verdadeiro propósito: o Vírus da Colônia. No mesmo jogo, o vírus Sigma é apresentado como uma cabeça flutuante de Sigma, que, quando toca X ou Zero, vai infectá-los. De Mega Man ​​X7 em diante, uma nova versão do vírus Sigma apareceu, rotulado como o Vírus Sigma Mk.II. Não se sabe se é mais forte ou mais fraco comparado à primeira versão.

O Vírus da Colonia

O Vírus da Colônia foi usado para causar a falha e queda subsequente da colonia espacial Eurásia, daí o seu nome. Pouco se revelou sobre esse vírus, só que quando ele entrou em contato com o vírus Sigma, as duas se fundiram e se tornou o vírus Zero.

O Virus Zero

Este é o vírus que Sigma esperava que iria "despertar" Zero ao seu "propósito original". Se infectado, Zero se tornaria muito mais forte e recuperaria temporariamente sua memória perdida, mas por outro lado mantém sua personalidade e memórias. Essa forma do vírus é mais poderoso do que o vírus Sigma ou da Colonia, portanto, rendia muito mais poder. Aparece depois da fusão e vai mostrar uma silhueta roxa de Zero, em vez de uma cabeça de Sigma.

Como efeito colateral, a sua aparição causou o Cyber ​​Space se materializar no mundo real no ponto 11F5646 como Espaço Zero.

O Vírus Pesadelo

Este vírus apareceu em Mega Man ​​X6. Gate, um pesquisador, encontrou um pedaço de Zero depois que ele foi destruído. Usando esta peça, ele reconstruiu um vírus e o apelidou de "Nightmare". Este vírus é estranho, porque ele realmente tem forma física - uma cabeça, possivelmente feito para se assemelhar a um Reploid decadente, e um corpo feito de tentáculos que lembram fitas de DNA, insinuando a sua estrutura baseada em DNA. Este vírus se agarra a Reploids e os infecta. Quando destruído, ele vai cair uma "alma de pesadelo", que pode ser recolhido, mas se for deixada sem controle, o vírus vai se regenerar.

Outros vírus

Há muitos outros vírus em Mega Man ​​X, mas todos eles parecem compartilhar algo em comum: eles infectam Reploids falecidos e alteram significativamente as suas capacidades, mas age mais como uma ferramenta de controle de lavagem cerebral ou da mente do que uma causa de agressão irracional. Exemplos desses vírus pode ser visto em Mega Man X6 (chamado pesadelo) e Mega Man Xtreme 2.

Irregulares políticos[editar | editar código-fonte]

Todo o Reploid que tem a intenção de se desvencilhar da sociedade vigente de forma agressiva cai nesse classificação. O caso mais famoso foi durante a Guerra da Repliforce, quando um exército auxiliar dos Irregular Hunters, a Repliforce, foi classificada como uma organização Irregular e subjugada por um mal-entendido. A grande repercussão do caso fez com que, inclusive, o comandante dos Irregular Hunters renegasse seu posto a Signas.

Mecaniloides Irregulares[editar | editar código-fonte]

Mecaniloídes são verdadeiros robôs incapazes de pensar por conta própria. Eles seguem ordens dadas por seres humanos e Reploids. De certa forma, para os Reploídes os Mecaniloídes são o que animais de trabalho representam para os seres humanos. Cada mechaniloid tem uma IA e a programação para torná-lo obediente. Mecaniloídes, como Reploids, podem ser infectados e conter um vírus Maverick, geralmente com a intenção de difundi-lo em uma rede (pode-se supor que esta é a razão por que os locais de mineração inteiros são tomados por unidades de mineração Irregular). O primeiro chefe de todos os jogos de Megaman X (com exceção de X1 e X5) é um Mecanilóide Irregular.

Organizações de combate aos Irregulares[editar | editar código-fonte]

Irregular Hunters[editar | editar código-fonte]

Irregulares apresentaram sérios problemas para a sociedade, por criarem organizações propensas a ação criminosas, revolucionárias ou para simplesmente propagar o caos.

Devido aos muitos problemas causados pelos Irregulares, os Irregular Hunters foram fundados pelo Dr. Cain. Os Hunters alistam soldados Reploids para lutar contra os Irregulares e executar operações de resgate para suas vítimas. Em inúmeras ocasiões, essa organização deteve ataques de Irregulares à cidades, mas também falharam em deter catástrofes de larga escala, como o impacto de duas colônias, Sky Lagoon e Eurasia, e a destruição da Cidade Doppler.

Grupos de Mercenários[editar | editar código-fonte]

Também combatendo a ameaça Maverick existem vários grupos de mercenários, dos quais, o mais conhecido é o Sindicato Red Alert. Essas organizações tendem a ser ilegais por usarem métodos cruéis ou ilícitos, e são também alvo dos Maverick Hunters.

Neo Arcádia[editar | editar código-fonte]

Preocupado com a segurança dos civis que sofreram muito durante as Guerras Elfas, X, funda Neo Arcádia como uma organização dedicada à prestação de apoio aos refugiados e sobreviventes. Tratando seres humanos e Reploids igual e fazendo tudo em seu poder para cuidar deles, ele rapidamente ganhou uma reputação como um salvador entre os refugiados que lhe permitiu manter a ordem dentro da organização e os sobreviventes.

Após a conclusão do devastador e longo conflito de quatro anos, Neo Arcadia expandiu de uma organização para uma grande cidade, com seu próprio governo. Embora o nome "Neo Arcadia" referisse oficialmente ao governo no poder, a própria cidade-cúpula também foi chamado por esse nome. Com praticamente todo o mundo que jaz em ruínas, impróprio para sustentar a vida humana, Neo Arcadia tornou-se o centro do mundo e sua cidade sendo a única existente, abrigando toda a população mundial remanescente. Com a criação de Neo Arcadia como uma cidade e do governo veio dois objetivos principais: erradicar os Irregulares, que haviam sido a causa das guerras e restaurar o mundo das cicatrizes horríveis sofridas após vários anos de guerra. X, tendo ganho a reputação de um herói lendário por causa de seus esforços na guerra e além, se tornou o líder de Neo Arcadia, comumente referido como "Mestre X" pelos cidadãos.

Porém, o governo de Neo Arcádia culminou em leis rígidas anti-Reploids na regência da cópia maligna de X,Copy X, designadas oficialmente para proteger a população humana dos Irregulares, mas cujo real objetivo foi acobertar uma grave crise energética. Isso resultou em muita opressão aos Reploids que foram frequentemente executados por crimes insignificantes ou falsas acusações.

A opressão do governo resultou na formação de diversos grupos de resistência externos ao Estado, amplamente denominados Irregulares. O caso mais famoso foi a Resistência, um grupo fundado pela cientista humana refugiada Ciel, que organizou diversos contra-ataques à Neo Arcádia assim como foi responsável por sua queda.

Os Guardiões[editar | editar código-fonte]

Os Guardiões foram introduzidos em Mega Man ZX, como uma organização que viaja ao redor do mundo, protegendo os civis e investigando a causa por trás dos surtos de Maverick. Embora não seja totalmente declarado, é revelado através de flashbacks que a criadora e primeira comandante dos Guardiões foi Ciel, por isso é mais provável que a Resistência da série Mega Man ​​Zero evoluiu para os Guardiões. O atual comandante dos Guardiões é Prairie (que é fortemente sugerido para ser Alouette). Serpent, o antagonista principal era um membro dos Guardiões, até que ele foi infectado e corrompido pelo modelo W, que o levou a acabar com sua unidade e fugir com o Biometal. Giro afirmou que ele também era um membro dos Guardiões. Em Mega Man ZX Advent, Vent e Aile tornaram-se membros em tempo integral dos Guardiões.