Maverick (Mega Man)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mavericks, Irregulars(イレギュラー) na versão orginal, ou Irregulares, são uma categoria de Reploids nas séries de videogame Mega Man X e Mega Man Zero. Tais são todo o Reploid que desafia as normas éticas, políticas e sociais impostas pelo Estado. Sua origem reside na possibilidade de escolha, pensamento e individualidade garantida pelo próprio status como Reploid, que os diferencia dos Mechaniloids.

Motivos[editar | editar código-fonte]

Não há uma única razão para os Reploids se tornarem Irregulares, mas, geralmente um Irregular pode ser classificado nas seguintes categorias:

Irregulares espontâneos[editar | editar código-fonte]

Originalmente, antes do vírus do Zero ser espalhado pela Terra, eram o único tipo de Irregulares existentes. São todo o Reploid que se rebela por livre e espontânea vontade. Eles são normalmente criminosos ou rebeldes às leis que regem o Estado. Geralmente esta classe de Irregulares não agem de forma irracional ou robótica, em vez disso, expressam verdadeira vontade racional.

Até a época em que o Vírus Sigma foi erradicado pela Mother Elf, eles foram muitas vezes confundidos com os Irregulares virais e executados sem precedentes. Quando devidamente identificados, levam punições semelhantes às de humanos criminosos.

Na época da regência de Weil sobre a cidade-estado Neo Arcadia, essa classificação se estendeu também a humanos, e a punição para qualquer infração era a execução.

Grandes nomes representantes dessa classe incluem Lumine, Dynamo, Zero, Elpizo e Ciel.

Irregulares virais[editar | editar código-fonte]

Causados por infecção viral por agentes variados. O vírus mais comum deixa o Reploid infectado muito agressivo e irracional, mas seu efeito varia de Reploid para Reploid e de acordo com as variações do vírus. Irregulares virais perdem suas inibições ou, quando ainda racionais, caem na convicção de realizar grandes revoluções político-sociais de formas caracteristicamente violentas. A infecção geralmente vêm à tona quando o infectado assassina ou fere outro Reploid ou humano, a partir daí, caso a infecção se verifique, ele será caçado e executado .

Entre os grandes nomes dessa classe, destacam-se Sigma, Serges, Doppler, Gate e Red.

Irregulares políticos[editar | editar código-fonte]

Todo o Reploid que tem a intenção de se desvencilhar da sociedade vigente de forma agressiva cai nesse classificação. O caso mais famoso foi durante a Guerra da Repliforce, quando um exército auxiliar dos Irregular Hunters, a Repliforce, foi classificada como uma organização Irregular e subjugada por um mal-entendido. A grande repercussão do caso fez com que, inclusive, o comandante dos Irregular Hunters renegasse seu posto a Signas.

Organizações de combate aos Irregulares[editar | editar código-fonte]

Irregular Hunters[editar | editar código-fonte]

Irregulares apresentaram sérios problemas para a sociedade, por criarem organizações propensas a ação criminosas, revolucionárias ou para simplesmente propagar o caos.

Devido aos muitos problemas causados pelos Irregulares, os Irregular Hunters foram fundados pelo Dr. Cain. Os Hunters alistam soldados Reploids para lutar contra os Irregulares e executar operações de resgate para suas vítimas. Em inúmeras ocasiões, essa organização deteve ataques de Irregulares à cidades, mas também falharam em deter catástrofes de larga escala, como o impacto de duas colônias, Sky Lagoon e Eurasia, e a destruição da Cidade Doppler.

Grupos de Mercenários[editar | editar código-fonte]

Também combatendo a ameaça Maverick existem vários grupos de mercenários, dos quais, o mais conhecido é o Sindicato Red Alert. Essas organizações tendem a ser ilegais por usarem métodos cruéis ou ilícitos, e são também alvo dos Maverick Hunters.

Neo Arcádia[editar | editar código-fonte]

O governo de Neo Arcádia culminou em leis rígidas anti-Reploids na regência da cópia defectiva do X, designadas oficialmente para proteger a população humana dos Irregulares, mas cujo real objetivo foi acobertar uma grave crise energética. Isso resultou em muita opressão aos Reploids que foram frequentemente executados por crimes insignificantes ou falsas acusações.

A opressão do governo resultou na formação de diversos grupos de resistência externos ao Estado, amplamente denominados Irregulares. O caso mais famoso foi a Resistência, um grupo fundado pela cientista humana refugiada Ciel, que organizou diversos contra-ataques à Neo Arcádia assim como foi responsável por sua queda.