Max Fleischer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Max Fleischer
Nome completo Maximilian Fleischer
Nascimento 19 de julho de 1883
Cracóvia
Morte 11 de setembro de 1972 (89 anos)
Los Angeles, Califórnia
Nacionalidade  Estados Unidos (naturalizado)
Parentesco Dave, Lou e Joe Fleischer (irmãos)
Cônjuge Essie Goldstein
Filho(s) Richard Fleischer
Influências
Principais trabalhos Betty Boop, Koko the Clown, Popeye e o Super-Homem

Maximilian "Max" Fleischer (Cracóvia, 19 de julho de 1883Los Angeles, 11 de setembro de 1972) foi um importante pioneiro judeu-americano no desenvolvimento de desenhos animados. Foi o responsável pela transformação de personagens de história em quadrinhos em desenhos animados como Betty Boop, Koko the Clown, Popeye e o Super-Homem.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Max Fleischer começou seu próprio estúdio de animação, chamados Fleischer Studios. junto com seus irmãos Dave e Joe Fleischer.Fleischer criou um conceito para simplificar o processo de animar o movimento, traçando sobre quadros de filmes de ação ao vivo. Sua patente para a Rotoscope foi concedida em 1915, apesar de que Max e seu irmão Dave Fleischer fizeram seu primeiro desenho animado com o sistema em 1914. O uso extensivo desta técnica foi feita em Out Fleischer da série Inkwell para os primeiros cinco anos da série, que começou em 1919 e estrelou Koko the Clown e Fitz o cão.

O palhaço Koko e o cão Fitz em "Koko Chops Suey" (1927).

Betty Boop, Bimbo e Koko the Clown foram os primeiros personagens de Fleischer Studios. Seu criador Max Fleischer inventou o "método de produzir os desenhos animados de movimentação". Sua invenção para os seus desenhos foi os processos estereóticos, construídos por John Burks, no qual utilizavam-se recortes de cenários de papelão montados em uma mesa giratória, onde os desenhos são colocados.

Em 1933, os Fleischer Studios formaram contrato com o King Features Syndicate (gigante empresa de quadrinhos), para produzir os desenhos animados do Popeye, e para o lançamento sob licença de Betty Boop.


Mais tarde, em 1941, os Fleischer Studios formaram parceria com a DC Comics, para a produção de desenhos animados do Super-Homem.

Produziram os longa-metragens As Viagens de Guliver e O Grilo Pula-Pula, e os filmetes do Popeye: Popeye Contra Sindbad o Marujo, Popeye Contra Ali Babá e os 40 Ladrões, e Popeye e sua Lâmpada Maravilhosa.

Em 1942, quando os seus fundadores Max, Dave e Joe Fleischer se aposentaram, a Paramount Pictures comprou o Fleischer Studios, mudando seu nome para Famous Studios (criadora dos Harveytoons), tendo como proprietários os antigos animadores de Fleischer: Seymour Kneitel e Isadore Sparber.

O Famous Studios produziu desenhos até 1967, como novos episódios do Popeye e Super-Homem, os Harveytoons (com Gasparzinho, Herman e Katnip, Huguinho, Herbert, Black Lamb, Audrey etc. ), Luluzinha de Marge e os Puppetoons de George Pal.

Em 1960, o Famous Studios mudou seu nome para Paramount Cartoon Studios até que em 1967 fechou suas portas, com a aquisição da Paramount pela Gulf-Western.Max morreu em 11 de setembro de 1972, aos 89 anos, em Los Angeles.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Max Fleischer
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.